Um supermercado possui uma operação complexa que precisa de controle, assertividade e eficiência. No e-commerce, não é diferente! Logo, surge a necessidade de contar com um ERP para auxiliar o gerenciamento do seu negócio. Porém, ao começar uma operação de e-commerce, uma pergunta que nos fazemos é “como escolher o melhor ERP para o meu negócio?”.

Afinal, dentre os vários disponíveis no mercado, qual se alinha melhor com o meu varejo? Foi pensando em te ajudar com esse problema, que criamos esse artigo.

Nele, te mostramos algumas vantagens de contar com um ERP no seu e-commerce e também te damos 4 Dicas para te ajudar a escolher o melhor ERP para o seu e-commerce. Confira!

Vantagens de Contar com um ERP no seu E-commerce

2020 foi um ano em que a tecnologia se mostrou mais essencial ainda em todas as frentes de trabalho e de diversão. E, em 2021 isso não é diferente. E, dentre todas as tecnologias que se destacaram, uma se sobressaiu: o e-commerce.

Para termos ideia, segundo dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital em parceria com o Neotrust | Movimento Compre & Confie, o e-commerce no Brasil teve uma expansão de 73,88%, faturando 83,68% a mais do que em 2019. 

Além disso, segundo o Portal Pequenas Empresas, Grandes Negócios, aplicativos de Supermercado Online, registraram um crescimento de até 400% em 2020!

Por isso, se tornou tão importante ter um ERP no seu E-commerce. Afinal, essa tecnologia te oferece diversas vantagens, como:

  • Redução de erros;
  • Economia de recursos;
  • Melhora na Gestão;

Abaixo, vamos nos aprofundar mais sobre cada uma dessas vantagens!

Redução de Erros

O ERP nos permite reduzir os erros por conta de alguns motivos. Entre eles, está a otimização dos processos, muito por conta da melhora na gestão que ele oferece. Isso nos permite tomar melhores decisões, embasadas com os dados fornecidos pelo sistema, reduzindo os erros cometidos durante o dia a dia da operação.

Economia de recursos

Como contamos com um processo e uma gestão mais eficiente, o ERP nos gera uma economia de recursos e do tempo do nosso colaborador. Isso se dá por conta da automatização de algumas atividades que o sistema de gestão nos permite ter, melhorando nossa gestão de pessoas e, as utilizando para outras funções.

Melhora na Gestão

Um sistema de ERP completo permite que você faça toda a escrituração, conferência e auditoria fiscal e entregue todas as obrigações legais, como, por exemplo: SPED ICMS/IPI, SPED Contribuições e SPED ECD, assim como, Sintegra, GIA e muito mais.

Além disso, receber mercadorias e cargas fica mais fácil com um sistema de ERP. O sistema da Bluesoft, por exemplo, permite que você realize toda a conferência através de dispositivos móveis. Além disso, toda a gestão de operadores logísticos, bem como, do centro de distribuição é feita por ele, o que facilita ainda mais o seu trabalho.

Agora, vamos conhecer as 4 Dicas para Escolher o melhor ERP para o seu E-Commerce!

4 Dicas para Escolher o melhor ERP para o seu E-Commerce

Como vimos acima, um sistema de gestão oferece diversos benefícios para o seu e-commerce. E, até por isso, a escolha do ERP para o seu e-commerce deve ser uma decisão tomada após muita pesquisa e alinhamento com o seu negócio.

Por isso, para te ajudar nesse desafio, trouxemos as 4 dicas abaixo:

  • Mapeie suas dificuldades e escolha um ERP que sane todas elas;
  • Escolha um ERP especializado para o varejo;
  • Avalie se o custo do ERP está no seu orçamento;
  • Opte por uma solução SaaS;

Abaixo, vamos entender melhor essas dicas!

Mapeie suas dificuldades e escolha um ERP que sane todas elas

Mapear as suas dificuldades é o primeiro passo para decidir qual é o ERP que melhor se adapta as necessidades do seu e-commerce. Afinal, esse tipo de tecnologia impacta diretamente as atividades do seu negócio, logo, você precisa ser assertivo nessa escolha.

Por isso, faça um levantamento das áreas que possuem mais dificuldade de trabalhar sem um ERP e escolha o que melhor se adapta a sua empresa. Vale destacar que um ERP atua bastante nas integrações entre os setores, melhoria na disposição e acesso dos dados e principalmente, nas dificuldades operacionais do seu negócio.

Além disso, peça indicação para seus colaboradores, afinal, eles podem conhecer o sistema que sane os problemas que vocês enfrentam. 

Escolha um ERP especializado para o varejo

Atualmente, existe uma gama grande de opções de diversos ERPs que são especializados por segmentos. O Bluesoft ERP, por exemplo, é feito pensando exclusivamente nas dores do varejo, sendo especializado no setor. 

Por isso é importante escolher um ERP que seja especializado no seu ramo de atuação. Dessa forma, nós sabemos que nossas principais dores serão contempladas e, a implementação será rápida, afinal, os técnicos conhecem operações muito parecidas com as nossas. 

Avalie se o custo do ERP está no seu orçamento

Outro ponto importante que é preciso considerar ao escolher um ERP, é analisar se o seu custo está dentro do orçamento. Afinal, de nada adianta escolher o sistema mais famoso, se ele não te ajudará a ter um crescimento sustentável. 

Por isso, você deve pesquisar bem antes de fechar o negócio com alguma empresa. Nessa decisão, você precisa colocar na balança os benefícios e o preço, encontrando o equilíbrio perfeito entre valor e funcionalidades atendidas.

Para isso, você precisa considerar os custos com implantação, mensalidade, treinamentos e suporte de cada ERP que você esteja pensando em contratar. Isso te auxilia a tomar a melhor decisão, te fazendo ter a certeza de que a melhor escolha foi feita.

Opte por uma solução na nuvem

ERPs na nuvem são mais simples de acessar e de se ter acesso de qualquer local. Eles são uma mão na roda, afinal, facilitam a gestão do seu e-commerce de qualquer lugar, sendo acessível até pelo smartphone. 

Além disso, ao contar com um ERP SaaS na Nuvem, você diminui seus gastos com T.I., afinal, não é preciso mais comprar e nem manter uma estrutura de banco de dados para suportar o seu sistema. 

Isso permite que sua equipe de T.I. seja mais estratégica, afinal, não precisarão ficar perdendo tempo realizando os intermináveis backups periódicos ou também, na manutenção do seu ERP. 

Caso queira entender melhor sobre os benefícios do ERP na Nuvem, veja o artigo que fizemos sobre o assunto, aqui!

Conclusão

E aí, o que achou de conhecer as nossas dicas para te ajudar a como escolher o melhor ERP para o seu E-Commerce? Esperamos que elas te auxiliem a tomar essa decisão tão importante para a evolução do seu negócio.

Além disso, o que você acha de conhecer melhor o Bluesoft e-commerce? Ele é uma plataforma pensada nos desafios do supermercadista e do atacadista/distribuidor do varejo alimentar. Além disso, a ferramenta é totalmente integrada com o Bluesoft ERP, facilitando a gestão da sua loja física e online, trazendo mais eficiência para o seu negócio.

Assim, atualizações no ERP (como preços e condições) são exibidas automaticamente na loja virtual, da mesma forma que quando uma venda acontece, o pedido é faturado e o estoque reservado no ERP. Isso, só para citar algumas situações que mostram a importância de contar com um sistema integrado.

Caso queira conhecer mais sobre o Bluesoft Commerce, clique aqui para falar com um de nossos consultores!