Com o aumento das vendas online, a segurança nas transações tornou-se uma preocupação não só para os clientes como também para os proprietários de negócios, afinal, a fraude no e-commerce pode levar a perda de dinheiro e uma má reputação da sua empresa. 

Em 2022, um levantamento feito pela ClearSale constatou uma alta de 17,3% no valor de fraudes no e-commerce durante o Dia dos Namorados, somente no estado de São Paulo. Na análise, também se observou que foram impedidos R$ 51 milhões em ações fraudulentas no varejo virtual contra R$ 43 milhões registrados no ano passado.

Por isso, neste artigo, separamos algumas dicas estratégicas para proteger seu negócio contra fraudes no comércio digital. Confira!

Ferramentas de prevenção de fraude

O 3DS 2.0 tem sido uma das principais tecnologias quando falamos em segurança de transações online, nesse caso, para autenticar a identidade do cliente, o sistema usa dados como o histórico de compras do consumidor e a localização do dispositivo utilizado para a transação.

Mas o grande diferencial é a inteligência, caso os dados da transação não sejam suficientes e gerem algum tipo de dúvida sobre a identidade do cliente, o 3DS 2.0 inclui uma etapa adicional de verificação, chamada de “desafio”. 

Sendo assim, pode ser solicitado para o cliente que ele digite um código enviado por SMS, por exemplo. Esse processo ocorre sem que o comprador precise sair da página de checkout da loja, evitando um possível estresse.

De acordo com a gerente de produtos na Mastercard Brasil nos meses de fevereiro a agosto de 2022, as taxas de aprovação de transação com autenticação foram superiores às não autenticadas (86% contra 80%), mostrando como o 3DS 2.0 vem consolidando no e-commerce brasileiro de maneira rápida. 

Aqui na Bluesoft já oferecemos essa integração que além de ajudar a proteger a empresa e seus clientes contra fraudes em transações online também oferece uma experiência de compra mais agradável para os consumidores.

Políticas de troca e devolução

As políticas de troca e devolução são uma parte importante de qualquer negócio, afinal, além de oferecer aos clientes uma experiência positiva de compra, elas também podem ajudar a prevenir fraudes. 

Porém, um ponto para se atentar é o Art. 49. do código de defesa do consumidor, que garante ao cliente o prazo de 7 dias corridos para desistir de qualquer compra, por isso, estar atento a essas práticas pode te ajudar a evitar fraudes no e-commerce:

  1. Verifique a condição dos produtos devolvidos: Antes de finalizar o reembolso ou enviar um produto de substituição, confira a integridade do item e verifique se não é um produto diferente do que foi originalmente comprado.
  2. Exija a embalagem original: Ao exigir que os produtos sejam devolvidos na embalagem original, você pode ajudar a garantir que o item devolvido seja o mesmo que foi enviado.
  3. Registre as informações do cliente: Incluindo nome, endereço, número de telefone e e-mail. Isso facilitará identificar possíveis fraudadores e permitirá que você entre em contato com o cliente, se necessário.
  4. Use serviços de entrega com rastreamento: Isso ajuda a garantir que os itens devolvidos sejam recebidos e registrados corretamente, contendo também informações sobre o status da entrega, por onde passou e quem recebeu, por exemplo.

Em resumo, as fraudes no e-commerce são uma ameaça real para empresas que vendem produtos online. Por isso, mantenha-se sempre atualizado e atento às tendências e práticas recomendadas no mercado para proteger seu negócio contra ameaças online e proporcionar uma experiência de compra positiva para seus clientes.