
A sua estratégia de Trade Marketing inclui Digital Signage? Digital Signage, também conhecido como sinalização digital ou TV Corporativa, trata-se de uma tecnologia que cresce cada vez mais em todo o mundo e consiste em utilizar TV’s para reproduzir conteúdos gerenciados remotamente.
Segundo um estudo da Digital Screenmedia Association, o uso de Digital Signage no ponto de venda pode representar um aumento de até 30% das vendas do produto anunciado.
Então basta colocar uma TV na entrada do estabelecimento e você terá 30% a mais de vendas?
Não exatamente. Há outros fatores importantes que devem ser considerados para obter êxito em sua estratégia. Nesse texto, explicaremos como implementar um projeto de sucesso e também como utilizar TV’s para melhorar a Comunicação com empregados nos supermercados.
Estratégia de uso de TV’s

Para atingir seu objetivo, o conteúdo exibido precisa ser atrativo e direcionado ao seu público alvo. Abaixo, 4 pontos importantes para o planejamento do seu projeto:
Selecione o espaço físico ideal para a fixação das telas.
Para analisar qual é o local perfeito, você deve considerar a jornada do cliente dentro da loja. Acompanhe de maneira contextual desde sua entrada, até seu check out. Não se esqueça: a visão do conteúdo das telas deve ser privilegiada e combinada com as mercadorias dispostas no local.
Crie um calendário de publicação de conteúdo.
Você precisa definir um calendário de publicação de conteúdo alinhado aos seus objetivos de marketing e vendas. Esse calendário deve definir a periodicidade de atualização e os tipo de conteúdo a serem veiculados.
Produtos ou Serviços em destaque
Escolha produtos com apelo relevante. O foco pode ser em relação a um preço promocional, uma queima de estoque, uma nova linha de produtos ou uma divulgação especial. Você também pode realizar a promoção de uma marca, ao invés de um produto específico.

Call to action
Essa é a chamada para uma ação do cliente, como um “compre 3 e pague 2”, por exemplo. Diga ao seu cliente o que você deseja que ele faça: tenha um call to action claro.
Uso da TV Corporativa em Supermercados
Além de utilizar TV’s para comunicar-se com seus clientes, há também a possibilidade de uso como TV Corporativa para Comunicação Interna.
A TV Corporativa pode ser utilizada para auxiliar situações emergenciais, comunicar mudanças de políticas internas ou até mesmo auxiliar a promoção de uma campanha.
Sua programação pode contar com vídeos, notícias ou até mesmo uma integração com as redes sociais da empresa. Também é possível segmentar a distribuição de conteúdo. Por exemplo: exibir conteúdo de marketing nas TV’s dos corredores de compras e mudanças de políticas internas na copa do Supermercado.
Neste caso, as telas podem ser fixadas na entrada dos funcionários ou em uma área de serviços comuns, como o café ou o refeitório.

Estudo de caso: TV Corporativa do Supermercado Coqueiros
A Screencorp entrevistou Kaulay Magnum, responsável pelo Marketing do Supermercado Coqueiros (RS) e administrador das TV’s do estabelecimento.
Segundo Magnum, noticiar um produto nas TV’s “resulta em um aumento de vendas do produto específico mesmo que ele não esteja em promoção.” A programação também exibe promoções diárias, elevando as vendas e trazendo um “feedback ótimo dos clientes por tornar muito mais fácil saber o que está em oferta”, complementa Kaulay.
Especificações técnicas da TV
O seu projeto deve co nsiderar qual é o equipamento ideal para alcançar seus objetivos. As bordas das TV’s, por exemplo, são importantes para a atratividade do conteúdo.
Observe os dois projetos abaixo:


Você reparou qual é a diferença entre essas telas? Sim, as bordas.
A espessura da borda é relevante. No caso do uso de uma TV avulsa, ou um tablet, não há especificações mínimas para a espessura das bordas. Mas tratando-se de um projeto de Video Wall, quanto menor a borda, melhor o resultado. No mercado existem os monitores borderless (ou sem borda).
Vale destacar também, que na combinação de telas é necessário que todos os monitores tenham o mesmo tamanho e a mesma resolução. Caso contrário, o efeito de tela única pode ser anulado pela divergência de cores e qualidade da imagem de uma tela para outra.
Escrito por Adrielly Marcelino
Redatora de Conteúdo da Screencorp TV Corporativa