Nos últimos tempos, o retail media tem sido destacado como um dos principais impulsionadores de crescimento na publicidade. Resumidamente, o varejista assume a gestão dos anúncios de diferentes marcas em seu ambiente, atuando como uma espécie de agência de mídia.

De acordo com uma pesquisa realizada pela BCG em parceria com o Google, essa estratégia está gerando uma nova dinâmica no varejo e projeta um crescimento anual de 22% para o setor. Além disso, dados também mostram um lucro de US$ 75 bilhões até 2026 para o Retail Media, representando um quarto dos gastos totais em mídia digital.

Apesar do aumento no número de participantes recentes nessa categoria, as principais redes de retail media permanecem praticamente as mesmas ao longo dos anos. Gigantes como Amazon e Walmart têm oferecido esse serviço aos anunciantes por um bom tempo.

No caso do filtro de café Melitta, a estratégia foi um sucesso; em fevereiro de 2023, o produto registrou um aumento de 21% nas vendas em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Surpreendentemente, esse crescimento não envolveu ajustes nos preços, mas foi impulsionado por uma estratégia publicitária em 149 lojas de diversas redes de supermercados.

Do ponto de vista financeiro, o retail media apresenta um modelo vantajoso para os dois lados. Ao adotar essa estratégia, os varejistas não apenas ganham uma nova fonte de receita, mas também recebem uma participação que gira entre 30% sobre o valor investido pelos anunciantes na veiculação de suas campanhas.

Essa abordagem demonstra como o retail media pode não apenas impulsionar a receita dos varejistas, mas também criar oportunidades valiosas para os anunciantes.

No entanto, é importante ressaltar que, à medida que os supermercados exploram a tecnologia de Retail Media nas lojas, especialistas alertam os varejistas para não esquecerem o valor de investir em soluções digitais que aprimorem a experiência de compra tradicional, sem anúncios.

Quer saber mais sobre essas e outras tecnologias que estão moldando o futuro do varejo? Baixe o nosso E-book de Tendências Tecnológicas para o Varejo 2024.

Em um único material, você encontra as principais e mais modernas tendências tecnológicas do mundo.

Retail Media: Nova Estratégia de Marketing no Varejo