O cenário do comércio eletrônico no Brasil está em constante evolução, e os números falam por si.

A pesquisa feita pela Neotrust revelou que, somente no primeiro mês de 2022, houve um impressionante total de 31,1 milhões de compras online, um aumento de 22% em relação ao ano anterior, com seus 25,5 milhões de pedidos. Essa tendência mostra que o comércio digital não apenas prospera, mas também está moldando a maneira como os consumidores brasileiros fazem suas compras.

O e-commerce consolidou-se como o principal canal de compras no país, atingindo um montante de R$ 169,6 bilhões em transações em 2022, representando um crescimento de 5% em relação a 2021. As projeções da ABComm apontam para um crescimento ainda maior, estimando um aumento de 9,5% em 2023. Nesse contexto de crescimento, surge uma pergunta: como se destacar em meio a um mercado tão competitivo e repleto de opções?

A resposta a essa pergunta tem se tornado cada vez mais clara: a personalização é a chave para o sucesso no comércio eletrônico. 

No Brasil, um exemplo de sucesso que temos é a JustForYou, uma empresa fundada em 2019, que usa inteligência artificial para vender produtos personalizados para diferentes tipos de cabelo. 

Eles vão além das especificações básicas, como, ondulado, liso e cacheado e usam mais de 15 parâmetros para criar uma fórmula ideal para as necessidades de cada consumidor.

Apesar de sempre terem vendido exclusivamente pela internet, a empresa viu o negócio decolar em meio ao avanço da digitalização causada pela pandemia. O resultado foi de um faturamento de R$ 8 milhões em um ano, sem contar com o crescimento de 22 vezes em tamanho e contratações. 

A logística também faz parte da sua estratégia de fidelização, hoje, 85% dos kits disponíveis são levados para as transportadoras no mesmo dia em que são fabricados, caso o consumidor more em São Paulo, a entrega acontece no dia seguinte. 

Com isso, concluímos que mesmo tendo gigantes como P&G e L’Óreal como concorrentes, a JustForYou se destacou por ser pioneira na entrega de uma experiência personalizada para produtos de cabelo no Brasil.

Conclusão

Para finalizar, uma pesquisa da Infosys mostrou que a personalização tem um impacto significativo nas decisões de compra, com 86% dos consumidores concordando com isso. 

E o melhor é que as empresas de varejo não precisam começar com uma  tecnologia super sofisticada. Elas podem usar informações simples, como histórico de compras, atividades online, interesses e datas especiais, para criar experiências de compra personalizadas. 

E com o tempo, usar um BI como o da Bluesoft se torna uma peça-chave na busca pela personalização de sucesso. Através da parceria com a Tableau, líder reconhecida no mercado, o Bluesoft Intelligence possui a capacidade de criar e compartilhar dashboards personalizados, juntamente com o acesso a dados atualizados diretamente do ERP em tempo recorde, assim, as empresas podem tomar decisões estratégicas para impulsionar o crescimento e se destacar em um mercado competitivo e em constante evolução.

Isso resulta em clientes mais satisfeitos, mais recomendações boca a boca e uma lealdade mais forte, destacando a personalização como a chave para o sucesso duradouro no varejo.