Uma boa operação de empresas, principalmente as varejistas, passa por um bom controle de estoque. Para isso, há diversos indicadores e técnicas que podem ajudar negócios de diversos portes. Um desses indicadores é o Estoque Máximo!

Entendendo o Estoque Máximo

Para as pequenas empresas, o conhecimento do estoque é algo simples, que normalmente acaba se adquirindo a partir do momento que começa a vender mercadorias. O problema ocorre quando a quantidade de produtos aumenta, ocasionando problemas como: produto sem estoque, produtos vencidos, estoque ocioso, entre outros problemas.

Caso seu estoque aumente de tamanho ou por algum outro motivo não é mais possível “decorar” a quantidade de estoque, existe um conceito chamado Estoque Máximo que pode auxiliar a cumprir essa tarefa e melhorar sua gestão empresarial.

O estoque máximo serve para delimitar a quantidade máxima do estoque. Grande parte dos empresários pode não se preocupar com o estoque máximo, mas conhecendo esse indicador, podemos evitar alguns problemas. Como por exemplo: espaço físico, produtos perecíveis, custo do estoque parado ou produtos com cuidados especiais.

Como calcular o Estoque Máximo?

Para calcular o Estoque Máximo, basta somar o estoque mínimo que falamos no video anterior, com o maior lote de compra do produto.

Essa fórmula ficaria assim:

Estoque Máximo = Estoque mínimo + Lote de Reposição

Sendo assim:

Estoque Máximo = 250 + 500
EMx. = 750;

Conclusão

Agora que você sabe o que é o Estoque Máximo e como calculá-lo, é importante entender a relevância desse indicador para a operação.

Com esses indicadores, não é mais necessário decorar o estoque e suas quantidades. Basta aplicá-los que não terá problemas com itens fora da ordem, evitando assim Perdas e Rupturas de Estoque.

Que tal ficar por dentro dos últimos conteúdos da Bluesoft? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.