Qual a sua reação quando vai as compras e não encontra o que deseja? Creio que a reação de todos é frustração e tempo perdido, por não encontrar o que procura. Muitas vezes a falta de um ou mais produtos chega a uma certa insatisfação do cliente, podendo até fazer com que ele não volte mais ao estabelecimento – rupturas.

Eliminar rupturas é um dos grandes desafios das redes varejistas, com a falta de preparo e informação atualizada a maioria das redes não consegue fazer a reposição de um determinado produto a tempo de evitar a ruptura.

Segundo a análise feita pela COSIN, as principais causas de ruptura no Brasil são:

  • 53% – Falhas na operação de loja. Exemplos: deixar de fazer um pedido ou pedir com quantidade errada, deixar de repor a área de vendas, manter estoque virtual no sistema, atrasar no recebimento do produto;
  • 19% – Falhas nos processos comerciais. Exemplos: deixar de fazer um pedido centralizado na área Comercial, erros de cadastro de produto;
  • 12% – Inadequação do modelo de abastecimento. Exemplos: modelo de cálculo de previsão de vendas inadequado para o perfil de vendas e tipo de produto, frequência de compras ou de entregas inadequada ao giro;
  • 11% – Baixo nível de serviço do fornecedor. Exemplos: fornecedor atrasa na entrega ou faz entregas parciais, não visita a loja para retirada do pedido em uma frequência adequada;
  • 5% – Falhas na operação e distribuição do CD. Exemplos: atraso na entrega do CD para a loja, entregas parciais.

Fonte: COSIN

Mas como mudar esse cenário, sabendo que minha loja tem problemas de operação, pessoal despreparado, falta informação dos produtos que constam no estoque, entre outros?

A Bluesoft ERP desenvolveu uma ferramenta que promete eliminar de uma vez por todas a ruptura, de forma rápida e eficaz, com uma simples coletagem dos produtos na gôndola é possível saber quais produtos estão no deposito e não constam na loja.

Para se ter uma idéia o quanto se perde de vendas quando um produto não está na gôndola, uma rede de supermercados da zona sul de São Paulo na qual utiliza o Bluesoft ERP, ao fazer o processo de coletagem (escanear) dos produto atráves do modulo de Gestão do Piso de Loja, de 179 itens que constavam quantidades de estoque no sistema, foram encontrados 97 com presença na gôndola e 82 sem presença, mais que tinham quantidades em estoque.

O nível de serviço entre a quantidade contada e a encontrada foi de: 97/179 = 54% e a presença de ruptura foi de 45%.

Considerando que esses produtos fazem parte de somente um corredor, imagine a quantidade de rupturas levando-se em conta toda a  loja. Quanto dinheiro o mercado está perdendo?

Com a Gestão do Piso de Loja onde é feita a emissão da listagem de ressuprimento (listagem de produtos que não constam na gôndola) no final de cada auditoria de presença, é possível evitar e eliminar a ruptura na loja.

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