Quem trabalha com clientes, independente do ramo que seja, sempre está buscando formas de atrair novos interessados e fidelizar os que já têm o hábito de frequentar o estabelecimento ou loja online. Uma das formas de tornar seu atendimento mais eficiente é por meio da transformação de dados em ações concretas.

Qual a importância dos dados?

Os dados são gerados em todas as atividades que ocorrem dentro de um estabelecimento ligadas às operações diárias, porém, vale lembrar que nem todo dado é relevante, por isso, a importância de se utilizar um filtro.

São os dados que ditam a forma como algum varejista pode estudar os passos mais assertivos para que seu negócio seja um sucesso, tanto para os clientes, quanto para os funcionários. A importância dos dados é inegável, pois eles fornecem transparência e precisão para aqueles que lideram a empresa, assumindo uma considerável responsabilidade pela conduta, reputação da empresa no mercado e sua credibilidade perante os colaboradores.

Segundo uma pesquisa realizada pela Statista, até 2025, a quantidade de dados criados no mundo inteiro estará crescendo exponencialmente e deverá atingir 181 zettabytes (1000⁷ bytes).

Porém, outra pesquisa feita pela ASG Technologies apontou que 45% dos entrevistados não aproveitam todo o potencial dos dados dentro da empresa. Além disso, 38% disseram que metade dos dados podem ser considerados “dark data”, ou seja, não servem para gerar insights e tomadas de decisões.

A diferença entre dados e informações

Dados podem ser definidos como “um conteúdo cru”da informação, ou seja, é uma informação que ainda não foi lapidada. De modo isolado não podem transmitir uma mensagem ou representar algo.

Já a informação nada mais é que o dado que foi tratado e processado. Ela possui um significado e pode contribuir para tomadas de decisões.

Um exemplo prático disso é quando um varejo realiza uma pesquisa de satisfação com seus consumidores visando implementar alguma melhoria. Quando os gestores do estabelecimento têm os resultados em mãos, eles poderão analisar e filtrar as informações que consideram mais relevantes para implantar tal melhoria e, consequentemente, aumentando a satisfação dos clientes.

Maximizar o uso da tecnologia é essencial para criar valor e obter insights de mercado. Ferramentas como Business Intelligence (BI) e Big Data revolucionaram a geração de informações.

O Big Data e o BI oferecem conhecimento valioso para aprimorar a tomada de decisões, contribuindo para o desenvolvimento de metas e estratégias com insights significativos.

Juntamente com indicadores como os KPIs, essas ferramentas lidam com diversos tipos de dados, incluindo informações sobre interações com os clientes, como frequência de compra, produtos mais populares e preferências de pagamento.

Isso facilita a criação de relacionamentos personalizados e o aproveitamento de oportunidades sazonais, como a oferta de produtos com base no histórico de compras.

Benefícios de se utilizar dados para ações concretas.

Melhora da operação da sua loja 

Coletar dados pode ser muito útil para monitorar a eficiência do seu comércio, tanto os funcionários quanto a logística do local. Com os dados em mãos, é possível identificar qualquer coisa que esteja fora do lugar e trabalhar na raiz do problema.

Otimizar sua gestão de estoque

Sabemos que gestão de estoque é um assunto muito delicado dentro do varejo, pois este precisa sempre estar sendo monitorado para que não haja indisponibilidade ao consumidor

Reconhecimento de Tendências de Mercado:

Realizar a coleta sistemática de dados permite a criação de um registro do comportamento do mercado ao longo do tempo. Ao processar e analisar esse histórico, torna-se viável identificar padrões que têm uma probabilidade de repetição no futuro. 

Conclusão

Em resumo, a transformação de dados em informações é uma estratégia acessível e eficaz para diversos tipos de negócios, permitindo a modernização da empresa, a aquisição e a fidelização de clientes, alinhando-se às demandas do mercado.

Os Dashboards Inteligentes oferecidos pela Bluesoft Intelligence são uma ferramenta essencial para obter insights valiosos. Além disso, a independência e o alto desempenho do BI são pontos fortes, pois ele opera de forma autônoma em relação ao ERP, garantindo que a extração de relatórios e informações não afete as operações diárias da empresa. Além disso, a consistência dos dados é assegurada, uma vez que o Bluesoft Intelligence utiliza informações atualizadas em tempo real, capacitando-o a tomar decisões informadas com os dados mais recentes disponíveis.

Dados em ações concretas