Todos os anos, desde a popularização da Black Friday no Brasil, existem infinitas dicas de como o consumidor pode ficar atento se as ofertas oferecidas são reais ou o popularmente conhecido “metade do dobro”. As temidas fraudes na Black Friday. 

Porém, é importante ressaltar que não é apenas o consumidor que está exposto durante essa época. O varejista que deseja realizar promoções em sua loja também está suscetível a inúmeros golpes, sejam pagamentos falsos até mesmo phishing. 

Por isso, decidimos separar 5 dicas para o varejista estar atento durante o período de Black Friday e também para as festas de final de ano, pois o comércio nunca para.

5 tipos de fraudes que podem acontecer com o varejista:

Pagamento falso/Pix agendado

O Pix veio como uma facilidade tanto para o lado do consumidor quanto para o lado do varejista, porém, junto com ele também vieram algumas dores de cabeça de falsos pagamentos que é quando o golpista envia comprovantes falsos, com adulteração de dados. Nestes casos os “clientes” podem até forçar o lojista a entregar antes da compensação do pagamento.

Clonagem de cartão

Quem é do ramo varejista com certeza já teve que lidar com situações de cartões clonados. Nesse caso, não é apenas o comerciante que é prejudicado, mas também, o dono dos dados roubados, pois terá que resolver todos os trâmites.

Phishing

Neste caso os dois lados também saem prejudicados, pois criminosos criam sites falsos (podendo ser uma cópia de algum comércio) ou enviam links para páginas falsas de marcas famosas com o objetivo de roubar dados sensíveis de consumidores.

Sequestro de estoque

Criminosos podem realizar pedidos falsos, bloqueando produtos para outros clientes e causando prejuízos. Geralmente, optam pela opção de pagamento via boleto bancário, que possui um prazo de vencimento curto.

Invasão no servidor

Infratores podem explorar falhas no servidor da sua empresa para obter acesso a dados pessoais e bancários dos seus clientes. Isso não apenas acarreta em perdas financeiras, mas também abala a confiança dos clientes na sua marca.

Mas o que fazer para se proteger? 

Caso você sinta que seu negócio está ameaçado, existem alguns investimentos a serem feitos com o objetivo de manter tudo perfeitamente seguro.

Invista em cibersegurança

Certifique-se que o serviço de hospedagem do seu site é confiável e obtenha um certificado de segurança SSL, essencial para proteger os dados de seus clientes. Considere utilizar um e-commerce que oferece protocolos de segurança, como o Bluesoft e-commerce.

Atente-se aos canais de comunicação

Tenha profissionais responsáveis por monitorar diariamente sua marca através de aplicativos de mensagens, redes sociais e e-mails, sempre verificando possíveis movimentações suspeitas.

Valide todos os dados de clientes

Utilize um sistema de verificação de identidade para garantir que os clientes de seu e-commerce sejam reais e que os detalhes de pagamento correspondam ao comprador.

Desconfie de pedidos suspeitos

Acompanhe o valor médio das compras e fique atento a pedidos que estejam consideravelmente acima ou abaixo da média, pois isso pode indicar atividades fraudulentas. Mantenha vigilância em relação a e-mails, mensagens ou ligações incomuns. Criminosos frequentemente empregam táticas alarmantes para induzir ao erro. Jamais compartilhe informações sensíveis em mensagens ou chamadas provenientes de outras empresas.

Conclusão

Segurança com nosso negócio nunca é demais, precisamos estar atentos constantemente com novas tecnologias que podem tanto nos beneficiar quanto nos prejudicar, por isso, se faz importante ter um sistema que está sempre muito bem atualizado e seguro, para que assim, o lojista, não passe futuras dores de cabeça.

Caso você ainda esteja em dúvida do que fazer para tornar suas compras mais seguras para a Black Friday, a Bluesoft conta com um sistema 100% em Cloud,  pioneira em trazer para o mercado brasileiro o Software como Serviço. Ou seja, cuidamos de toda a infraestrutura, segurança e backups.

E para ajudar você, supermercadista, a se preparar para essa revolução no setor, criamos o eBook “Domine a Black Friday: 10 Estratégias para Turbinar seu E-commerce“. Nosso objetivo é fornecer dicas práticas e insights que o ajudarão a se adaptar a esse novo cenário.

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