A NRF (National Retail Federation), considerado por muitos como o maior evento mundial do setor varejista, trouxe consigo uma série de tendências e inovações para o mercado.

Assim como em outras edições, neste ano (2023), o evento reuniu especialistas e líderes do setor para compartilhar novas estratégias e tecnologias que irão moldar o futuro do varejo.

De acordo com um estudo realizado pela Harvard Business Review Analytic Services, em 2023, 90% das empresas da América Latina pretendem aumentar os investimentos em tecnologias emergentes nos próximos 12 meses. Soluções como: Biometria, Inteligência Artificial, Robôs, BlockChain, Impressoras 3D, Digital Twins, entre outras que mostram que o futuro do varejo está em constante evolução.

Com esse constante crescimento, é crucial que os varejistas estejam atualizados com as tendências e inovações do setor para se manterem competitivos. Por este motivo, neste artigo, mostraremos os 6 primeiros (de 11) tópicos e tendências que foram destaque na NRF 2023, abordando como elas foram debatidas no evento e os impactos que trazem para o varejo.

Maiores Tendências da NRF 2023 – Parte 1

#1 Economia & Cautela:

Na NRF 2023, os líderes do varejo discutiram a situação econômica dos EUA e como a inflação atípica está afetando os consumidores. Mas, em vez de se sentarem e esperarem que as coisas piorem, muitos deles estão planejando estratégias para ajudar os clientes a lidar com com isso.

De acordo com McMullen, CEO da Kroger, cerca da metade dos clientes da rede já estão enfrentando dificuldades financeiras e procurando maneiras de cortar custos. É um momento emocionante para ver como as empresas estão se adaptando e encontrando soluções criativas para os desafios econômicos.

Em crises, é comum que as pessoas se sintam pressionadas de todos os lados. No entanto, a história tem mostrado que é justamente nos momentos difíceis que as mentes mais brilhantes encontram soluções inovadoras para os problemas. Em tempos assim a inovação é essencial e é precisamente quando tudo parece estar perdido que as ideias mais revolucionárias são concebidas.

A crise é um professor implacável, mas também um grande incentivador do progresso.

#2 Experiência do Cliente

Transforme sua relação com seus clientes através de tecnologia e dados!” “Compreenda ainda mais profundamente o que seus clientes desejam e precisam.” “Mantenha o cliente no centro das suas estratégias e decisões de negócio para ter agilidade e adaptação às mudanças.” Esses são mais alguns insights da NRF 2023!

A grande questão é ter agilidade e alta capacidade de adaptação porque o cliente muda e as organizações precisam ter capacidade de acompanhá-lo e adaptar-se para melhor atendê-lo continuamente.

O CEO da Neiman Marcus, Geoffroy Van Raemdonck, em sua palestra citou coisas como 2% de seus clientes geram 40% de suas receitas e compram em média 25 vezes mais por ano que os outros.

Outra tendência forte relacionada à experiência do cliente é o Retailtainment, citado por Geoffroy como os exemplos de restaurantes, estações de maquiagem, e descobertas de produtos, como ações realizadas na Neiman Marcus.

Para avançar na experiência do cliente é primordial o uso de dados, e constante mapeamento da jornada do cliente com foco em melhorar cada vez mais cada interação, seja na loja física ou no digital.

Ao passo que as marcas oferecem mais oportunidade para experiências e pontos “instagramáveis” que faz o cliente passar mais tempo dentro da loja, também busca reduzir o tempo com esperas e fricção através de pagamento contactless via Aproximação/Apple Pay, RFID, Self Checkout e biometria facial.

#3 Experiência Colaborador

Reflita sobre como otimizar a jornada de seus colaboradores com uso de tecnologia permitindo que eles tenham mais tempo para dedicar-se a encantar os clientes. O colaborador empoderado por tecnologia de dados pode ser muito mais eficiente!

Há um grande desafio de talentos no varejo norte americano que faz com que muitas redes se movimentam para formar pessoas e criar marcas que sejam desejadas pelos talentos do mercado (great places to work).

Diversos Executivos citaram aumentos em salários, e melhorias em benefícios e capacitação para colaboradores, e uso de tecnologias e dados como ferramentas para lidar com esse grande apagão de mão de obra no varejo.

#4 Localização e Comunidade:

As iniciativas que promovem a integração das lojas com a comunidade que pertencem têm ganhado cada vez mais espaço no mercado.

