Braços robóticos, robôs padeiros e operadores de lojas autônomas foram algumas das inovações que tivemos nos últimos anos. A robótica no varejo chegou.

Essas soluções não apenas melhoram a produtividade mas também mudam a experiência do cliente ao mesmo tempo em que reduzem os custos operacionais.

Afinal, a implementação de robôs e soluções automatizadas tem o poder de agilizar processos, diminuir filas e aprimorar a precisão nas tarefas executadas. Como resultado, os clientes não apenas ficam mais satisfeitos, mas também se envolvem mais com a marca. De acordo com a pesquisa CX Trends 2023, 87% dos consumidores têm preferência por marcas que proporcionam uma experiência positiva e 75% afirmam estar dispostos a pagar um preço maior por isso.

Na Coreia temos o Guide Robot como exemplo, ele percorre os terminais de todo o aeroporto e, quando solicitado pelos viajantes, fornece instruções e informações sobre os horários de pousos e decolagens em quatro idiomas: coreano, inglês, chinês e japonês. Além disso, quando solicitado o robô conduz passageiros até os portões de embarque.

Porém as funcionalidades da robotização no varejo não ficam só nisso, eles também podem ser usados para ajudar em pagamentos, registrar clientes em programas de fidelidade e conduzir pesquisas de satisfação.

O varejo está sempre buscando formas de se manter atualizado, seja em prol do cliente ou para otimizar suas demandas. A robótica no varejo entra com o papel de tornar esse cenário muito mais fácil para os varejistas, pois assim, eles podem automatizar e otimizar suas operações. 

As aplicações da robótica no varejo são amplas, vão desde embalagens e paletização até organização de prateleiras e classificação de produtos. Diferente da indústria automobilística, o varejo demorou para adotar robôs em seus processos, seja por receios ou costumes, porém, isto está mudando com mais empresas percebendo os benefícios de adicionar robôs a tarefas desse tipo para ajudá-las a continuar crescendo.

Como a robótica ajuda o varejo a acompanhar a mudança? 

Todos os anos a tecnologia muda um pouco mais, e quando se trata de robôs isso também é muito perceptível, logo, o varejo está procurando maneiras de acompanhar estas mudanças paralelamente com as demandas de seus clientes, regulamentações e interrupções na cadeia de suprimentos. A robótica veio para trazer soluções para atender essas demandas de maneira acessível e eficaz.

Os clientes hoje em dia desejam experiências de compra mais rápidas e personalizadas. Com a chegada dos robôs no varejo isso se torna mais possível, simplificando processos, aumentando a produtividade e, consequentemente, facilitando a personalização.

As áreas mais comuns de aplicação para robôs são na fabricação e logística. Porém, ultimamente, pode-se observar que a robótica avançou para o varejo físico também, indo de scanners de prateleiras a robôs de atendimento ao cliente.

Alguns exemplos de aplicação de robôs no varejo

Robôs de paletização

Os robôs de paletização são agora uma tecnologia firmemente estabelecida em muitas empresas de varejo, geralmente usados para logística e expedição. Os robôs carregam, de modo autônomo, paletes de envio para expedição.

Um grande benefício dos robôs de paletização é que eles retiram essa tarefa complicada das mãos dos trabalhadores humanos. Ao mesmo tempo, reduzem o risco de lesões, melhoram a consistência na paletização e aceleram o processo de envio.

Robótica de gerenciamento de estoque

Os robôs também estão sendo usados para escanear prateleiras, registrar itens e organizar armazéns. Isso leva a contagens de estoque mais precisas e melhor gerenciamento de estoque.

As tarefas de escaneamento e rastreamento de produtos também podem ser incorporadas a outras tarefas robóticas, como embalagem ou paletização.

Robôs de embalagem de produtos

Os robôs estão se tornando extremamente importantes para tarefas de embalagem primária e secundária, como embalagem individual de produtos ou colocação em caixas.

Ao adicionar robôs nessa etapa, é possível acelerar o processo de embalagem e criar um processo mais consistente, resultando em prazos de entrega mais rápidos e maior satisfação do cliente.

Robótica de entrega

Os robôs também estão começando a ser usados para a entrega de produtos. Isso pode ser feito tanto internamente — como entregar produtos de uma área em um armazém para outra — quanto externamente, para entregar produtos aos clientes.

É possível que a robótica de entrega seja uma das principais áreas de crescimento na robótica de varejo nos próximos anos, especialmente na entrega de última milha.

Robótica automatizada de reposição de prateleiras

Em armazéns, os robôs também podem automatizar o processo de reposição de prateleiras. Isso reduz a carga de trabalho nos trabalhadores humanos, juntamente com o potencial de lesões causadas pelo levantamento de itens pesados.

Empresas, como a Amazon, mudaram quase totalmente para armazenagem robótica. Isso lhes permite controlar com precisão o estoque e otimizar os processos de armazenamento por meio de inteligência artificial.

Robótica automatizada de seleção

Por fim, os robôs podem automatizar o processo de seleção de produtos e prepará-los para envio. Isso pode ajudar a reduzir os erros associados à seleção manual.

Outra forma de seleção automatizada é quando os robôs são combinados com sensores de qualidade para remover automaticamente produtos defeituosos das linhas de produção.

Em resumo, a crescente presença da robotização no varejo, evidenciada por inovações como braços robóticos, robôs padeiros e operadores de lojas autônomas, está redefinindo a dinâmica do setor. Além de aprimorar significativamente a eficiência operacional e reduzir custos, a implementação de robôs proporciona uma experiência do cliente mais eficaz, com processos mais ágeis e maior personalização. Diante dessa revolução tecnológica, a robótica no varejo emerge como um elemento indispensável para atender às crescentes demandas do consumidor e garantir a competitividade no cenário empresarial em constante evolução.

Robótica no varejo