Importantíssimo para o pleno funcionamento dos supermercados e empresas em geral, a cadeia de suprimentos ou o supply chain, possui um papel estratégico.

Seja para aumentar a produtividade do varejo ou para melhorar sua dinâmica operacional, adotar esse processo em sua logística certamente fará a diferença.

Por isso, para te ajudar a entender melhor sobre a cadeia de suprimentos e entender os benefícios que ela oferece para a logística do seu supermercado, criamos o texto a seguir. Confira!

O que é a Cadeia de Suprimentos ou o Supply Chain?

Podemos defini-la como os processos que acontecem na indústria, para que um item chegue até o consumidor final.

Ou seja, quando falamos de um pacote de feijão, por exemplo, o processo da cadeia de suprimentos começa com o agricultor, que planta, colhe e vende para um produtor. Nessa segunda fase, o produto bruto é beneficiado e elaborado, para ser preservado, para então ser embalado de maneira correta e pronto para ser vendido.

Como pudemos ver acima, é um processo que demanda muitas fases e conta com diferentes empresas durante a cadeia produtiva. Por isso a importância de realizar de maneira eficiente, o Supply Chain do seu supermercado.

E quando falamos sobre isso, envolvemos todas as áreas que se relacionam com sua empresa. Para te ajudar a entender melhor como funciona o Ciclo da Cadeia de Suprimentos, trouxemos o exemplo abaixo:

Ciclo da Cadeia de Suprimentos

Portanto, para que ela seja eficiente e evite as temidas rupturas em seu supermercado, sua área precisa ser muito eficiente. Afinal, ela é a responsável pelo relacionamento com os fornecedores e parceiros. Além de buscar sempre a sintonia entre o menor custo, com menos falhas, sem prejudicar a experiência final do consumidor.

Tendo isso em mente, podemos afirmar que um supermercado eficiente e que tenha o que o cliente procura, possui uma cadeia de suprimentos bem estruturada e com profissionais qualificados. Afirmamos isso, pois, como vimos acima, esse profissional é quem garante que os processos estejam corretos e funcionem. Além disso, é ele quem evita os gargalos, reduzindo os custos e mantendo a qualidade do seu supermercado.

Ok, mas como realizo a gestão da minha cadeia de suprimentos?

Para ajudar a sua equipe a controlar o seu Supply Chain, existem algumas ações que são vistas como facilitadoras dessa atividade. Para que tudo ocorra de forma efetiva, é necessário que tenha muita comunicação entre os colaboradores importantes para que se tenha êxito.

Além disso, é importante sempre estar de olho em alguns indicadores do supermercado, como: 

  • o Giro de Estoque
  • a Cobertura de Estoque
  • o Order Fill Rate (mede a qualidade do processamento dos pedidos até que ele chegue na prateleira);
  • E o KPIv “On Time Full“, que mede a porcentagem dos produtos que foram entregues no prazo e sem nenhuma avaria;

Esses indicadores fazem parte do sucesso de sua cadeia de suprimentos e, é necessário ficar sempre alerta ao seu desempenho.

Principais problemas que podem acontecer na sua cadeia de suprimentos

Apesar de muitos benefícios, alguns problemas podem ocorrer ao implantar a sua cadeia de suprimentos. Isso acontece porque alguns fatores externos podem acabar afetando a sua operação. Eles são:

  • O clima instável;
  • Crises internas no país;
  • A situação econômica do país.

Abaixo, vamos entender melhor sobre esses pontos!

O clima instável

Um problema que pode ocorrer durante a sua cadeia de suprimentos, é o da instabilidade do clima. E são diversos os fatores climáticos que acabam prejudicando uma lavoura, por exemplo. Podemos citar os longos períodos de seca, as chuvas em demasia e até mesmo a geada, que ocorre em algumas cidades do Brasil durante o inverno.

Todos esses fatores acabam prejudicando seu Supply Chain, uma vez que a qualidade dos produtos cai. Isso aumenta a dificuldade de transportá-los e gera prejuízos para as empresas e os agricultores.

Crises internas no país

Uma das últimas crises internas que afetou diretamente as cadeias de suprimentos, fazendo com que o consumidor final ficasse sem o produto, foi a greve dos caminhoneiros.

Devido às constantes altas no preço do Diesel, os motoristas deixaram de realizar suas entregas. Isso resultou na falta de combustível nos postos de gasolina e também na falta de alguns produtos nos supermercados.

Esse tipo de acontecimento só reforça a importância de todos os setores da cadeia de suprimentos, uma vez que, apesar de a produção estar no ritmo correto, a distribuição dos produtos não foi realizada, impossibilitando o consumidor final de realizar suas compras normalmente.

A situação econômica do país

Outro grande fator que é um grande problema para a sua cadeia de suprimentos, é a economia do país. Afinal, se ela vai mal e o poder de compra da população cai, temos uma redução no consumo dos produtos. 

Isso afeta diretamente o produtor e as empresas, que precisam adaptar-se para os períodos de baixa no consumo. Por isso a importância de ter sempre um plano B para a sua cadeia de suprimentos. Assim você não é pego de surpresa quando algum desses fatores venha a ocorrer.

Conclusão

E interessante analisar como os processos logísticos são importantes para os supermercados, não é mesmo? Também é importante entender que cada etapa é essencial para o sucesso do todo. Afinal, se alguma das etapas for ineficiente, isso se reflete diretamente na próxima, diminuindo a performance geral.

Além disso, contar com um Sistema de Gestão, como o Bluesoft ERP, que permite realizar o acompanhamento de todos os indicadores de suas lojas, possibilita que sua equipe de supply chain tire os melhores insights e permite um aprofundamento nos seus resultados, é fundamental para o sucesso de sua cadeia de suprimentos. 

Afinal, se podemos realizar o mesmo trabalho com uma maior efetividade e com o embasamento de dados, por que não aproveitá-lo da melhor forma? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a sua empresa da melhor maneira.

logistica lean