Apesar de ser do universo dos contabilistas, o termo “Patrimônio Líquido” é indispensável para todos que buscam o sucesso com seu empreendimento.

Desde empresas de pequeno porte, até multinacionais já consolidadas beneficiam-se desse cálculo no gerenciamento eficaz de seu negócio, garantindo que haja lucro.

Agora que deu para você ter uma ideia da importância do Patrimônio Líquido, vamos nos aprofundar mais sobre o assunto! Confira.

Afinal de contas, o que é o Patrimônio Líquido?

Antes de mais nada, o patrimônio líquido é um número que você recebe todo mês, apontado no balanço patrimonial de sua empresa. Esse número é apresentado sempre pelos contadores e, a premissa para entendê-lo da forma mais simples é: pense que é o valor que você teria se fosse fechar a empresa hoje!

Pensando dessa forma, fica mais simples e fácil de entender o que é o patrimônio líquido, não é mesmo? Para facilitar mais ainda, vamos entender como é feito esse cálculo!

Como é feito o cálculo do Patrimônio Líquido

Para realizar esse cálculo precisamos reunir as seguintes informações:

  • O valor em dinheiro de todos os bens da empresa, ou seja, o valor dos ativos;
  • O valor total dos passivos da empresa, ou seja, todas as obrigações financeiras, como salário de empregados por exemplo;

Agora que temos esses dois valores, vamos para a conta.

Ou seja, com esses dois valores em mãos, a conta para chegar ao número do nosso patrimônio líquido é simples. Basta subtrair o valor passivo pelo ativo, sendo o resultado final o valor de patrimônio líquido.

Apesar de simples, é sempre importante ressaltar a importância de conferir se todos os valores em reais extraídos dos ativos e passivos estão corretos. Dessa forma, não temos um número errado e não prejudicamos o crescimento da empresa.

Como é feita a divisão do patrimônio líquido?

Segundo a Lei 6404/76, dividimos o patrimônio líquido em:

  • Capital Social;
  • Reservas de Capital;
  • Ajustes de avaliação patrimonial;
  • Reserva de lucros;
  • Ações;
  • Prejuízos acumulados.

Abaixo, vamos entender um pouco mais sobre eles!

Capital Social

O capital social é o investimentos que os proprietários, cotistas ou acionistas realizam em uma determinada empresa. Em outras palavras, é todo o dinheiro que foi captado através de investidores, ações, etc.

Reservas de capital

As reservas de capital é formada por todo o saldo da empresa que não pode ser distribuído como lucro para os acionistas. Dessa forma, eles devem ser incorporados ao capital social. Ou seja, isso acontece porque eles não podem ser considerados um ganho ou uma receita.

Ajustes de Avaliação Patrimonial

O resultado dos ajustes de avaliação patrimonial nos mostram os valores dos bens da empresa. Caso seja necessário uma venda forçada deles, isso é realizado de forma justa, evitando aumentar o número do patrimônio líquido.

Reserva de lucros

Como o próprio nome já sugere, ela é composta de uma parte dos lucros de uma companhia. Essa prática ocorre para gerar uma segurança adicional para a empresa, uma vez que esses lucros não são divididos com os sócios ou acionistas.

Ela pode ser classifica das seguintes maneiras, de acordo com a Lei das Sociedades por Ações:

  • Legal, que é a única obrigatória e que é composta por cerca de 5% do valor total do lucro líquido;
  • Estatutária, pré-definida no estatuto da empresa no momento de sua criação;
  • Contingencial, é formada por uma pequena parte dos lucros. É criado um fundo para proteger a empresa de futuras perdas que possam prejudicar o seu patrimônio;
  • Retencionária, é constituída por uma parte do lucro líquido com um único objetivo: expandir o negócio, seja criando novas filiais ou investindo na própria empresa;
  • Reserva de incentivos fiscais, que é formada pela restituição do imposto de renda de doações;

Ações

É o valor total das ações de uma empresa que não foram adquiridas por terceiros. Um bom exemplo para entender elas, é analisando os investidores da bolsa de valores.

Prejuízos acumulados

Como o nome diz, é o valor total de todos os prejuízos da empresa. Eles são contabilizados antes da conta final do patrimônio líquido.

Qual é a melhor frequência para eu avaliar meu patrimônio líquido?

O ideal é a conferência mensal desse valor.

Caso você não tenha tempo para ler todo o relatório contábil, é importante separar pelo menos 20 minutinhos de algum dia no seu mês, de preferência perto da entrega do valor, para ler o patrimônio líquido.

Dessa forma, é possível sempre ir realizando o acompanhamento e a progressão dos seus ganhos. Em outras palavras, isso permite que você analise sua evolução mês a mês.

Como eu vejo se a minha empresa está indo no caminho certo?

O ideal para chegar a essa conclusão, é analisar os últimos 12 ou 24 meses. Assim, conseguimos visualizar a linha de crescimento no patrimônio líquido ou, a possível queda dele.

Essa etapa é importante porque é graças a ela que conseguimos tomar alguma providência sem que seja tarde demais.

Conclusão

Em suma, calcular o patrimônio líquido não é muito difícil, não é mesmo? O importante é ter sempre atenção e certeza de todos os valores que compõem esse cálculo, para não passar nenhuma informação errada.

Além disso, é sempre importante entender tudo o que envolve o patrimônio líquido. Dessa forma, é possível entender melhor a sua empresa e tomar as melhores decisões, tendo em vista seu crescimento.

E se você ficou com alguma dúvida sobre o patrimônio líquido e o que o envolve, deixe nos comentários que responderemos o mais breve possível!