O varejo é um dos setores mais orientados por dados em todo o mundo. Usar ferramentas de Business Intelligence para entender o comportamento do cliente, estimar e controlar estoque e criar previsões de vendas é um dos grande diferenciais competitivos dos tempos atuais.

O BI ajuda os varejistas a organizar, analisar e contextualizar os dados gerados de toda a empresa. Ele também fornece relatórios, medidas de desempenho e tendências que ajudam as empresas a tomar decisões mais inteligentes.

Com o mercado mundial de software de business intelligence e business analytics previsto para atingir 17,45 bilhões de dólares em 2024, nem é preciso dizer que o BI pode beneficiar muito o setor varejista.

A inteligência de negócios permite que os varejistas aproveitem as novas oportunidades para prever vendas e entender o potencial do mercado, assim como, seus clientes em um nível mais profundo.

O papel do Business Intelligence no setor varejista

O setor varejista está mais competitivo e acelerado do que nunca e, quando se trata de ficar à frente da concorrência, não existe muito espaço para se destacar.

Contar com um Business Intelingece pode ajudar a entender como os clientes interagem com as suas lojas fisicas e e-commerce e essas informações podem ser usadas para aprimorar a experiência de compra dos clientes.

Com essa inteligência, os varejistas também podem tomar decisões mais eficientes com base no comportamento do cliente. Os dados podem ser visualizados em tempo real, permitindo que as empresas façam alterações nas ofertas de mercadorias ou ajustem os preços rapidamente.

Também podem usar o BI para equilibrar o estoque entre o estoque on-line e na loja e fornecer opções de delivery mais económicas, como retirada na loja ou compra on-line.

O maior acesso aos dados operacionais e da base de clientes também ajuda as empresas criarem uma experiência mais consistente em todos os canais. Além disso, o BI ajuda a prever o nível de estoque para que os compradores possam antecipar os pedidos e tomar melhores decisões de merchandising e acordos comerciais.

Outro ponto que as ferramentas de Business Intelligence podem ajudar é no Marketing.

Com muitas ferramentas de mídia social e plataformas de marketing disponíveis, o marketing se tornou uma indústria cada vez mais orientada por dados. No entanto, para obter o melhor resultado de uma estratégia de marketing, as empresas precisam contar com um sistema que possa fornecer informações úteis e analisar dados sobre o comportamento de compra dos consumidores. E é aqui que as ferramentas de BI entram em ação. Eles tornam as estratégias de marketing de uma empresa mais eficazes.

Ao usar a análise de BI também para o marketing, as empresas obtêm informações detalhadas sobre as preferências, interesses e atitudes de seus clientes. Esses insights podem ajudar na projeção de campanhas de marketing e anuncios nas plataformas certas.

O BI também pode ajudar a melhorar toda cadeia de suprimentos. Atuamente elas estão mais complexas à medida que os varejistas aumentam seus portifólios de produtos e envolvem mais indústrias. O abastecimento de mercadorias, bem como os diferentes canais de distribuição, tornam a cadeia de suprimentos no varejo mais complexa e que podem acarretar falhas e baixo desempenho.

Com a ajuda do BI no varejo, os principais insights podem ser obtidos nas operações do dia-a-dia. Isso permite que os varejistas criem melhores modelos de previsão de Sell-Out, bem como identifiquem os principais gargalos logísticos que devem ser abordados pela equipe de suprimentos para atender aos KPIs organizacionais.

Como o Bluesoft Intelligence pode te ajudar?

As vantagens de utilizar uma Plataforma de BI no setor de varejoista são inumeras. Desde oferecer insights claros sobre tendências de negócios até melhorar as experiências do cliente, a implementação do BI pode aprimorar a proficiência do seu negócio.

A Bluesoft disponibiliza as melhores soluções e ferramentas do mercado para seus clientes. Por isso, fechamos parceria com a melhor e mais conceituada empresa de BI do Mundo, segundo “Magic Quadrant for Analytics and Business Intelligence Platforms”: a Tableau.

Assim, por meio de dashboards interativos e relatórios detalhados, é possível inúmeros cruzamentos de informações, otimizando a tomada de decisão e operação da empresa.

Além disso, um diferencial do Bluesoft Intelligence é a possibilidade de criar seus próprios dashboards e ainda publicá-los para serem consultados online por outros usuários e o aplicativo Bluesoft Intelligence está disponível nas plataformas Google Play e iOS.

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