NO 12 DE NOVEMBRO É CELEBRADO O DIA NACIONAL DO SUPERMERCADO OU DIA DO SUPERMERCADISTA.

Considerada atividade essencial da economia, em 2020, o supermercado tornou-se ainda mais presente e relevante na vida da população brasileira. O dia nacional do supermercado celebrado no dia 12 de novembro, porque justamente nesta data, em 1968, a Lei 7.208 definiu e regulamentou a atividade supermercadista no País. Nesse mesmo ano foi fundada a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e de lá para cá, a data passou a ser comemorada.

A Bluesoft tem orgulho de poder contribuir e fazer a diferença positiva na vida das pessoas deste setor por meio da tecnologia. Mais uma vez queremos parabenizar todos os Supermercados pelo Dia Nacional do Supermercado, neste 12 de novembro, e reafirmamos o nosso compromisso de trabalhar pelo crescimento econômico e institucional do setor supermercadista, provendo sistemas integrados que facilitam o dia-a-dia desse setor tão importante para a economia brasileira.

Aproveitamos o momento para entrevistar três clientes supermercadistas. Shirley Castanha do Supermercado Castanha, Eduardo Munhoz do Mercadão Atacadista e Fabio Hiroyuki do Grupo Chama.

Confira as repostas:

Shirlei Castanha, Supermercado Castanha

“A intensidade do supermercado no cotidiano das pessoas, valida a comemoração de uma data para chamar de sua “O Dia Do Supermercado. O supermercado que abre suas portas e atende com maestro a todos e todos os dias. Consegue sempre superar muitas turbulências, políticas econômicas e sociais do país e até reflexos causados por fatores internacionais.
O setor é apaixonado pelo atendimento, sempre acredita que qualquer dificuldade que seja, há sempre uma solução. Nós do Supermercado Castanha amamos o supermercado”.

Eduardo Munhoz, Mercadão Atacadista

“Dia 12 de novembro é o dia do Supermercado, dia que devemos comemorar sob todos os pontos de vista, pois o Supermercado nos últimos 40 anos vem exercendo um importante papel para a distribuição de alimentos perecíveis e não perecíveis em todos os municípios do Brasil, as vezes crucificado como em planos econômicos mirabolantes com tabelamento de preços e outras tantas vezes aclamado pelo atendimento na época da pandemia. Diante de tantas incertezas e instabilidades econômicas que o país atravessa nestes últimos 40 anos o Supermercado sempre se reinventa e cumpre seu papel diante da sociedade. Vamos todos torcer para que tanto o cenário econômico e social futuro nos permita continuar exercendo com dignidade e presteza essa grande tarefa de sermos os agentes da distribuição alimentar a todos os Brasileiros! Feliz dia do Supermercado!”

Fabio Hiroyuki, Grupo Chama

“E como você enxerga esse mercado para o ano de 2023?Para o Grupo Chama, a criação do Dia dos Supermercados marca o reconhecimento de um setor que é um dos mais importantes da nossa economia. Representa a valorização de todas as pessoas que trabalham nesse setor e mostra que a sua essencialidade fez toda a diferença para a população, durante a pandemia da Covid-19. Essa data é um marco na história dos supermercados no Brasil e servirá para fortalecer ainda mais a nossa classe.Todos os dias temos inúmeros desafios na gestão de nossas lojas, mas posso destacar que um dos maiores seria conciliar a satisfação de nossos clientes, com a eficiência na operação, visando rentabilizar o negócio para continuar crescendo, diante de uma concorrência cada vez mais diversificada. Acredito que o ano de 2023 ainda será bastante desafiador não só para o nosso setor como para toda a economia. Contudo, acho que o nível de emprego continuará melhorando e isso, somado ao reforço do auxílio assistencial do governo, trará boas oportunidades de crescimento para os supermercado.”

uma iniciativa abras

Portanto, teremos duas comemorações, uma voltada somente para o setor, com comemorações internas, e outra esta data de especial importância para o calendário promocional brasileiro, o Dia dos Supermercados

Pensando em ampliar esta data e celebrar este dia junto aos consumidores a ABRAS decidiu além do tradicional jantar, criar o Dia dos Supermercados

Com o tema “Vamos Celebrar Juntos”, o dia será voltado para ofertas, comemorações e ações específicas para trazer o melhor do varejo para os seus clientes, e será realizado todo segundo sábado do mês de novembro.

Para este ano, a ABRAS espera que a adesão chegue a 50% dos supermercados e cresça nas edições futuras. Será uma data de grande impacto, como as já conhecidas Páscoa, o Dia das Mães e o Natal.