A temporada de festas e eventos do final do ano é uma grande oportunidade para os varejistas, além de aumentarem as vendas, deixarem uma impressão duradoura nos clientes, o que pode se traduzir em fidelidade e prosperidade nos negócios ao longo do ano.

Como muitos sabem, essa época pode ser desafiadora para varejistas e atacadistas que precisam se adaptar a picos repentinos de pedidos. Mesmo com a melhor previsão e planejamento, flutuações na demanda e surpresas inesperadas podem causar grandes conflitos nas operações.

E para deixar essa história um pouco mais complexa, ainda temos o ambiente virtual, em que as compras online se tornaram parte do dia a dia do shopper. O processo de compra online é apenas o começo de uma série de etapas necessárias para garantir uma experiência satisfatória ao cliente. As marcas precisam ser muito eficientes na hora de coletar, embalar, enviar e entregar produtos no prazo durante a temporada de festas.

Enquanto a internet tornou as compras convenientes para os compradores, as lojas físicas ainda oferecem a vantagem de permitir que os clientes interajam fisicamente com os produtos antes da compra. No entanto, picos imprevistos na demanda podem criar desafios significativos para a distribuição de produtos.

E para garantir um final de ano bem-sucedido, é muito importante identificar os gargalos potenciais na sua operação, prevenir imprevistos no estoque e na oferta e também maximizar as oportunidades de venda.

Confira abaixo cinco dicas para Diminuir os Gargalos na Operação do seu Supermercado durante a época de festas de fim de ano.

Força de trabalho:

Escassez de funcionários ou colaboradores não adequadamente treinados pode atrasar os principais processos da loja e da distribuição. Mesmo com uma equipe completa, fluxos de trabalho ineficientes podem criar a percepção de falta de pessoal, mas implementar automação para ajudar em uma escassez de trabalhadores humanos pode aprimorar a eficiência.

Excesso de estoque e desorganização:

Gerenciamento ineficiente de estoque, armazenamento lotado ou espaços de trabalho desorganizados podem atrapalhar o cumprimento de pedidos e causar atrasos aos clientes. Em várias etapas de produção, expedição e armazenamento, qualquer interrupção no fluxo logístico pode resultar em um excesso de suprimentos e estoque nos departamentos anteriores.

Procure trabalhar com um sistema robusto de gestão de estoque para rastrear e gerenciar com precisão os níveis de estoque, enquanto também revisa regularmente e otimiza processos de compras para alinhá-los com a demanda real.

Moral dos funcionários:

Baixa moral dos funcionários pode prejudicar as operações, resultando em problemas como atrasos, trabalho em equipe deficiente, falta de comunicação e evitação de responsabilidades.

Fornecer aos trabalhadores melhores equipamentos e ambientes de trabalho pode reduzir o estresse e melhorar a moral geral, criando um ambiente de trabalho mais produtivo e eficiente.

Linhas de coleta e embalagem:

Estações de packing têm uma capacidade limitada, tornando desafiador lidar com um aumento repentino de pedidos durante a temporada de festas.

Durante esses períodos em que a demanda pode aumentar rapidamente, é crucial ter uma compreensão clara do volume diário esperado e considerar soluções alternativas para eliminar atrasos na reposição dos itens dentro da loja e também no picking e packing dos itens do e-commerce.

Mão de obra:

Encontrar pessoal qualificado durante a correria das festas costuma ser um grande desafio. A dificuldade de recrutar, treinar, agendar e gerenciar trabalhadores de forma eficiente pode impactar negativamente os lucros.

Considere reorganizar áreas de trabalho, criar mini linhas de montagem ou implementar estratégias como linhas de “coleta rápida” para os itens mais vendidos para lidar com a falta de pessoal disponível.

Como a tecnologia pode Ajudar

Embora as tecnologias autônomas ofereçam retornos impressionantes, muitos varejistas ainda demonstram hesitação em adotá-las. No entanto, uma tendência em grandes corporações varejistas, como Home Depot, Walmart e Amazon, sugere um futuro em que a automação vem ganhando um papel bem importante.

Por meio de investimentos em soluções automatizadas, os varejistas têm a chance não apenas de aprimorar a eficiência operacional, mas também de aproveitar os talentos e habilidades da força de trabalho existente de forma mais produtiva.

A tecnologia também ajuda muito na hora de analisar os dados e tirar insights preciosos da sua operação.

Quando se tem dados sobre a previsão de demanda de lojas é possível tomar decisões que visam o aumento das vendas, como por exemplo, promoções, reforçar estoques, etc.

Quando se adota um bom sistema de gestão empresarial (ERP) é possível contar com funcionalidades que permitem o aumento das vendas de forma sustentável. O Bluesoft ERP oferece em seu módulo de Business Intelligence (BI) por exemplo:

Lembre-se de que a temporada de festas é uma grande oportunidade para deixar uma impressão duradoura nos clientes. Fornecer um serviço excepcional e trabalhar nos desafios operacionais pode destacar sua marca dos concorrentes.

Ao enfrentar esses desafios e implementar mudanças operacionais eficazes, você pode tirar o melhor proveito da temporada de festas, garantir uma experiência positiva para seus clientes e claro aumentar as vendas.

O Bluesoft ERP é o software ideal para empresas varejistas e atacadistas/distribuidores de médio e grande porte. Nosso sistema conta com robustos módulos para as mais diversas operações, atualizações quinzenais com melhorias e novidades e ainda um poderoso BI: o Bluesoft Intelligence. Diminuir os Gargalos no seu supermercado, é com o Bluesoft ERP!

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