Quando se trabalha com Varejo conhece as dores de cabeça de se trabalhar com sazonalidade, afinal, nem todos os meses serão igualmente movimentados dentro do comércio. Existem algumas estratégias que podem ser utilizadas para contornar os períodos de menor movimento, evitando assim, grandes prejuízos.

O que é sazonalidade?

Este termo refere-se a um ciclo repetitivo que acontece anualmente. Quando se fala do Varejo significa que são os períodos de variação da movimentação dentro das lojas. Diversos fatores influenciam a sazonalidade no comércio, como por exemplo:

  • datas comemorativas
  • condições climáticas
  • período de férias 
  • volume de contas no ínicio do ano

Para conseguir lidar com a sazonalidade, muitos varejistas trabalham com uma breve previsão dos acontecimentos anuais, construindo um plano de ação que varia de acordo com o comércio e o comportamento do consumidor.

Como identificar os melhores e os piores meses?

A Serasa Experian realizou um levantamento indicando que dezembro é o período mais aquecido para as vendas. Considerando o ano de 2022, o final do ano está sendo muito importante para o varejo, visto que grandes eventos como Black Friday, Copa do Mundo e Natal estão acontecendo quase que simultaneamente. Como consequência, muitas pessoas acabaram indo atrás de itens essenciais para as festividades.

É importante ressaltar que as flutuações da sazonalidade não ocorrem igualmente em todos os setores do varejo, pois acaba dependendo muito do comportamento do consumidor.

Como lidar com as oscilações sazonais?

Para entender a melhor estratégia para tempos mais complicados é necessário que o comércio analise os ciclos do setor de atuação, seu histórico de vendas dos últimos anos e, novamente, analisar o comportamento do consumidor durante aquele período.

Faça a distribuição de estoque sob demanda

Quando se fala de vendas sazonais, o acompanhamento de dados é extremamente importante, pois é necessário se trabalhar de maneira orientada e tomar como base informações que sejam concretas e que possam mostrar as reais necessidades do consumidor em diferentes situações. 

É importante considerar que, em períodos de sazonalidade, é natural que o varejo opere com estoques mais elevados, já se preparando para o incremento na demanda. No entanto, embora o estoque em excesso seja uma realidade das vendas sazonais, ainda assim é preciso acompanhar a dinâmica de consumo em diferentes PDVs, por exemplo.

Isso porque, embora o varejo seja capaz de prever que um determinado produto será mais procurado em uma época do ano, nem sempre é possível prever como esse aumento de demanda será distribuído entre as lojas. Assim, um PDV pode ter um incremento mais significativo, necessitando de um estoque maior ou de uma reposição mais ágil, enquanto em outro o aumento pode ser mais moderado.

Prepare sua equipe

Alguns períodos, como Natal, exigem que determinados setores do varejo reestruturem seus processos logísticos, por conta do grande aumento da demanda. Por isso, é necessário que os funcionários estejam preparados para atender a nova rotina com funções como:

  • acelerar a reposição de mercadorias
  • ajustar os estoques considerando a demanda
  • atuar em vários canais de comunicação
  • entender o novo layout do espaço

O varejista precisa estar atento com as sazonalidades durante o ano inteiro, pois, as vendas têm potencial de gerar alterações na dinâmica de consumo, aumentando a procura sobre determinados itens e reduzindo-a para outros. 

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