A pandemia mudou o comportamento de compra do consumidor no mundo forçando as empresas a se adaptarem rapidamente. Mesmo com uma recuperação dia ápos dia das compras no meio fisico, o e-commerce não perdeu sua força.

Hoje, ambos os canais de venda fazem parte da chamada experiencia de compra do consumidor, o que torna o processo de venda ainda mais desafiador.

E por este motivo, que uma presença digital é essencial. Uma presença digital sólida ajudará você a ser descoberto. Não adianta ter um produto incrível quando as pessoas conseguem encontrá-lo.

Para tornar seu produto mais visível para o público, você precisa de uma boa presença online. Existem muitos canais pelos quais seu público pode encontrar sua empresa: um anúncio online, resultados de pesquisa, postagens de mídia social, e-mails etc.

E aí, tão importante quanto ser encontrado, você precisa garantir que eles continuem com você. Seja por meio de uma nutrição de e-mails, remarketing, deixem uma forma de contato num formulário ou naveguem e comprem pelo seu site.

As empresas de hoje usam um conjunto de ferramentas e tecnologias para manter uma presença digital que atrai seu público ideal, facilita transações perfeitas e fornece suporte pós-compra para aumentar a fidelidade do cliente.

Investir nas tecnologias certas é fundamental, mas também há outras etapas que você pode tomar para melhorar sua presença digital. Confira abaixo algumas maneiras de melhorar a presença digital e garantir o sucesso da sua empresa.

Comece Desenvolvendo um site

Sua empresa pode já ter presença nas mídias sociais, mas você não consegue passar uma imagem de empresa séria sem um site. É por isso que é crucial investir em serviços especializados de desenvolvimento da Web para criar um site abrangente que envolva seu público e facilite a compra e o checkout dos visitantes.

Além disso, a plataforma do seu site deve permitir que sua equipe interna adicione conteúdo facilmente sem precisar da ajuda de sua equipe de desenvolvimento ou departamento de TI.

O design do seu site e a experiência do cliente dizem muito sobre sua empresa. Certifique-se de que as formas de contato estejam atualizados e sincronizados com suas páginas de rede social.

Depois de ter um site, você pode usar diferentes tipos de técnicas de marketing, como SEO e SEM, para promover ainda mais seu negócio.

Crie um bom conteúdo

Esteja você promovendo sua empresa por meio de seu site, blog ou páginas de mídia social, você deve ter conteúdo bom e envolvente.

Conteúdo interessante e informativo com fotos de produtos de alta qualidade e outros recursos visuais esteticamente agradáveis podem ajudar os clientes a se relacionarem melhor com seus produtos.

Quer você crie texto, áudio ou conteúdo visual, ele deve ser simples e de fácil compreensão. Seu conteúdo deve estar alinhado com sua visão. O que seus clientes devem pensar quando ouvem o nome da sua empresa?

Lembre-se, o seu conteúdo deve ser atraente e também preparado para ativar os mecanismos de busca. Seu conteúdo torna seu site facilmente pesquisável? Considere todos esses pontos antes de criar conteúdo para sua presença digital.

Seja ativo e colabore

Seu público provavelmente está nas principais redes sociais, e é aí que você também deve estar. Você pode trabalhar em conjunto com influenciadores, marcas e pequenas empresas para impulsionar o crescimento orgânico.

Existem muitos influenciadores nas redes sociais hoje, permitindo que as empresas encontrem aqueles que são os melhores e relevantes para o nicho da empresa. Colabore com eles e use seus canais para promover seus produtos. Isso melhorará sua presença digital e você aumentará seu público.

Podcasts e eventos na web são uma ótima maneira de alcançar novos públicos e exibir seus produtos. Se você puder obter cobertura da mídia, isso é ainda melhor. Quando você é um membro ativo da comunidade, mais pessoas saberão sobre sua empresa e você poderá atingir uma base de possíveis clientes maior.

Dê atenção especial à otimização Mobile

5,1 bilhões de pessoas na internet, e elas estão cada vez mais se voltando para dispositivos móveis para navegar e fazer compras online.

Ao criar um site, verifique se ele está otimizado para telas de dispositivos móveis. Os desenvolvedores devem prestar atenção especialmente à aparência e na variedade de tamanhos de tela que os consumidores usam hoje.

A Statista estima que haverá cerca de 8 bilhões de usuários de smartphones até 2027, por isso, faz sentido explorar esse mercado. A maioria das plataformas de desenvolvimento de sites oferece recursos de otimização para dispositivos móveis.

Outro ponto, é que pensar mobile first também é considerada como diferencial pelos motores de busca. Se o seu site não tiver um bom desempenho em plataformas móveis, ele não aparecerá nos principais resultados de pesquisa do Google.

Você também pode considerar desenvolver um aplicativo para sua empresa com funcionalidade de compras. A presença de um aplicativo pode ajudar a solidificar a confiança dos clientes em sua marca.

Mídia Paga

Quando você cria uma presença online usando um site e plataformas de mídia social, você não começa a ganhar seguidores automaticamente. Você precisa ser visto/encontrado. E para isso, você pode usar mídia paga.

Existem diferentes tipos de anúncios, dependendo da plataforma em que você está. Por exemplo, você pode executar anúncios do Instagram ou anúncios do Facebook. Você também pode exibir anúncios do Google para serem vistos nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa.

No entanto, a veiculação de anúncios custa dinheiro, portanto, crie anúncios que produzam resultados. Isso geralmente requer tentativa e erro para descobrir o que mais conversa com seu público e atrai os visitantes certos. Se você não tiver especialistas internos, poderá contratar agências para isso.

Ao executar uma campanha publicitária, considere a frequência e a sazonalidade de seus anúncios. Quando você coloca anúncios em uma plataforma, ela permite que você escolha seu público. Você pode restringir de acordo com idade, sexo, localização etc. para alcançar o público-alvo mais relevante.

Melhorar a presença digital do seu varejo não é uma atividade única, mas sim um processo contínuo. Investir nas tecnologias certas para criar uma experiência perfeita para o cliente durante toda a jornada de compra é a chave para acertar. Seguir as estratégias descritas acima ajudará você a atrair seus clientes-alvo e incentivá-los a seguir sua loja online ou fazer uma compra.

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5 maneiras de melhorar sua Presença Digital