O EDI para supermercados é o software responsável por fazer toda a troca de informações entre sua empresa e seus fornecedores. Esse tipo de tecnologia permite melhorar a eficiência de seus processos, além de trazer uma agilidade estratégica para algumas áreas da sua empresa.

Portanto, para te ajudar a entender melhor a importância dele, para sua operação, criamos o texto a seguir. Nele, destrinchamos mais sobre o EDI para Supermercados e te mostramos como ele consegue te ajudar a ter mais agilidade e eficiência em seus processos. Confira!

Afinal, o que é o EDI?

O EDI, ou Eletronic Data Interchange, é o software responsável por fazer o tráfego eletrônico de documentos entre os participantes de uma cadeia de suprimentos. Ele possui funcionalidades divididas de acordo com o processo e as informações que trafegam dentro dele. 

Além disso, essa tecnologia permite que você realize a troca de informações entre seu sistema e o fornecedor de forma mais segura e ágil. Dessa forma, é possível ter um desempenho cada vez melhor do seu supply chain.

Vale destacar também que o EDI é totalmente escalável. Ou seja, ele consegue acompanhar o seu ritmo de crescimento e se adapta a sua realidade.

Agora, vamos entender melhor sobre quais setores do seu supermercado podem se beneficiar do uso do EDI.

Quais os principais usos do EDI em seu Supermercado?

Quando pensamos em utilizar o EDI para Supermercados, estamos buscando ter mais velocidade na tomada de decisões, maior rastreabilidade e uma automatização dos nossos processos. Tendo isso em vista, destacamos os principais usos do EDI em sua operação. Eles são:

  • Mercantil, software responsável pelos pedidos de compra e venda;
  • Bancário, utilizado principalmente para o pagamento e recebimento de títulos;
  • Cartões, é utilizado para auxiliar o recebimento de resumos de venda e/ou ordem de crédito entre o supermercado e a administradora do cartão; 
  • Logístico, sistema ideal para controlar o pagamento de frete às transportadoras de cargas.

Abaixo, vamos entender melhor sobre eles.

EDI Mercantil

Envolvendo todos os fornecedores e clientes de uma cadeia de suprimentos, o EDI Mercantil é responsável pela integração entre as duas pontas do sistema. Além disso, ele proporciona a troca de documentos entre eles como pedidos de compra, notas fiscais, confirmações e alterações de pedidos e contestações (quando existe alguma inconsistência nas notas emitidas).

Vale destacar que todos esses passos são disponibilizados no seu ERP, de forma automática. Isso exclui o trabalho de digitar e incluir as informações recebidas no seu programa. Além disso, ele garante que os dados incluídos, estão corretos, tendo uma maior consistência entre eles e, permitindo sua conferência via internet.

O EDI Mercantil funciona da seguinte maneira: as solicitações de compra são enviadas ao seu fornecedor por meio do EDI. Eles receberão esses pedidos dentro do software, utilizados para realizar sua gestão empresarial.

Dessa forma, utiliza-se um único canal entre cliente e fornecedor. Podendo então responder ao comprador todos os dados necessários para que ele consiga preparar a logística de recebimento e estoque. 

Além disso, todas as notas fiscais referente ao atendimento realizado também são enviadas dentro do EDI, facilitando a vida tanto do comprador, como do fornecedor.

Após esse passo, um ERP que conte com o módulo do EDI Mercantil permite que você realize todo o rastreamento da entrega de forma simples em seu ambiente. Isso faz com que você não se perca em seus e-mails, por exemplo, te dando maior rastreabilidade e auxiliando sua equipe de compradores, que não precisa parar tudo o que está fazendo, para cobrar os fornecedores.

EDI Bancário

O EDI Bancário permite que você automatize seus processos tradicionais de pagamentos e cobranças, além das operações bancárias que você realiza em sua operação.

Com o EDI Bancário, você possui mais segurança em sua operação, uma vez que ele possibilita maior precisão para ordenar, receber e enviar informações para os bancos. Isso evita os extravios e perda de dados, além de fazer com que você não precise compartilhar dados importantes, como sua senha ou até mesmo o token.

Além de todo esse aumento na segurança, ele permite que você automatize os lançamentos de informações como taxas e tarifas bancárias, que muitas vezes passam despercebidas. Também é possível realizar a conciliação bancária automática, que é feita sempre que você recebe os extratos do banco. Isso permite que o supermercadista tenha um controle real da sua situação financeira de forma rápida e simples.

EDI de Cartões

Com a popularização do pagamento em cartões de débito e crédito, a complexidade do controle dos recebidos para o lojista fica cada vez maior. Por isso, contar com uma solução de EDI de Cartões é o ideal. 

Afinal, ele automatiza seus processos e torna seu controle mais simples e eficaz. Essa administração é feita através de dois processos: a conciliação e a baixa.

A conciliação é resulta na comparação das vendas registradas com cartões e o que a autorizadora do cartão registrou. Já a baixa, consiste em verificar as bandeiras que foram depositados pela autorizadora na conta bancária, conforme as datas de negociação, verificando também se as taxas aplicadas estão corretas.

Imagina a complexidade de realizar todo esse procedimento na mão? Com diversos PDVs, esse processo seria trabalhoso e passível de muitos erros. Por isso que, contar com um ERP para realizar esse trabalho é essencial para você.

Afinal, com o sistema de gestão, você consegue automatizar esse processo. Isso permite que você tenha maior eficácia e segurança dos seus dados, além de reduzir seus custos com a centralização das informações. 

EDI Logístico

A logística hoje em dia é um dos departamentos chave do seu supermercado. Afinal, ela não envolve apenas os conceitos de transporte e armazenamento. 

Quando falamos de logística, temos que considerar que ter o seu produto disponível em sua gôndola, com a quantidade correta dele em estoque, também faz parte da sua operação.

Tendo isso em mente, quanto mais tecnologia tivermos para facilitar o trabalho dos seus operadores logísticos, mais eficácia essa área terá em seu supermercado.

Afinal, ter disponíveis as informações de coleta, acomodação, movimentação, os cuidados especiais com a carga e o seu status de transporte, de forma rápido, faz toda a diferença para o dia a dia de sua operação.

Por isso a importância de contar com o EDI Logístico. Afinal, ele te assegura um controle rígido sobre o que está trafegando para garantir recebimentos no prazo e também otimizar custos.

Outro grande benefício desse módulo, é a facilidade de realizar batimentos, ou seja, comparações de um documento com o outro para identificar inconsistências.

Por esses e outros motivos que modernizar a comunicação com as transportadoras e operadoras logísticas podem aperfeiçoar o desempenho e acelerar o fluxo da operação da sua empresa.

Conclusão

Espero que tenha ficado claro a importância do EDI para Supermercados e como ele faz a diferença para a sua operação!

Afinal, como pudemos ver, contar com um sistema de gestão que tenha um módulo de EDI para Supermercados, completo, como o Bluesoft ERP, acaba se tornando em um diferencial para seu supermercado.

Além disso, o uso do EDI te oferece uma possibilidade de focar em outros departamentos da sua empresa. Isso possibilita que você tenha uma operação cada vez mais estratégica, possibilitando que você tenha cada vez mais lucro em seu supermercado.