Uma das datas mais marcantes, quando o assunto é desconto, é a Black Friday. Sendo natural dos Estados Unidos, essa data marca o início das compras de natal. Por isso, separamos algumas dicas para se preparar para a Black Friday, que acontece sempre na penúltima sexta-feira de novembro.

Confira!

Antes, vamos entender rapidamente como funciona a Black Friday no Brasil

A primeira Black Friday brasileira aconteceu em 2010 e foi totalmente online. De lá para cá, a data foi caindo nas graças dos consumidores e hoje é um pico de vendas para diversos negócios.

Um fato interessante, é que qualquer organização pode utilizar o nome “Black Friday” para criar promoções. Porém, é preciso ficar atento para não fazer dessa data, uma dor de cabeça para seu negócio.

Para que isso não aconteça com você, vale ficar atento às regulações do Procon de seu estado. Em São Paulo, por exemplo, o órgão realiza fiscalizações em sites e lojas físicas. Para se ter ideia, para que um produto seja considerado uma promoção de Black Friday, ele precisa que o desconto seja dado sobre o menor valor praticado pela loja nos últimos 60 dias.

Além disso, o órgão realiza auditorias sempre no preço e, está sempre a disposição do consumidor para lhe amparar em caso de fraude. Clique aqui para conhecer as orientações que o Procon oferece para a população.

Agora sim, as 11 dicas para se preparar para a Black Friday

Como vimos acima o varejista precisa ficar de olho na atenção sobre o constante monitoramento do Procon e a possibilidade do consumidor denunciar seu estabelecimento por conta de promoções falsas. 

Além disso, separamos 11 dicas matadoras, para que os consumidores possam aproveitar da melhor maneira as promoções em seu estabelecimento, enxergando valor e indicando-o para seus amigos e familiares. Elas são:

  • Planeje a Black Friday com antecedência;
  • Tenha foco na negociação com fornecedores;
  • Seja honesto em suas promoções;
  • Planeje muito bem suas campanhas de Marketing;
  • Foco no e-commerce;
  • Use dados para estimular vendas;
  • Reforce seu estoque;
  • Capriche na decoração de seu supermercado;
  • Faça um estudo do perfil do seu cliente
  • Invista no treinamento de sua equipe;
  • Ofereça uma boa experiência de pós-venda;

Abaixo, vamos entender melhor essas dicas!

1 – Planeje a Black Friday com antecedência

Um dos segredos para uma Black Friday de sucesso é se programar com bastante antecedência. Se essa é sua primeira participação nessa data, vale a pena trabalhar com antecedência, sem deixar para a última hora seu planejamento. 

Para te ajudar nesse desafio, coloque todas as áreas da empresa (marketing, logística, comercial, estoque e tecnologia) para trabalhem juntas. 

Pense que essa data pode ser seu primeiro contato com muitos clientes. Por isso é extremamente importante oferecer uma experiência de compra muito positiva, superando suas expectativas e transformando-os em clientes recorrentes.

2 – Tenha foco na negociação com fornecedores

Todo varejista sabe que uma boa negociação com fornecedores é o caminho para oferecer preços mais baixos. Na Black Friday, um desconto para ser bom precisa ser agressivo e isso nasce de uma boa negociação.

Por isso a negociação com seus fornecedores é importante. Afinal, ela permite que você não reduza sua margem de lucro. Além disso, os fornecedores provavelmente já conhecem a data e sua importância para o varejo, se preparando para oferecer os produtos com bons preços.

Para te ajudar melhor nesse ponto, confira o post que fizemos com 9 Dicas para fazer a seleção dos seus fornecedores e negociar melhor!

3 – Seja honesto em suas promoções

Logo no começo da Black Friday aqui no Brasil, em meados de 2012, uma expressão ficou bastante famosa, a “Black Fraude”. Isso porque muitos consumidores estavam ansiosos, aguardando o desconto e ele simplesmente não aconteceu. 

Até por isso o Procon criou uma regulamentação, de que para um produto ser considerado uma promoção de Black Friday, ele precisa que o desconto seja dado sobre o menor valor praticado pela loja nos últimos 60 dias.

Por isso, para espantar esse pensamento dos seus consumidores, capriche nas ofertas. Vale lembrar também que as palavras promoção, descontos de até X%, OFF, sempre acompanhadas do número do desconto, aumenta o desejo de consumo das pessoas. 

E se lembre de caprichar no desconto. Afinal, oferecer um desconto de 5% ou 10% não irá atrair o consumidor.

Por isso, capriche na negociação com seus fornecedores para oferecer o melhor desconto possível para seus clientes!

4 – Planeje muito bem suas campanhas de Marketing

Como falamos acima, a Black Friday nasceu no digital. Por isso, ter o planejamento de sua comunicação para essa data feito antes de novembro é essencial para seu sucesso.

Logo, defina quais serão os anúncios, onde eles serão veiculados, qual será a promoção, quantos e-mails marketing você irá enviar, seu investimento total em mídia, e muito mais.

