Quem trabalha na área logística já está acostumado com o termo last-mile, ou traduzindo para o português, última milha. De forma sucinta pode-se dizer que last-mile é o último trecho da entrega de um produto. 

Caso deseje saber mais sobre, você pode conferir este artigo, no qual, já falamos sobre last-mile e como ele funciona na prática.

É interessante saber que, antes do last-mile, existem duas outras fases muito importantes que são a first-mile – no qual é realizado o transporte da mercadoria do fabricante para os centros de distribuição em distâncias curtas, normalmente; e, o middle-mile – realizado por veículos de grande porte e é a chegada do produto ao ponto anterior do endereço do cliente. 

O last-mile é a fase em que o consumidor final costuma acompanhar a entrega do produto, por isso, ser pontual com a estimativa de chegada do item é muito importante. Essa competência no final das contas, também faz parte da chamada experiência de compra do cliente.

O aumento das compras realizadas no e-commerce vem exigindo cada vez mais uma boa gestão na logística das empresas. Entende-se que a qualidade das entregas no last mile são somente um dos fatores levados em consideração na hora da compra. Por isso, contar com bons processos de logística de entrega pode garantir fidelidade do cliente e possíveis recompras das suas lojas virtuais.

Como minha empresa pode otimizar o last-mile?

Primeiramente, vale lembrar que o Last-Mile sofre com questões externas (como trânsito, condições climáticas, local onde será feita a entrega etc). Por isso, essa é a etapa mais delicada de todo o processo, sendo a que o varejista tem menos controle e a mais passível de erros.

Quando bem planejada e executada, ela leva bons resultados nas vendas e na prestação de serviços, afinal, é a etapa mais próxima do cliente e que influencia diretamente a percepção de todo o trabalho.

Umas das formas de otimizar o last-mile é contar com tecnologia de roteirização e que permita um supply altamente gerenciável para que, tanto a equipe de suporte quanto os motoristas, possam lidar com variações de demanda, rastreamento de entrega e comunicação com o cliente.

Outro ponto, que usar uma tecnologia específica para logísitica, pode ajudar a otimizar o Last-Mile é na redução de custos. As margens de lucro neste setor costumam ser enxutas, por isso, deve-se adotar medidas para otimizar os gastos. Lembrando que o custo da operação também irá influenciar no valor final para o cliente.

Como reduzir os custos da operação? 

Aplicativo de celular ou sites para acompanhar as entregas 

Quando o cliente tem a autonomia de poder acompanhar o status da entrega, ele pode se preparar para receber no dia ou hora correta, evitando com que o entregador precise passar uma segunda vez por causa de ausências, mas para que este processo funcione é necessário que durante todo o trajeto a posição seja atualizada no sistema.

No Bluesoft ERP é possível, efetuar acompanhar pelo Dashboard de Roteirização informações a respeito do total de entregas, valor do frete total, status do roteiro, frete por motorista/transportadora, entregas no período por motorista entre outras informações

Mais centros de distribuição bem localizados

Não é prudente manter toda a mercadoria em poucos centros. Para aliviar as entregas, as empresas podem montar pontos menores de distribuição que sejam mais afastados dos grandes centros urbanos.

Outra tática bastante utilizada são as chamadas Dark Stores, que são locais exclusivos para armazenamento, separação e envio de produtos online, mas que diferente dos centros de distribuição tradicionais, são menores, localizadas em centros urbanos e parecidas lojas comuns, porém fechadas para o público funcionando somente como ponto de distribuição de produtos em uma determinada região.

Entregar o produto no mesmo dia

Essa prática exige que a logística de entrega seja perfeita. A redução do prazo de entrega torna o atendimento do pedido muito mais difícil, o que pode resultar em promessas não cumpridas, prejudicando a confiança do cliente com a sua empresa.

A entrega no mesmo dia definitivamente aumentará seus custos de envio e exigirá operações mais desenvolvidas. Para facilitar e baratear este trabalho é utilizar transportadoras regionais, que geralmente são mais econômicas.

Conhecer o seu cliente

Ter um bom conhecimento de sua base de clientes pode ajudar muito a como abordar o tema Last-Mile na sua empresa. Tente descobrir qual atributo mais chama atenção do seu cliente. São boas opções de prazo de entrega, frete e rastreamento ou pontualidade?

No varejo, compreender o comportamento do consumidor exige informações que são geradas através da coleta de dados e análises complexas. Para isso, contar com softwares de BI como o Bluesoft Intelligence na hora de analisar dados fará com que a empresa tome decisões mais assertivas.

O crescimento do varejo online impulsionou o aumento de demandas na logística last mile. Dados do Fórum Econômico Mundial apontam que até 2030 as entregas na última milha poderão crescer em até 78%.

Por isso, é preciso entender quais serão os desafios e consequências na performance das entregas e o que será preciso otimizar na sua operação para manter a qualidade do serviço prestado e a sustentabilidade das operações.