É muito comum quando iremos comprar um determinado produto, a empresa na qual faz a venda é obrigada a emitir um pedido de vendas. Para essas empresas os Pedidos de Vendas é algo fundamental para o seu faturamento e também para o controle de mercadorias vendidas. O pedido de vendas faz a correlação entre o que a empresa pode oferecer de produtos ou serviços e a necessidade do cliente, efetivando o atendimento.

Para os tipos de vendas, sendo essa pessoal ou não, há uma especificação que ocorre em diferentes ambientes e cada um determina quais tipos de vendas são utilizadas. Para ambientes nos quais a venda é para uma pessoa física, existem: a venda de balcão, a venda de campo, telemarketing entre outros. Há também as vendas através de e-commerce, onde o comprador não tem contato com o vendedor, a venda é feita totalmente eletrônica, mas iremos escrever só no que se relaciona diretamente ou não com a pessoa do vendedor.

Telemarketing

O telemarketing é o ambiente de vendas que utiliza como principal ferramenta o telefone, como para fazer pesquisas, vender e também acompanhar os clientes. Há dois tipos de telemarketing o Ativo e o Passivo.

No telemarketing ativo como o nome já diz, a ação de realizar a venda para os clientes parte do vendedor, que nesta situação utiliza o telefone como contato direto ao cliente. No telemarketing passivo a ação é por parte do cliente, onde os mesmos entram em contato com as empresas para fazerem pedidos, muitas dessas empresas tem números de telefones isentos de tarifas como o 0800.

Venda de Balcão

As vendas de balcão para alguns conhecida como venda assistida normalmente sempre são realizadas no comércio varejista. Em um simples contexto, são aquelas lojas onde somos atendidos diretamente por um vendedor, muito comum em lojas de departamentos, matérias de construção, farmácias entre outras. Para esse tipo de loja, o vendedor atua como uma pessoa que só emite o pedido, podendo fazer a separação e ir além, fazer uma embalagem para presente em certas ocasiões. Alguns vendedores até praticam a venda por sugestão, quando o mesmo é comissionado pela loja, sugerindo itens complementares para uma compra adicional. Nestas situações o vendedor muda sua atuação, para um gerador de pedidos e não mais um “tirador” de pedidos, sendo proativo em fechar novas vendas.

Venda em Campo

A venda em campo é parecida com a venda balcão sendo que as duas tem contato do cliente com o vendedor, a diferença neste caso é que o vendedor visita o cliente em seu local de trabalho ou até mesmo em sua residência. Entretanto, muitos vendedores que trabalham em vendas em campo são categorizados como vendedores profissionais e ou gerentes de contas.

A maioria das empresas nas quais trabalham classificam conforme a representação de cada um, para algumas é executivo de conta, consultor de vendas ou representante de vendas, para cada uma tem suas características, mas todos com o mesmo propósito ajudar e potencializar seus clientes.

A vantagem de venda em contato direto com o cliente no caso da venda em campo, gera facilidades de negociações, como um preço melhor, compras em grandes quantidades e até melhorar o prazo de pagamento. Em outras situações a venda fica limitada, não gerando boas negociações entre as partes.

A sua empresa conta com vendedores em campo? Conheça o Força de Vendas da Bluesoft, veja algumas vantagens:

  • Emissão de pedido pelo smartphone ou tablet online e offline
  • Emissão de um pedido para uma rede de lojas do mesmo grupo
  • Histórico de vendas dos clientes
  • Rastreabilidade do pedido (em qual fase o pedido está, separado, roteirizado ou entregue direto no aplicativo)
  • Agenda de visitas de clientes
  • Mensagens entre os departamentos (através do aplicativo e no ERP web)
  • Controle de comissão de vendas
  • Controle de verbas
  • Controle de tabela de preços por versão
  • Comissão e desconto no item da tabela
  • Roteirização de entregas
  • Integração aplicativo mobile e ERP web

E muitas outras funcionalidades!

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