Nos últimos anos, testemunhamos o amadurecimento e a expansão das plataformas de ERP, que passaram a abranger uma ampla gama de funções comerciais, desde processos internos, como contabilidade, RH, compras e finanças, até funções externas, como força de vendas, automação de marketing e e-commerce.

As empresas utilizam sistemas ERP não apenas para reduzir custos, eliminando processos redundantes e automatizando tarefas, mas também para fornecer aos colaboradores acesso mais rápido a informações que os auxiliem a tomar decisões melhores.

Ao centralizar todas as informações e dados em um único local, as empresas alcançam maior transparência, criam fluxos de trabalho mais eficientes e tomam decisões baseadas em dados.

De acordo com um estudo da HG Insights, prevê-se que 1,4 milhão de empresas gastem 183 bilhões de dólares em software ERP nos próximos 12 meses. Mais da metade dos tomadores de decisão de TI (53%) afirmaram que o ERP é uma prioridade de investimento.

O próprio Estudo de Prontidão, Maturidade Tecnológica e Inovação do Varejo Supermercadista 2023, produzido pela APAS, mostrou que a Implantação, Atualização ou Modernização de Software ERP subiu para a segunda posição como Prioridade Tecnológica para os supermercadistas em 2023.

Neste artigo vamos falar sobre 5 tendências de ERP para você acompanhar em 2023-2024

5 Tendências de ERP para 2024

ERP na Nuvem

Historicamente, muitas organizações utilizavam sistemas ERP locais e relutavam em confiar em aplicativos baseados na nuvem. No entanto, essa resistência está mudando rapidamente. As empresas já compreenderam que a adoção de um ERP desenvolvido e hospedado na nuvem, como o Bluesoft ERP, simplifica o processo de implantação e expansão do negócio, reduz custos, oferece elasticidade, permite o desenvolvimento de novas funcionalidades mais rapidamente, exige menos recursos internos de TI e facilita a adição de usuários e funções.

A pandemia destacou ainda mais o valor do ERP na nuvem e acelerou a migração do software local, em parte porque os aplicativos baseados na nuvem permitem que os funcionários realizem seu trabalho de qualquer lugar com uma conexão à internet, sem a necessidade de estar em um escritório.

As empresas, em busca de redução de custos em meio à incerteza econômica, aumentaram seus investimentos em Sistemas de ERP na nuvem para obter economias e oferecer um melhor suporte às suas equipes de trabalho remoto.

Transformação Digital

A transformação digital refere-se à integração de tecnologia digital em todas as funções comerciais para melhorar as operações diárias. Essa abordagem pode aumentar a receita, a competitividade e a produtividade dos funcionários, além de melhorar o atendimento ao cliente e a comunicação.

Como um ERP normalmente afeta, senão todas, a maioria das áreas de uma empresa, faz sentido iniciar essa transformação por aí. O relatório “Tendências de ERP da Accenture 2020” constatou que três quartos das empresas do Reino Unido estão usando o ERP na nuvem como um ponto central para a modernização de seus negócios.

Além disso, várias das tendências destacadas abaixo, incluindo a integração do ERP com dispositivos IoT e a adoção de IA e análises avançadas, podem ser consideradas parte dessa transformação digital.

Outras Tecnologias Integradas ao ERP

Embora a implantação de um novo ERP seja o ponto focal da transformação digital de uma empresa, geralmente ele é apenas parte de um investimento maior em tecnologia. As empresas estão integrando seus aplicativos a outras tecnologias novas, como IoT, para melhorar os processos essenciais.

Por exemplo, varejistas usam sistemas de WMS que coletam dados de scanners móveis e esteiras inteligentes para rastrear o movimento de mercadorias dentro do armazém. Outras empresas integram o ERP ao e-commerce para aprimorar os fluxos de pedidos online, acionando automaticamente o atendimento de pedidos, atualizando os níveis de estoque e registrando pagamentos.

