O setor varejista é popularmente conhecido por ser um setor de concorrência constante entre marcas e empresas. Afinal, todos querem ofertar o melhor para o cliente final. Porém, o cenário econômico é muito volátil, consumidores mudam de opinião constantemente, novas tecnologias surgem a todo momento. Então como se manter relevante? Com as parcerias no Varejo!

Apesar de todas essas dores que o varejista passa, existe outro tipo de estratégia que está se mostrando igualmente eficaz na hora de dar destaque no comércio. As parcerias estratégicas têm crescido cada vez mais com o objetivo de superar obstáculos e superar os desafios enfrentados pelo varejo.

Ao invés de enfrentar as dificuldades sozinhos, os varejistas podem buscar a colaboração com outras empresas, seja compartilhando recursos, conhecimentos ou habilidades. Essas parcerias podem ser formadas por empresas do mesmo setor, como fornecedores, distribuidores ou concorrentes, bem como com empresas de setores diferentes que possam trazer novas perspectivas e soluções.

Vantagens das parcerias no varejo estratégicas

Inovação e diversificação

Através de parcerias, é possível obter acesso a novas tecnologias, produtos e serviços que acrescentam valor à oferta já existente. Essa inovação e diversificação desempenham um papel crucial em manter o setor varejista relevante e atraente para os consumidores.

Reduzir custos e riscos

Ao compartilhar recursos e conhecimentos, as empresas têm a capacidade de diminuir custos operacionais e mitigar riscos financeiros. Como ilustração, um varejista pode estabelecer uma parceria com um especialista logístico para aprimorar a eficiência da cadeia de suprimentos e cortar despesas relacionadas ao transporte.

Ampliação do alcance e público-alvo

Através de parcerias, os varejistas conseguem adentrar novos mercados e atingir públicos previamente inacessíveis, expandindo sua base de clientes. A título de exemplo, uma loja física pode estabelecer uma parceria com um marketplace online para atingir clientes em âmbito nacional e até mesmo internacional.

Experiência do cliente aprimorada

Todo varejista sabe como é importante ter foco na experiência do cliente, afinal, isso fará toda a diferença entre ele decidir retornar à sua loja ou não. Parcerias são capazes de proporcionar uma experiência completa e personalizada, pois poderá combinar diferentes competências para atender às necessidades dos consumidores.

Exemplos de parcerias que deram certo

Google e Target

No ano de 2017, a Target anunciou sua parceria com a empresa Google em uma iniciativa que permitiria aos consumidores fazer compras através do Google Express. Quem possuía o sistema Google Home poderia integrar juntamente com o cartão de pagamento da Target, o REDcard. Isso permitia os consumidores fazerem compras, entrar em contato com o suporte e outras coisas apenas pelo comando de voz.

Spotify e Starbucks

Em 2015, a gigante Starbucks realizou uma parceria com a Spotify que integrava os usuários do aplicativo de música ao programa de fidelidade My Rewards da Starbucks. Os clientes podiam usar os aplicativos de maneira conjunta para ver qual música estava tocando no local e adicioná-la a suas listas do Spotify. O objetivo da Starbucks era atrair o público apaixonado por música e fazer com que este aderisse ao programa de fidelidade. Já para a Spotify, recebeu novas assinaturas, uma vez que membros da Starbucks que se inscreveram para uma conta paga recebiam pontos de fidelidade extras.

Sherwin-Williams e Cerâmica Barn

Quem já reformou um cômodo sabe o pequeno prazer que dá quando os objetos e cores estão em perfeita harmonia. Foi pensando nisso que a Pottery Barn e suas marcas irmãs fizeram uma parceria com a Sherwin-Williams para criar paletas de pintura que combinem com os móveis domésticos dos varejistas. Isso fez com que os compradores pudessem se inspirar nas paletas de cores e até mesmo ter em mente como ficaria o cômodo completo.

Eat Smart e Kroger

Muitas pessoas estão buscando uma alimentação mais saudável e foi pensando nisso que a Eat Smart se uniu com a cadeia de supermercados Kroger para lançar dois kits de salada que têm o tema “Sabores do Mundo”. Eles contêm ingredientes que permitem aos consumidores fazer saladas que capturam sabores de diferentes países ao redor do mundo. Os kits de saladas ensacadas são uma categoria em crescimento e a parceria permite à Kroger fazer incursões na mesma. Eat Smart, por outro lado, recebe publicidade e distribuição através de uma grande cadeia de mercearias, uma marca inovadora numa categoria bastante nova.

Entender que o objetivo da parceria deve ser, antes de mais nada, que o varejista entenda qual métrica ele deseja influenciar, entender o que quer alcançar. Podendo ser o crescimento da lista de e-mails, alcance em redes sociais, conquistar novos clientes, aumento de vendas etc. A ideia é que cada lado da parceria tenha um benefício diferente.

As parcerias estratégicas têm o potencial de aliviar muitas das dificuldades enfrentadas pelo setor varejista, capacitando as empresas a abordarem os desafios de maneira coletiva e inovadora. 

Ao unir forças com parceiros apropriados, os varejistas podem expandir sua abrangência, aprimorar a experiência do cliente, inovar e reduzir custos operacionais. Adotando essa abordagem colaborativa, o varejo estará mais bem preparado para prosperar em um cenário de negócios constantemente mutável.

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