Um grande exemplo disso é a Lego, que construiu réplicas de ícones da cidade de Nova York, como a ponte do Brooklyn, o Empire State e a Estátua da Liberdade, utilizando blocos de brinquedo em sua loja na Quinta Avenida. Essa estratégia não apenas atrai visitantes, mas também se conecta com a cultura e a história local.

Outro exemplo é a rede supermercadista Whole Foods, que destaca os produtos de origem local nas etiquetas de gôndola, valorizando a produção regional e promovendo o consumo consciente. O objetivo é estabelecer uma relação mais próxima e duradoura entre a loja e a comunidade em que está inserida.

Quando você e seus clientes fazem parte de uma comunidade, eles não compram apenas produtos da sua loja, eles se tornam parte de algo maior. Se sentem mais conectados e valorizados e tendem a se tornar mais leais e a ter uma visão mais positiva da sua marca.

#5 Cultura:

Outro tema muito debatido na NRF 2023 foi a Cultura. O assunto foi pilar em diversas palestras, inclusive em painéis no palco principal.

A Target, representada pelo seu CEO e mais quatro executivas, destacou a importância de a cultura ser vivida por todos os líderes e transmitida através do exemplo. Durante o painel, um exemplo foi citado para ilustrar o quanto a cultura pode ser um diferencial no dia a dia de uma loja.

Em Buffalo, durante uma nevasca, o diretor de uma loja decidiu abrir as portas para aqueles que precisavam de abrigo, oferecendo segurança, café, bebidas quentes e atividades para as crianças. Esse diretor não precisou seguir um manual para saber como agir, ele simplesmente viveu a cultura da empresa.

Outra palestra que trouxe a cultura como tema principal foi a do Marvin Ellison, CEO da Lowes, que também ressaltou a importância da cultura em decisões relevantes, principalmente para promover os colaboradores.

Para muitos a cultura organizacional não tem tanta importância. Porém, é exatamente isso que fará com que seus clientes e colaboradores optem por ficar na sua empresa, esse será o seu diferencial em meio a tantos concorrentes no mercado.

#6 Economia Circular e ESG:

A preocupação com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental também tiveram espaço entre as apresentações e painéis da NRF 2023.

Especialmente na Indústria do Luxo, se fala muito sobre RESALE e PRE-OWNED, ou seja, a venda de produtos de luxo de segunda mão. A Saks OFF 5TH fez uma pesquisa em que 80% dos entrevistados responderam que esperavam que a empresa entrasse nesse mercado.

Segundo a Forbes, a indústria da moda é responsável por 10% das emissões globais de gases de efeito estufa. Esse cenário tem levado muitas empresas a adotarem uma postura mais consciente em relação ao meio ambiente.

Os compradores têm buscado por marcas que tenham adotado práticas mais sustentáveis em sua produção, como a utilização de materiais recicláveis e a divulgação dessas iniciativas tanto em campanhas online, como nas lojas físicas.

Em sua palestra, Andrea Bell, VP de Consumer Insights da WGSN, também trouxe o tema de ESG como uma das maiores realidades (e não tendência) para 2023. “Natureza como membro do conselho da empresa” a pauta ESG (sustentabilidade) integrada à estratégia dos negócios.

É necessário refletir “Como os negócios mudariam se a natureza tivesse uma voz e voto? As mesmas ações e projetos seriam priorizados?” – 51% dos clientes dizem que a sustentabilidade ambiental é mais importante para eles hoje do que há 12 meses. Essa é uma tendência irreversível.

Conclusão

Em resumo, as tendências apresentadas na NRF 2023 apontam para um varejo cada vez mais conectado e preocupado com a experiência do consumidor e colaborador. A utilização da tecnologia em diferentes aspectos, seja na personalização, na logística ou na comunicação, é uma das principais estratégias para se destacar em um mercado tão competitivo.

As empresas estão cada vez mais conscientes da sua responsabilidade social e ambiental, o que se reflete na adoção de práticas ESG e na valorização da cultura.

Essas tendências apontam para um futuro do varejo que privilegia a inovação, a eficiência e a responsabilidade, atendendo às demandas dos consumidores por um consumo mais consciente.

Fique ligado, pois em breve liberaremos a segunda parte deste estudo onde traremos mais 5 tendências da NRF 2023 que prometem revolucionar o varejo nos próximos anos.

Maiores Tendências da NRF 2023 - Parte 1