Como sabemos, a Black Friday sempre acontece na 4ª sexta-feira de novembro, com grandes promoções em muitos e-commerce e em muitas lojas varejistas, dando início a temporada de compras natalinas. Porém, não ache que ela se limita a isso, já que a tendência para que empresas prestadoras de serviços entrem nas ofertas só vem crescendo.

No Brasil, a Black Friday chegou em 2010, passando por algumas resistências no início, que são superadas anualmente, tornando essa, uma das datas em que o comércio mais fatura no ano, em alguns caso, pode até ser a salvação das vendas de uma temporada inteira.

Para você ter uma ideia, segundo o relatório feito pela Social Miner, entre os dias 1 º de novembro e 1º de dezembro de 2019, o faturamento do e-commerce chegou aos R$11,95 bilhões, tendo um crescimento de 32,8% em relação ao mesmo período de 2018.

Porém, é preciso colocar atenção a alguns pontos para que, sua loja virtual tenha sucesso nessa data. Pensando nisso, criamos esse artigo para te ajudar a entender como preparar o seu e-commerce na Black Friday. Confira abaixo as dicas que trouxemos para você!

Analise os preços dos concorrentes

Um bom gestor sabe que essa é uma estratégia precisa ser executada em seu e-commerce não apenas na Black Friday, mas o tempo todo. Porém em datas sazonais como essa, a importância em saber os preços que estão sendo colocados por outros varejistas deve ser dobrada.

Afinal, se  você oferecer um produto com um valor incompatível ao mercado, as chances de venda serão menores.

Então, com antecedência, faça uma análise completa para saber a média de preços dos seus concorrentes e descubra até onde você chegar sem ter prejuízo. Assim, é possível traçar estratégias mais personalizadas, para que as promoções atraiam a atenção dos clientes.

Não se esqueça também que oferecer um preço muito abaixo do padrão não é recomendado. Isso pode gerar dúvida no consumidor sobre a qualidade do produto. 

Outro ponto importante que deve ser destacado por ser um dos maiores decisores para os consumidores na hora de comprar uma mercadoria,  é o valor do frete. 

Na hora da análise, é essencial olhar atentamente o valor cobrado pelo frete. Já que se não for possível competir com as ofertas, talvez uma boa sacada seja trabalhar o seu método de envio, seja diminuindo o valor ou até mesmo reduzindo o prazo de entrega.

Prepare seu estoque 

Uma certeza você pode ter, sua demanda vai ser alta, portanto, prepare o seu estoque para que a sua loja virtual seja capaz de atender todos os pedidos que receber.

Por outro lado, sabemos que uma das maiores preocupações dos varejistas é ter um alto volume de estoque parado. Portanto, antes de adquirir novas unidades dos seus produtos, faça uma avaliação e entenda quais terão mais demanda na hora do seu cliente fazer a compra.

Não se esqueça dos carrinhos abandonados

Em consequência do aumento do tráfego no seu site, é normal que algumas pessoas coloquem produtos no carrinho e desistam de comprar. Apesar disso, você não deve se acomodar e desistir dos carrinhos abandonados!

Então, uma boa prática é enviar e-mails lembrando o cliente da compra não finalizada. Pense em uma mensagem para os visitantes que tiverem colocado algo no carrinho e desistido, você pode até oferecer algo a mais para que eles terminem a operação. Isso pode trazer bons resultados!

Invista em um bom atendimento

A experiência de compra é um dos maiores motivos para que um cliente volte ou não a comprar em um e-commerce.

Por isso, ao planejar a sua loja virtual para a Black Friday, você deve criar uma jornada completa. Então, pense em todas as fases de um funil de vendas e valorize a criação de ações que deixem seu cliente encantado.

A finalidade é atrair as pessoas e fidelizá-las e para que isso aconteça, entender a sua persona é essencial, assim você consegue criar campanhas que agradem ao seu público e façam eles voltarem para uma nova compra.

Você pode oferecer cupons, brindes ou outro benefício durante a compra, sempre pensando na sua persona. Assim, as pessoas se sentirão motivadas para voltar à sua loja virtual em outra ocasião, sendo ela uma data sazonal, ou não.

Além disso, você deve estar pronto para solucionar todo tipo de problema que possa aparecer, sempre mantendo a qualidade do atendimento.

Como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica, então, se uma boa experiência faz com que os clientes queiram voltar, uma péssima faz com que eles mantenham a maior distância possível.

Conclusão

Você ainda está em tempo de preparar o seu e-commerce para que ele chegue aos melhores resultados possíveis.

Como falamos acima, a base é planejamento, desde o estoque até o atendimento da loja virtual. Se você conseguir colocar todas as dicas em funcionamento, com toda certeza os resultado no final do dia serão surpreendentes.

Vale lembrar que a Black Friday pode impulsionar o seu negócio e trazer grandes resultados. Então, é só se planejar com antecedência e colocar os projetos em prática!