De acordo com o Relatório ERP 2022 da Panorama Consulting mais de 65% das empresas pesquisadas já utilizam um software ERP na nuvem. Entre as principais vantagens percebidas a respeito deste tipo de tecnologia estão: produtividade/eficiência (74,8%), custos de manutenção de TI (62,6%) e experiência do cliente (58,8%).

Ainda de acordo com a pesquisa, pouco mais da metade das organizações (63,7%) que selecionaram software em nuvem escolheram um modelo SaaS em vez de um modelo de serviços hospedados ou gerenciados.

A Bluesoft foi pioneira em oferecer ERP SaaS na Nuvem. Quando nem se falava em nuvem ainda, nós já oferecíamos um ERP como serviço 100% web em parceria com data centers. Para sermos mais precisos, prestamos esse serviço para redes varejistas desde 2002.

SaaS vs On premise

SaaS (ou Software as a Service – software como serviço) significa que o software é vendido como um serviço e não como um produto, de forma que, em vez de comprar licenças de uso, você paga apenas uma mensalidade para utilizar o software, e nada mais.

Já em soluções on premise, o cliente é responsável pela aquisição, instalação e manutenção da infraestrutura de hardware e software (sistema operacional, banco de dados, servidor de aplicação, Internet e ERP), entre outras coisas. Esse modelo acaba sendo além de mais caro, muito mais trabalhoso para a organização que o adota.

Uma das melhores formas de decidir qual tipo de tecnologia é a melhor para o seu negócio, é realizando uma análise de ROI. Ainda de acordo com a pesquisa Panorama Consulting, das empresas que realizaram uma análise de ROI antes do projeto e estão no ar há pelo menos um ano, 81% disseram que seu projeto atendeu às expectativas.

Para conseguir calcular o retorno sobre o investimento (ROI) da transição de um ERP On Premise para um ERP SaaS na Nuvem, as organizações precisam levar em consideração outras coisas além do valor da licença.  

Devem incluir no valor da solução on premise o custo de manutenção do software, hardware, a equipe interna, custos de customização e atualização de tecnologia, segurança e conformidade e toda a operação dentro da empresa. Por outro lado, o único custo de um ERP SaaS na Nuvem é a mensalidade.

Vantagens do ERP SaaS na Nuvem

De acordo com um estudo da Nucleus Research, aquelas que optaram pela tecnologia  SaaS tiveram 4 vezes o retorno sobre o investimento (ROI) em comparação com as implantações locais. Além disso, estas empresas recuperaram os investimentos iniciais 2,5 vezes mais rápido do que as implantações on premise.

De acordo com projeções do Gartner, os gastos mundiais com tecnologia da informação (TI) devem chegar a US$ 4,5 trilhões em 2022, um aumento de 5,1% em relação a 2021. No Brasil, as expectativas de crescimento do mercado brasileiro de TIC em 2022 são as maiores dos últimos oito anos, é esperado que o Setor de TI cresça 10,6%, mesmo em um cenário de crescimento econômico moderado na América Latina e em um período de eleições no nosso país.

Entre os pontos que são tendência para os próximos anos, estão: Ambientes híbridos com Cloud, Cybersecurity, Tecnologia 5G, NaaS, IoT, investimentos em dados e Cloud ERP.

De acordo com um estudo realizado pela Netsuite sobre como calcular o ROI dos sistemas Cloud, o sistema ERP na nuvem é a solução que mais representa valor para as organizações. Ao mover suas operações ERP para a nuvem, as empresas encontraram reduções significativas em suas despesas de capital e operacional, bem como uma grande variedade de benefícios indiretos. 

O principal benefício, é a redução do tempo que sua equipe terá com um sistema Cloud ERP, principalmente na área de TI. Quando a empresa evita o custo de comprar um servidor para executar uma solução de software no local, por exemplo, a economia do investimento é um benefício financeiro tangível e fácil de identificar, além do tempo que seria necessário para gerenciar este servidor no local.

e-book Bluesoft: Vantagens do ERP SaaS

A Bluesoft é uma empresa que desenvolve Sistemas de Gestão para o varejo e sabemos quanto uma empresa pode ganhar ao adotar um sistema verdadeiramente Cloud para gerenciar suas atividades.

Fizemos um estudo de mercado e consultamos diversos materiais nacionais e internacionais para elaborarmos um e-book com as mais novas informações do ERP em nuvem e os desafios que o mercado vem atravessando sobre este assunto. Baixe agora – É gratis!

Esperamos que você aprecie esta leitura e aguardamos seu feedback para sempre melhorarmos os nossos materiais.