No cenário em constante evolução da tecnologia, é preciso manter-se atualizado sobre as tendências que moldarão nosso futuro digital. 

Pensando nisso, nesse artigo destacamos três inovações que prometem transformar a maneira como interagimos com a tecnologia nesse ano. 

De SuperApps revolucionários a avanços nas redes móveis com o 6G e a crescente importância da tecnologia sustentável, vamos explorar como essas tendências estão moldando o panorama tecnológico global. Confira!

SuperApps

Os aplicativos têm desencadeado uma verdadeira revolução, proporcionando acesso rápido e fácil a serviços e informações em qualquer lugar do mundo. No Brasil, a estatística revela que 98% dos usuários já instalaram algum aplicativo em seus smartphones, conforme dados do Panorama Mobile Time.

Os Superapps representam a evolução natural dessa revolução. Essas plataformas inovadoras integram uma variedade de recursos essenciais, simplificando a vida dos usuários. A Gartner prevê que mais de 50% da população global se tornará usuária desses aplicativos multifuncionais até 2027.

Como exemplo temos o WeChat. Originário da China, o aplicativo, inicialmente destinado a mensagens de texto e voz, rapidamente incorporou funcionalidades como compras, jogos e pagamentos online. Com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo, sua grande vantagem é a integração de diversos serviços de terceiros, economizando tempo e espaço de armazenamento nos dispositivos móveis.

No cenário brasileiro, os dados do Panorama Mobile Time revelam que apenas 17% dos usuários ficam mais de 30 dias sem instalar nenhum aplicativo e 63% dos usuários já realizaram compras in-app, adquirindo produtos ou serviços diretamente em aplicativos de seus smartphones.

Conexão via 6G

Após ter sido pioneira na implementação global do 5G, a China está agora se preparando para trabalhar com a próxima geração da tecnologia móvel, o 6G. 

O 6G tem a capacidade de transformar a maneira como nos relacionamos com a tecnologia e o ambiente ao nosso redor, proporcionando velocidades de transmissão de dados mais rápidas, menor latência e maior capacidade de rede. 

Além disso, promete suportar uma variedade ainda maior de aplicativos, desde realidade virtual até a internet das coisas (IoT) e a computação em nuvem.

Na Coreia do Sul a Samsung está trabalhando em um modem 5G NTN (non-terrestrial network). Essa tecnologia visa criar uma conexão direta entre celulares e satélites, permitindo chamadas, mensagens e transmissão de vídeos sem depender de redes móveis. 

A empresa planeja integrar esse recurso com sua linha de chips Exynos para melhorar a conectividade em regiões remotas, como montanhas e florestas. 

Essa conexão, além de facilitar o uso diário, elimina pontos cegos, tornando desnecessária a busca de sinal em locais desafiadores, como desertos ou o mar.

No Brasil, a implantação do 5G está em progresso, mas as discussões sobre o 6G já começaram.

Tecnologia sustentável

Em meio à crescente conscientização ambiental, a tecnologia sustentável se torna uma peça chave no cenário empresarial. Empresas buscam ativamente formas de reduzir seu impacto ambiental e, ao mesmo tempo, encontrar alternativas renováveis que otimizem custos operacionais e de produção.

A pesquisa da Gartner sinaliza essa mudança, indicando que mais de 40% das empresas líderes de mercado têm planos de investir em produtos e soluções sustentáveis em Tecnologia da Informação (TI) até 2026. No Brasil, já observamos a substituição de recursos naturais por tecnologias limpas, como a adoção de energia solar, iluminação LED e equipamentos de baixo consumo energético.

O desafio agora é para os empresários, que precisam identificar oportunidades para implementar tecnologias que não apenas aumentem a eficiência operacional, mas também incorporem práticas sustentáveis. Essas mudanças não só contribuem para a redução de custos, mas também reforçam a reputação da empresa diante de seus stakeholders.

Conclusão

Ao ficarmos de olho nessas tendências, abrimos as portas para um futuro onde a tecnologia não só facilita nossas vidas, mas também impulsiona mudanças positivas em escala global. 

Prepare-se para um ano emocionante de inovação e descoberta tecnológica!

Robotização no varejo