Que diferença faz um semetre, não é mesmo? Até o final do ano passado, poucas pessoas fora da bolha de Inteligência Artificial tinham ouvido falar sobre “Large Language Models” ou “IA Generativa”.

Quando a OpenAI revelou o ChatGPT no final de 2022, criou uma explosão de interesse global no assunto. De uma hora para outra, quase todo mundo e em todos os lugares, de estudantes à executivos de empresas, passaram a falar sobre como isso iria mudar tudo.

A IA generativa representa uma mudança radical na sociedade e mercado porque é incrivelmente poderosa e flexível. Incorporada ao núcleo digital da empresa, a IA generativa pode transformar a capacidade das equipes de otimizar tarefas, gerenciar dados, criar insights mais rápidos, inovar experiências e se conectar e se comunicar melhor com os clientes.

A maioria de nós já vimos como o ChatGPT pode ser eficaz em conversar, responder perguntas e resumir informações de maneira natural e relevante. É intuitivo ver como essa tecnologia pode ser estendida ao suporte ao cliente no varejo: respondendo perguntas, explicando produtos, oferecendo recomendações de produtos e muito mais.

Uso da IA com os clientes

Com o ChatGPT, chatbots baseados em inteligência artificial podem responder a perguntas dos clientes de maneira natural e eficiente, fornecer informações sobre produtos e ajudar a encontrar itens específicos, fora do horário comercial ou em momentos de alta demanda.

Pra você que é varejista, outra forma de usar a inteligência artificial no varejo é na personalização da experiência do cliente. Com base nas informações fornecidas pelos consumidores, como histórico de compras e preferências, o ChatGPT pode oferecer recomendações de produtos personalizadas e sugestões de compra adicionais. Isso pode ajudar a aumentar a fidelidade do cliente e incentivar recompras.

Outra forma que o ChatGPT pode ajudar os varejistas supermercadistas é na geração de descrições de produtos mais atraentes e persuasivas. Com base nas características dos produtos, a IA pode ajudar a destacá-los nas prateleiras e a incentivar as vendas. Também pode ser utilizado para gerar conteúdos para redes sociais e até mesmo textos de promoções e roteiros de vídeos.

Uso da IA no próprio negócio

Um dos pontos que a IA generativa mais se destaca é conseguir resumir insights de diversas fontes de dados não estruturados. Isso o torna ideal para tarefas como previsão de demanda e gerenciamento de estoque.

Com base em dados históricos de vendas e previsões de demanda futura, o ChatGPT, por exemplo, pode ajudar os varejistas a determinar quais produtos precisam ser reabastecidos e em que quantidade. Isso pode evitar tanto a falta de estoque quanto o excesso dele.

A própria loja pode ser transformada. Ao analisar os atributos dos produtos, histórico de vendas e as preferências do cliente, a IA generativa poderá sugerir layouts de loja e posicionamento de itens otimizados, além de fornecer melhores experiências.

Outra aplicação que o varejista pode usar é na produção de imagens mais realistas sob demanda. Um varejista de vestuário e beleza pode, por exemplo, fornecer experiências de “espelho mágico” que mostram como diferentes produtos, estilos e cores se adequariam a um cliente, e até mesmo prever como esses itens mudaria ao longo do tempo.

Se em seis meses muita coisa mudou, imagina as possibilidades que a IA Generativa ainda pode nos trazer. Tudo isso que comentei é só uma amostra do verdadeiro impacto que essa tecnologia pode gerar no varejo. É por isso que é muito importante garantir que a IA seja usada com responsabilidade.

Não há dúvida de que, em breve, fortes recursos de inteligência artificial no varejo serão um requisito básico para qualquer varejista que queira acompanhar o ritmo de seus pares.

É por isso que a Bluesoft lançou recentemente o Bluesoft AI, uma solução inovadora que integra a Inteligência Artificial GPT-4 da OpenAI ao Sistema Bluesoft ERP, para revolucionar a gestão de supermercados.

Um exemplo prático da aplicação do Bluesoft AI é a habilidade do gestor de um supermercado em identificar um produto em falta na prateleira e, instantaneamente, consultar o sistema para verificar a disponibilidade em estoque. Caso necessário, o gestor pode solicitar a reposição do item por meio de uma transferência entre lojas ou centros de distribuição, garantindo assim a satisfação do cliente e a continuidade das vendas.

Prepare-se para uma nova era de gestão de supermercados com a Bluesoft AI e desfrute de todas as vantagens que a inteligência artificial no varejo pode oferecer para impulsionar o seu negócio.