Antes de entrarmos no futuro, gostaríamos de relembrar alguns dos principais acontecimentos que deixaram sua marca no Varejo em 2023.

Apesar de notícias animadoras, como salários subindo e menos desemprego, o comércio enfrentou desafios. Muita gente ainda está endividada por conta da pandemia e isso continua influenciando como as pessoas fazem compras. 

Assim como problemas específicos enfrentados por algumas redes varejistas contribuíram para criar uma imagem negativa que afetou todo o setor, o comércio enfrentou uma concorrência predatória especialmente na venda de produtos importados, os quais entraram no país devido à omissão dos sistemas oficiais de controle.

Sendo assim, em um ano em que a resiliência desempenhou um papel fundamental, influenciando as decisões de compra e o ambiente empresarial, podemos definir 2023 em uma palavra: “persistência”.

Agora, vamos descobrir os detalhes dos acontecimentos do ano que passou. 

2023 começou com a notícia de “inconsistências contábeis” na Americanas, inicialmente o valor seria de 20 bilhões de reais. Esse acontecimento fez com que a marca perdesse cerca de 8,4 bilhões em seu valor de mercado, segundo o TradeMap.

Já a concorrente Magazine Luiza (MGLU3) lucrou R$ 331,2 milhões de forma líquida no terceiro trimestre de 2023, revertendo o prejuízo de R$ 190,9 milhões do mesmo período de 2022.

Outra mudança que observamos foi o fechamento de grandes livrarias. O processo de redução, como já sabemos, não é algo recente. Desde o início da pandemia, gigantes do setor, como a Livraria Cultura, diminuíram sua presença de 17 lojas em 8 estados para apenas duas. Também enfrentamos o encerramento da Saraiva e a retirada da Fnac do Brasil. 

Apesar dessas baixas, novas livrarias estão surgindo no Brasil. No entanto, agora, o foco está nas livrarias de nicho. Dados recentes da ANL revelam que, desde 2021, o país testemunhou a abertura de mais de 100 novas lojas físicas no ramo. No momento, o Brasil conta com mais de 2,9 mil livrarias. 

Alguns conflitos também abalaram o mundo. Na Ucrânia, a invasão russa está causando graves interrupções na cadeia de suprimentos, o que está levando a aumentos de preços e escassez de produtos. Já em Israel, a guerra também está causando interrupções na cadeia de suprimentos, além de aumentar a incerteza econômica no mundo.

Já no Brasil, os conflitos podem causar um aumento dos preços do petróleo e dos alimentos, o que pressiona a inflação. Isso leva a uma redução do poder de compra dos consumidores, e pode afetar negativamente o varejo.

Por fim, completamos um ano do boom do ChatGPT. Em outubro de 2023, o aplicativo móvel da inteligência artificial não apenas alcançou uma receita bruta global de aproximadamente US$ 4,6 milhões, como também conquistou milhões de novas instalações nas plataformas Android e iOS, como revelado pela Appfigures.

Aqui na Bluesoft já falamos do poder da IA desde 2020, quando o tema virou assunto na NRF em Nova York e em 2021 quando abordamos a Gestão de Estoque com Inteligência Artificial no Bluesoft Podcast.

Mas foi esse ano que concretizamos o Blue AI, uma solução inovadora que integra a Inteligência Artificial GPT-4 da OpenAI ao Sistema Bluesoft ERP. Essa integração não só otimiza processos, mas também simplifica a tomada de decisões no seu varejo.

As inovações tecnológicas avançaram rapidamente em 2023, com o surgimento de novas soluções e aprimoramento de tecnologias já existentes.

Por fim, a democratização do acesso à tecnologia também está sendo impulsionada pela diminuição dos custos dos dispositivos eletrônicos e pela expansão da conectividade de alta velocidade, tornando esses recursos acessíveis para pessoas de todas as classes sociais.

Varejo em 2023