Já não é de hoje que as pessoas se preocupam como o consumismo desenfreado pode afetar o meio ambiente. Um estudo realizado pela Cone Communications, em 2017, mostrou que 87% das pessoas entrevistadas comprariam produtos de empresas que defendem a responsabilidade social e ambiental e 76% boicotariam empresas que não pensam da mesma maneira.
Parece que as gerações atuais estão mais ligadas nessas questões e se preocupando como o varejo pensa e atua.
Conforme a geração Z ganha autonomia e poder de compra e os millenials alcançam altos cargos em grandes empresas, a sustentabilidade e boas práticas vêm se tornando essenciais para a estratégia das empresas.
Para afirmar esta mudança, a Euclid realizou uma pesquisa mostrando que 52% dos millenials e 48% da geração X esperam que seus valores estejam alinhados com os das marcas que gostam. Enquanto para a geração baby boomers, este índice cai para 35%.
O que é ser sustentável?
Ter como priorização o respeito ao meio ambiente e na utilização de recursos naturais para materiais e processos visando diminuir o impacto ambiental.
Dados da ONU afirmam que apenas 20% dos resíduos gerados são reciclados na América Latina, tendo como principais motivos a falta de políticas públicas e a percepção por parte dos consumidores que não há um impacto positivo.
As marcas que hoje estão preocupadas com o meio ambiente e sustentabilidade, terão sucesso no futuro, pois a construção da economia circular abre portas para se diferenciar de concorrentes e ser favorito entre consumidores. Hoje em dia, as empresas precisam de um rosto para que as pessoas possam se conectar com elas, além de valorizar o branding, também apoia questões do ESG.
Exemplos disso são a Johnson & Johnson que se comprometeu, em 2017, a suprir 35% de suas necessidades de energia de fontes renováveis, enquanto a Coca-Cola se comprometeu a recuperar, pelo menos, 75% das garrafas que introduzirem no mercado, em 2020.
O varejo pode ser sustentável?
Quando se trata de ser mais sustentável, o varejo possui algumas peculiaridades que podem dificultar essa prática, como por exemplo o ritmo acelerado para atender demandas constantes, a imensa quantidade de embalagens que são utilizadas, fabricação de produtos etc.
A cadeia de suprimentos é algo extremamente delicado de se alterar, já que encontrar novos fornecedores não é uma tarefa fácil. Porém, o varejo pode começar com pequenas alterações em seu modelo de negócios.
Um ótimo exemplo disso é a Amazon que oferece a possibilidade de entregar todos os produtos em uma única embalagem, evitando o manuseio de vários pacotes que serão descartados.
Outro ponto importante também é de que a marca que está disposta a ser mais sustentável, não deve aumentar o preço de seus produtos muito acima do que seu público alvo está acostumado a pagar.
Como ter boas práticas?
O pequeno e o médio varejo podem começar com pequenas ações, como trocar a iluminação por lâmpadas de menor consumo, se atentar ao uso de água, equipamentos que não têm a necessidade de permanecerem ligados constantemente.
Descartar o lixo da maneira correta também é um grande diferencial para o meio ambiente, educar os funcionários para que façam a separação do que é reciclável ou não.
Aqui vale a dica também de tornar seu negócio um ponto de coleta de produtos mais complexos para reciclagem, como componentes eletroeletrônicos, pois além de ajudar o meio ambiente, também poderá aumentar o fluxo de clientes na loja.
A digitalização de processos pode diminuir drasticamente a utilização de papel. Contar com um ERP de gestão, como o Bluesoft ERP é a opção mais adequada para essa transição, afinal, a empresa terá todo seu processo em cloud computing e totalmente seguro. O Bluesoft ERP possui um ecossistema de módulos e funcionalidades pensado no crescimento de sua empresa.
No caso de quem trabalha com entregas, pode se atentar ao tipo de material que utiliza para realizá-las. Embalagens ecológicas já são uma alternativa.
Vale ficar atento ao Greenwashing, que nada mais é do que empresas que fingem estar preocupadas com o meio ambiente apenas para atrair este público.
Ter ética e comprometimento com o meio ambiente e com práticas sustentáveis vai muito além de uma ideia. É algo que deve estar inserido no cotidiano da empresa e em sua missão, para que no futuro, se torne uma empresa sustentável e de referência.
