Quando falamos em Gestão de Estoques, uma das barreiras encontradas está relacionada a qualidade do mesmo. Para vencer esse desafio e garantir um bom desempenho do seu estoque, vamos falar sobre dois indicadores e suas diferenças: Giro de Estoque X Cobertura de Estoque.

O que é Giro de Estoque?

É considerado um medidor de desempenho, que através de uma fórmula, demonstrará a quantidade de vezes que um itens foi renovado durante um período, ou seja, quantas vezes houve a venda e reposição.

O giro de estoque é a soma de tudo que foi vendido, dividido pela média de estoques em um período. O resultado pode ser analisado individualmente, e o que podemos dizer é que quanto maior for o giro, melhor.giro2Outra dúvida muito comum é como chegamos no estoque médio. O estoque médio pode ser calculado de diversas formas e uma delas é somar o estoque inicial com o estoque final do período e depois dividir por dois. O resultado será a média do seu estoque.

Vamos a um exemplo prático

Controlamos um estoque pequeno de leite de um mercado. No início do mês, começamos o estoque com 14 unidades. Com o passar dos dias, vendemos 5. Com a diminuição do estoque, foi necessário a compra de mais 5 unidades. No final do mês, vendemos mais 6 unidades, o que totalizou 11 vendas no período e um saldo final de 8 unidades. Como começamos o mês com 14 unidades e terminamos com 8, a nossa média de estoque será 11. Assim, o cálculo é Total de Vendas (11) dividido pela média de estoque (11), que é igual a 1.

Certo, aí você pergunta: Ok, o que isso quer dizer? O significado é simples, e indica que todos os produtos foram renovados 1 vez durante o mês.

Ok, e se o resultado da fórmula fosse menor que 1? Isso seria uma indicação de que alguns produtos que estavam no estoque no início do mês não foram renovados.

Uma dúvida muito comum é sobre como calcular o giro de estoque total. Nesse caso, podemos utilizar o custo ao invés das quantidades, ou seja, a divisão do custo total de vendas pelo custo médio de estoque.

O que é Cobertura de Estoque?

Agora vamos falar sobre a Cobertura dos Estoques, que é um índice utilizado para medir o tempo que o estoque, em determinado período, consegue cobrir as demandas futuras, sem haver a necessidade de suprimento,  ou seja, o tempo que o produto leva para sair do estoque.

Para o cálculo da Cobertura de Estoques utilizamos a seguinte fórmula: Considerando um período (dia, semana ou mês), dividimos a quantidade de estoque atual pela quantidade média de vendas. O resultado da fórmula será a cobertura de estoque em dias.

cobertura2

Para o cálculo da média de vendas, é necessário somar a quantidade de vendas diárias no período e dividir pelas quantidade de dias.

Quanto menor for o resultado da cobertura, maior é o risco de falta de mercadorias. Assim como quanto maior a cobertura, maior o risco de estoques obsoletos e falta de qualidade dos produtos que ficam muito tempo expostos ou armazenados.

Agora que conhecemos a parte teórica do processo, vamos à prática:

Imagine…

Um estoque pequeno de garrafas de leite, onde a quantidade atual de estoque está em 150 garrafas. Calculamos uma média de vendas de 50 unidades por dia, considerando os últimos 42 dias. Nesse caso, é necessário dividir a quantidade de estoque atual (150) pela média de vendas (50), o resultado será 3, ou seja, por 3 dias o estoque de leites vai atender a demanda de vendas.

Essa ferramenta é muito importante, pois conseguimos dimensionar o trabalho e diminuir os riscos do estoque, como rupturas.

Giro de Estoque X Cobertura de Estoque

O giro de estoque calcula o número de vezes que o estoque foi renovado, conforme podemos observar a imagem abaixo:

giro1

Através da análise do giro é possível identificar estratégias para aumentar as vendas dos produtos, por exemplo, oferecendo promoções. Com isso, poderá obter mais lucros e evitar que os produtos fiquem durante muito tempo em exposição.

Já a cobertura calcula o período em que o estoque será suficiente para atender a demanda de vendas:

cobertura1

Analisando as informações da imagem é possível definir o melhor momento para efetuar uma compra de mercadorias. Garantindo assim que não hajam rupturas nem prejuízos por excesso de estoque.

Neste post, abordamos dois modelos para facilitar a gestão de estoque e torná-lo mais eficaz e seguro. Vale ressaltar, que existem outros modelos e que cada um pode ser aplicado de acordo com a necessidade de sua empresa.