Já existem até mesmo conexões entre redes sociais e ERPs. Ao analisar a atividade nas redes sociais de clientes e prospects, as empresas conseguem compreender melhor as atividades de seu público.

Ao verificar a atividade nas redes sociais e compará-la com o histórico de pedidos, pr exemplo, as empresas podem estimar picos de vendas, identificar pontos de atrito com o cliente e até aprimorar a jornada de compra.

Insights e Melhorias Impulsionados por IA

As capacidades de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina quando incorporadas aos sistemas de ERP trabalham para atender à crescente demanda por personalização e também para melhorar os processos de negócios. A IA pode trazer benefícios significativos para os negócios, incluindo:

Mais Insights: À medida que as organizações coletam mais dados operacionais e de clientes do que nunca, elas recorrem à IA para fornecer informações comerciais valiosas com base nessas informações.

As tecnologias de IA conseguem analisar grandes quantidades de informações não estruturadas, identificar rapidamente padrões e prever várias tendências que não seriam possíveis de identificar apenas com análises manuais.

Por exemplo, considere um varejista que adota uma estratégia de inventário mais enxuto, que pretende trabalhar com poucos itens no estoque para minimizar os custos de manutenção. A IA, na forma de aprendizado de máquina, pode otimizar o ressuprimento e os cronogramas de mão de obra para aumentar a produtividade e reduzir os custos.

Um estudo da IFS em 2019 constatou que 40% dos fabricantes planejavam implementar IA para planejamento de estoque e logística, e 36% pretendiam usá-la para programação de produção e gerenciamento de relacionamento com o cliente.

Neste momento, vale uma pausa para falar do Bluesoft AI, uma solução inovadora que integra a Inteligência Artificial GPT-4 da OpenAI ao Sistema Bluesoft ERP, otimizando processos e facilitando a tomada de decisões no seu varejo. Com o Bluesoft AI, os usuários podem ‘conversar’ com o sistema e obter informações valiosas sobre vendas, estoque e outros aspectos vitais da gestão de supermercados. Acesse https://bluesoft.com.br/bluesoft-ai/ e saiba mais!

ERP Móvel

As soluções de ERP estão evoluindo para oferecer acesso móvel a funcionalidades e dados comerciais mais críticos, permitindo que os funcionários realizem tarefas utilizando seus smartphones, independentemente de onde estejam, desde o chão da loja até realizando compras no fornecedor.

Contar com funcionalidades do ERP no celular oferece dados e insights em tempo real e fornece benefícios gerais, incluindo acesso remoto constante, aumento da produtividade, captura de dados mais rápida e precisa e maior agilidade.

A Bluesoft, acima de tudo, está sempre disponibilizando para você as mais avançadas ferramentas para o crescimento da sua empresa. Atualmente, contamos com 5 aplicativos desenvolvidos: Força de Vendas, Consulta de Produtos, Venda Online, Pesquisa de Concorrentes e Cosmos App. Todos disponíveis para a plataforma Android, assim como para iOS, inteiramente intuitivos, gratuitos e fáceis de usar.

O Que Vem Aí? O Futuro do ERP

As tendências de ERP para 2024 prometem revolucionar diversos aspectos da gestão empresarial. Com maiores capacidades de gestão financeira, as empresas podem otimizar as suas operações financeiras e tomar decisões informadas.

A crescente adoção da computação em nuvem proporcionará às organizações maior flexibilidade, segurança e escalabilidade. Enquanto isso, a inteligência artificial (IA) aprimorada ajudará a automatizar processos, melhorar a tomada de decisões e impulsionar a eficiência geral. As considerações de sustentabilidade e ESG levarão a práticas corporativas mais responsáveis que beneficiam tanto as empresas como a sociedade.

Em conjunto, esses avanços significam um futuro mais conectado e mais ‘inteligente’ para as empresas que procuram aproveitar tecnologias de ponta para se manterem competitivas e prosperarem no dinâmico mercado.