Quando se trata de análise financeira, é muito comum que se fale sobre liquidez. Porém você sabe a importância que ela tem para a saúde financeira da sua empresa?

Ela permite avaliar a capacidade de uma empresa de cumprir suas obrigações financeiras e garantir a continuidade das operações.

Neste artigo, vamos explorar em detalhes o conceito de liquidez e como ela desempenha um papel crucial nos negócios, oferecendo insights valiosos para tomadas de decisão estratégicas.

O que é Liquidez?

A liquidez é a velocidade em que a empresa é capaz de transformar ativos em dinheiro vivo. Quanto maior a liquidez, mais rápido será esse retorno. Por exemplo: investimentos em poupança tem uma liquidez alta, pois basta solicitar um saque para ter acesso ao dinheiro. Já imóveis são considerados investimentos de liquidez baixa ou  “ilíquidos”, uma vez que para ter o retorno será necessário esperar por meses para efetuar a venda.

Por que a Liquidez é importante para a minha empresa?

Primeiramente, ela está diretamente relacionada à capacidade da sua empresa de cumprir suas obrigações financeiras, como o pagamento de fornecedores, salários dos funcionários e outras despesas operacionais. Uma boa liquidez garante que sua empresa tenha os recursos necessários para honrar seus compromissos no prazo, evitando atrasos, penalidades ou até mesmo a falência.

Além disso, a liquidez também é crucial para lidar com situações imprevistas ou emergenciais, como crises econômicas, oscilações no mercado ou problemas internos. Ter uma reserva de liquidez adequada permite que sua empresa esteja preparada para enfrentar essas adversidades sem comprometer suas operações ou recorrer a empréstimos com juros elevados.

Por fim, a análise da liquidez pode identificar possíveis gargalos ou áreas de melhoria. Isso permite que você tome decisões mais embasadas em relação a políticas de crédito, prazos de pagamento e gerenciamento de estoque, otimizando seus recursos financeiros e maximizando o retorno sobre o investimento.

A liquidez na análise financeira

Neste contexto, a liquidez é utilizada para avaliar o quanto a empresa é capaz de pagar suas dívidas e honrar seus compromissos dentro dos prazos determinados, sem precisar recorrer a outros recursos. Para isso, são utilizados alguns índices como: liquidez geral, liquidez corrente, liquidez seca e liquidez imediata.

Liquidez Geral: indica a capacidade da empresa de pagar suas dívidas comparando seus ativos circulantes (recebimentos a curto prazo) mais ativos não circulantes (recebimentos a longo prazo) em relação a seus passivos circulantes (pagamentos a curto prazo) mais passivos não circulantes (pagamentos a longo prazo).

Liquidez Corrente: avalia se haverá dinheiro suficiente para pagar apenas as dívidas de curto prazo. Nesse índice, são considerados apenas ativos e passivos circulantes.

Liquidez Seca: este índice também avalia a capacidade de pagar dívidas, porém desconsiderando do ativo o valor em estoques pois se tratar de uma renda “incerta”, uma vez que para que o valor de estoque se transforme em dinheiro é necessário o esforço de vendas. Portanto, a liquidez seca considera apenas recursos exclusivamente monetários.

Liquidez Imediata: avalia a capacidade de cumprir obrigações considerando apenas os recursos que são imediatamente disponíveis, como dinheiro em caixa e bancos, eliminando neste caso os recursos que dependem da necessidade de cobrança dos clientes.

O estudo do resultado dos índices mencionados de maneira comparativa poderão indicar aos gestores se a situação da empresa é lucrativa ou se existem problemas que possam comprometer a continuidade dos negócios, dessa forma, possibilitando a tomada de decisões pra redução de riscos da empresa.

Para o cálculo dos índices, uma ferramenta de extrema importância que irá fornecer os dados necessários são o Balanço Patrimonial fornecido pela contabilidade e o Fluxo de Caixa.

A liquidez para análise de investimentos

A liquidez também pode ser essencial no momento de se fazer um investimento. Quanto menor o prazo em que se pretende fazer uso do dinheiro investido, maior deve ser o índice de liquidez do investimento.

Investimentos em imóveis, por exemplo, podem ser arriscados pois estes possuem um índice de liquidez baixo, uma vez que pode se levar meses para vender um imóvel e assim gerar o retorno do investimento. Além disso, se a necessidade do retorno for muito alta a tendência é que o proprietário acabe reduzindo o preço, o que acaba gerando prejuízos.

Porém é importante ter em mente que um investimento de liquidez muito elevada nem sempre é o melhor negócio, pois na maioria dos casos estes investimentos também oferecem retornos menores.

Portanto, o ideal para as empresas é fazer um balanceamento dos investimentos, tendo em vista a posição financeira e o retorno desejados a longo prazo, porém mantendo também um fundo de emergências em investimentos mais líquidos, de forma que possam cobrir as despesas conforme demonstrados através dos índices de liquidez, sem que isso possa prejudicar a saúde financeira da empresa. Mantendo assim a continuidade e o crescimento dos negócios.

Atualizado em 07/06/2023