Em busca de vantagens competitivas em relação à concorrentes, atender os consumidores no momento certo e na quantidade desejada é fator decisivo para o sucesso, isto só é possível com um controle rigoroso de estoque. Dentre os princípios básicos, está a definição do MIX “número de itens”, a periodicidade de inventários, e o bom armazenamento com identificação, faz que sua gestão de estoque fique mais eficiente e dinâmica. Pensando sobre esta e mais necessidades, nós da Bluesoft ERP estamos presentes no desenvolvimento e administração de estoques, sempre oferecendo a melhor tecnologia aliada ao seu negócio.

Estoque de Antecipado

Este tipo de estoque é formado quando há oscilações previstas na demanda que afetem entrega ou produção. Prática muito utilizada quando as variações de fornecimento são relevantes, e o estoque de antecipação tem como principal objetivo de nivelar este tipo de flutuação das industrias. Principalmente nos períodos sazonais.

Estoque Consignado

É aquele que está em posse de terceiros (clientes, distribuidores ou outros) através de acordo, mas cuja propriedade permanece sendo do fabricante/fornecedor.

Estoque Inativo

Estoque de produtos descontinuados ou que não tiveram saída em determinado período (que varia de acordo com a determinação do gestor da categoria).

Estoque Médio

Refere-se à metade do estoque normal somado ao estoque de segurança. Este estoque deve ser verificado com mais frequência no caso de produtos perecíveis e sazonais.

Estoque Mínimo

Está ligado à menor quantidade de um item em estoque para prevenir uma eventualidade que se deve ao consumo além do previsto ou atraso na entrega de novas mercadorias.

Estoque de Proteção / Estoque Máximo

É o estoque formado para evitar que a empresa seja “pega de surpresa” e fique desabastecida em caso de aumento abusivo de preços, dentre outras eventualidades que contribuem para uma ruptura na ponta de gôndola.

Estoque Pulmão / Regulador

Estrategicamente utiliza-se esta modalidade no CD (Centro de Distribuição), para uma reposição rápida nos pontos de venda, isto, agregado a um planejamento de acordo com sua rotatividade “giro” e representatividade no faturamento.

Estoque em Trânsito

Refere-se aos produtos que estão no caminho, em vias de entrega pelas transportadoras ou frota própria. Diz respeito ao tempo em que as mercadorias permanecem nos veículos de transporte e o processo operacional de descarga.

Para acompanhar tantos detalhes de forma a não se perder nenhum dado relevante, vale ressaltar que o Bluesoft ERP faz um gerenciamento de estoque altamente seguro, principalmente com o seu diferencial em oferecer dados online, que facilita a tomada de decisão.

Gostou destas informações? Deixe um comentário!

Forte Abraço.

Fonte: universidadeestoque.com.br