Não há nada pior do que ter surpresas ruins nas suas finanças ao final de um período. Para evitar essas situações e obter maior controle, considere utilizar o Fluxo de Caixa para Tomadas de Decisões.

Por que utilizar o Fluxo de Caixa na minha empresa?

Com o Fluxo de Caixa é possível saber, com antecedência, quando haverá aumento ou diminuição de recursos financeiros. através do controle das movimentações de entrada e saída de dinheiro.

O controle correto do Fluxo de Caixa permite ter um reflexo realista de todas as movimentações financeiras da sua empresa, considerando Caixa e Bancos. Com base nisso, é possível fazer uma projeção do futuro e assim analisar quando será o melhor momento para se fazer um empréstimo ou um investimento, dar um aumento para os seus funcionários, etc.

Para isso, é importante ter a integração de todos os setores da empresa, realizando atividades como:

  • Registrar todo tipo de movimentação de dinheiro:

    Para obter informações mais realistas do seu fluxo de caixa, é importante registrar toda a movimentação de entrada de dinheiro, tais como: vendas, empréstimos concedidos, retornos de investimentos, etc; Assim como todas as movimentações de saída, como: Pagamentos de Fornecedores, pagamentos de funcionários, empréstimos tomados, impostos, entre outros.

  • Ter a previsão de vendas e recebimentos a curto e longo prazo:

    Com o auxílio da sua equipe de vendas, é possível obter a informação de pedidos de vendas fechados recentemente que serão uma previsão do seu Contas a Receber. Também é possível solicitar junto a sua equipe financeira um relatório do período desejado para verificar outros recebimentos.

  • Ter a previsão de compras e pagamentos a curto e longo prazo:

    Com auxílio da sua equipe de compras e operações, é possível prever quando será necessário repor os estoques e portanto, realizar novos pedidos de compras, o que dará uma previsão do seu Contas a Pagar. Também é possível solicitar um relatório de outros pagamentos do período.

Como o Fluxo de Caixa pode me auxiliar na tomada de decisão?

Quando se tem todos os movimentos registrados, é possível planejar o futuro financeiro da empresa, permitindo a tomada de decisão com base em previsões. Como por exemplo:

  • Se haverá recurso suficiente para cobrir as despesas;
  • Quanto recurso será necessário para se fazer uma compra e se será possível obtê-lo no prazo necessário;
  • Avaliar a viabilidade do comprometimento dos recursos da empresa.
  • Qual o melhor momento para se investir os lucros obtidos;
  • Qual será a melhor data para realizar pagamentos ou outros tipos de saídas do caixa

O Bluesoft ERP oferece hoje as ferramentas necessárias para um controle efetivo do seu Fluxo de Caixa, através de relatórios que permitem acompanhar os resultados das movimentações de caixa, levando em consideração todos os pontos citados acima, graças a sua total integração com todos os módulos, tais como Financeiro, Compras, Vendas, etc. Mantendo sempre as informações atualizadas e realistas.

Quer receber dicas de gestão e os últimos conteúdos da Bluesoft? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.