Nesse ponto, é importantíssimo trabalhar com os dados que você possui para oferecer as melhores promoções, direcionando elas para o público correto. 

Além disso, outra estratégia que pode ser muito positiva, é o de criar uma lista VIP com seus consumidores recorrentes. Um dos benefícios que você pode oferecer para eles, é um desconto maior. Até mesmo um cupom de desconto pode ser disponibilizado para seus clientes VIP.

Isso com certeza fará com que ele se sinta honrado e resolva aproveitar esse descontinho especial!

5 – Foco no e-commerce

Hoje a Black Friday é uma data importante para o varejo no geral. Por isso, capriche na loja física e no e-commerce também.

Invista no seu site para que seu cliente tenha uma experiência de compra fluida e de fácil navegação, seja no computador ou no smartphone. 

Por isso, torna-se cada vez mais importante investir no Mobile Commerce, que é um movimento em ascensão no Brasil e no mundo.

Além disso, um e-commerce é uma ótima ferramenta para criar uma base de clientes. Inclusive, com esses dados é possível divulgar promoções para os cadastrados com antecedência.

Outro ponto nessa estratégia é quando o e-commerce do Supermercado conta com um aplicativo. Nesse modelo, é possível até mesmo enviar notificações para os clientes para atrair sua atenção.

Para te ajudar nesse desafio, baixe nosso ebook E-Commerce para Supermercadistas e tenha sucesso nessa data.

6 – Use dados para estimular vendas

Quando se tem dados sobre a previsão de demanda de lojas é possível tomar decisões que visam o aumento das vendas, como, por exemplo, promoções, reforçar estoques, etc. 

Logo, quando temos um bom sistema de gestão empresarial (ERP) é possível contar com funcionalidades que permitem o aumento das vendas de forma sustentável. O Bluesoft ERP, por exemplo, oferece em seu módulo de Business Intelligence (BI), por exemplo:

Por isso, conte sempre com a melhor plataforma para coleta e gestão de seus dados. Ela te oferece um ganho enorme e permite que suas promoções sejam cada vez mais assertivas.

7 – Reforce seu estoque

Um planejamento bem-feito, engloba reforçar o seu estoque para essa data importante do comércio que é a Black Friday. Afinal, de que adianta criar ótimas promoções, se o seu estoque se esgotar rapidamente?

Por isso, é importante saber quais são os produtos com maior saída, as preferências do seu consumidor e reforçar o seu estoque de acordo com as mercadorias escolhidas.

8 – Capriche na decoração de seu supermercado

A decoração de sua loja é essencial para chamar a atenção daqueles clientes que estão passando em frente e ainda não a conhecem.

Por isso que investir em cartazes, banners e até mesmo em algo para chamar a atenção do consumidor é sempre positivo.

Além disso, dar para sua equipe um uniforme personalizado para a Black Friday também é um diferencial. Afinal, dessa forma seus clientes também notam que houve um planejamento para essa data especial, aumentando a confiança em suas promoções.

9 – Faça um estudo do perfil do seu cliente

Realizar um estudo dos perfis de clientes que você possui, permite que você ofereça promoções distintas para eles. Isso é possível utilizando as estratégias de marketing digital, como o e-mail marketing, o SMS personalizado e até mesmo os anúncios direcionados para clientes em potencial com interesse em produtos para a barba, por exemplo.

Por isso, é importantíssimo traçar os perfis dos clientes e oferecer ofertas personalizadas para eles. Dessa forma, a possibilidade de que você fidelize um desses consumidores é altíssima.

10 – Invista no treinamento de sua equipe

Com o seu estoque preparado, suas campanhas de marketing alinhadas e o perfil do seu cliente traçado, não investir no atendimento que a sua equipe presta a ele pode ser um tiro no pé.

Por isso, é de suma importância que sua equipe de vendas mantenha a qualidade já prestada em dias normais. Lembre-se sempre de dar uma atenção especial para o cliente. Além disso, garanta que a experiência de compra seja a melhor possível para ele, criando assim uma maneira de fidelizá-lo em sua loja.

11 – Ofereça uma boa experiência de pós-venda

E por último, mas não menos importante, é oferecer uma experiência de pós-venda positiva para o seu cliente. Afinal, quando falamos em atendimento, estamos falando em tudo que engloba ele, desde a atração, até o pós-venda. 

Por isso, contar com uma boa equipe de SAC, que seja prestativa e ágil é fundamental. Além disso, é fundamental oferecer uma boa experiência caso o seu cliente deseje trocar o produto. Até porque, isso também faz parte da sua jornada de compra e conta vários pontos positivos para ele.

Conclusão

Espero que tenha ficado claro a importância de se planejar para oferecer as melhores ofertas para seus consumidores na Black Friday. Além disso, é sempre importante investir cada vez mais no Mobile Commerce, afinal, esse tipo de forma de compra está cada vez mais em alta.

Aproveite bastante as 11 dicas e tenha ótimos resultados na Black Friday.

Boas vendas!