Setor de Compras

Para as redes varejistas ter um setor de compras forte e eficiente é essencial, pois são os compradores os grandes responsáveis pela negociação com os fornecedores, compras corretas de produtos, equilíbrio do estoque e estabilização financeira de um supermercado. Por isso, podemos afirmar que o setor de compras é o cérebro do supermercado e com boas compras, obtém-se ótimas margens de lucro, impactando positivamente no resultado da empresa.

Confira abaixo 3 dicas para organizar a gestão de compras da sua empresa e fazer bons negócios!


Mantenha um estoque equilibrado

Conheça como é o comportamento de venda de cada produto. É preciso comprar o suficiente para evitar ruptura, mas você também não deve comprar demais e acabar ficando com muitos produtos estocados e sem circulação, podendo ter prejuízos com produtos vencidos e prejudicando seu fluxo de caixa.

Fique de olho na cobertura de estoque e analise as entradas e saídas das últimas semanas. Lembre-se de considerar a sazonalidade do produto e outros fatores que podem influenciar para aumentar ou diminuir a curva de venda do produto.

Utilize os dados de venda do passado para tomar melhores decisões no futuro!


Fique de olho na tributação

Apesar de não ser a área de expertise do comprador, tributação é um assunto muito relevante em se tratando de margem líquida. Produtos diferentes tem condições diferentes, especialmente em se tratando de ICMS, PIS e COFINS, porque alguns produtos geram créditos de tributos e outros não. Leve em consideração também qual é o Estado de origem, porque, no caso do ICMS, Estados diferentes possuem regras diferentes.


Negociação com fornecedores

A negociação de custos, além de ser importante para determinar o preço de venda do produto, influencia também na competitividade da sua empresa. Outro fator importante é o prazo negociado para que os produtos que possuem alto índice de venda não deixem de ser vendidos por falta de estoque.


Conclusão

Com uma eficiente gestão de compras no supermercado, as operações ficam mais ágeis, pois diminuem-se os riscos de mercadorias paradas, o que significa: dinheiro parado. Além disso um setor de compras deve avaliar também os aspectos tributários e financeiros, identificando o melhor momento e a melhor forma de fazer um pedido de compras.

 

Confira as vantagens do Bluesoft ERP no processo de Gestão de Compra da sua Rede Varejista:

  • É possível evitar que haja falta de mercadorias, pois o comprador avalia a Sugestão de compra antes de fazer um Pedido de compra.
  • Verificar as melhores condições entre os fornecedores, tanto em preço quanto em prazo, através da Cotação de faltas.
  • Efetuar a Negociação de Compra com o fornecedor, garantindo qualidade, prazo e preço.
  • Avaliar as pendências de um fornecedor antes de efetuar uma nova compra.
  • Efetuar a conferência dos Produtos Pedidos  X  Produtos Recebidos

Para saber mais sobre as funcionalidades de Compra do Bluesoft ERP, acesse o Portal de Ajuda.

Está interessado em implantar o Bluesoft ERP em sua empresa? Entre em contato com nossa equipe comercial.

Alline Tiberio de Oliveira

Analista de Negócios – Comercial