Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos supermercadistas, é realizar uma estratégia de precificação que funcione. Afinal, um supermercado possui um número muito grande de SKUs, logo, esse processo exige uma boa habilidade em análise, escolha, correção e medição.

Por isso, para ajudar você, supermercadista, a montar uma estratégia de precificação que funcione, criamos o texto a seguir. Nele, te mostramos como gerar mais valor para o seu consumidor, sem comprometer o seu lucro. Confira!

A precificação de produtos

Como falamos, a Precificação de Produtos não é nada fácil de se fazer, principalmente para o varejista. Afinal, ela precisa ter o equilíbrio perfeito entre a lucratividade e os preços atrativos, visando atrair mais consumidores.

Para que a precificação dos seus produtos seja correta, é necessário realizar um planejamento específico, considerando aspectos como o preço dos concorrentes, a localização do PDV, entre outros. 

Com ela, esperamos os seguintes pontos:

  • Aumento da reputação de nossa loja;
  • Maior lucro;
  • Estímulo às compras;
  • Ter uma margem de segurança;
  • Possuir competitividade em relação aos concorrentes;
  • Garantir sempre os recursos para cobrir seus custos.

Para saber mais sobre a Precificação de Produtos, confira a apresentação realizada por Fernanda Cáfaro abaixo!

Ok, agora eu sei o que é a Precificação. Mas qual é a diferença entre preço e valor?

Para realizar uma precificação funcional e que gere lucro, saber a diferença entre preço e valor. Para isso, vamos detalhar abaixo o significado de cada um deles.

Preço

Uma das formas de entender melhor o que é o preço, é entender que ele é a quantidade monetária paga para comprar um produto ou contratar um produto, como um SaaS.

Por isso, é possível afirmar que a empresa precisa ter bastante cuidado ao definir o preço que será cobrado em seu produto. Afinal, toda a saúde financeira (de cobrir custos ao próprio lucro) está neste processo. Por isso, é muito importante conhecer técnicas de precificação, principalmente as de precificação no varejo.

Além disso, também existem outras dicas fundamentais para ter um preço matador. Elas são:

  • Realize uma análise de mercado, mapeando seus principais concorrentes e analisando os aspectos que compõem o preço final de seus produtos;
  • Realize uma seleção dos melhores fornecedores e garanta sempre a melhor margem em suas negociações com eles;
  • Atente-se às sazonalidades, seja para reforçar seu estoque ou para criar campanhas promocionais. Para te ajudar, baixe gratuitamente o Calendário para o Varejo 2020!

E se lembre sempre, apesar de o preço ser um fator com bastante relevância, atualmente ele não é a principal variável que decide uma compra. 

Um bom exemplo disso, é quando um consumidor vai comprar um produto pela primeira vez e leva a opção mais cara. Isso ocorre porque o que gerou maior valor para ele tinha um preço maior, seja por conta da marca ou de sua embalagem com mais destaque na gôndola.

Agora, vamos entender o que é o valor

Como vimos no exemplo acima, algo até corriqueiro é ver que, para algumas pessoas, um mesmo item pode ser caro ou barato? Apesar do poder aquisitivo contribuir para essa percepção pessoal, existem outros fatores que contribuem para que consumidores percebam o valor de um determinado item.

Podemos afirmar que o valor, é a representação psicológica que um determinado produto ou serviço gera para o cliente. Ou seja, o conceito do que é o valor, engloba sua utilidade, o grau de satisfação do consumidor com ele e, qual foi a necessidade que foi atendida pela compra. 

Por isso, as empresas precisam, através de campanhas de marketing e pela comunicação entre colaboradores e vendedores, criar ações para gerar cada vez mais valor para os consumidores. 

Vale reforçar também que o varejo possui um grande potencial para agregar cada vez mais valor para seus consumidores.

As formas mais conhecidas de gerar valor para o seu cliente são:

  • Evitar rupturas em suas lojas;
  • Criar ações de Trade Marketing em suas lojas;
  • Controlar seus estoques, de acordo com as demandas de suas lojas;
  • Manter um controle da satisfação dos seus consumidores;
  • Criar maneiras de fidelizar o consumidor, como os programas de fidelidade;
  • Mostrar os benefícios de cada produto ou serviço;

Tendo em vista que o valor que os clientes percebem é algo subjetivo, é necessário que o varejista trabalhe em conjunto com os dados coletados em seu PDV. Isso permite que ele consiga criar as melhores ações de acordo com o público geral de sua loja.

E, agora que conhecemos o que e a Precificação de Produtos e a diferença entre Preço e Valor, vamos conhecer as principais estratégias de pricing do mercado nacional!

Principais estratégias de Pricing do mercado nacional

Importantíssimo para te ajudar a montar a melhor estratégia de precificação para sua loja, é conhecer as principais estratégias de Pricing do mercado nacional. Dentre as principais que destacamos, estão:

  • Preço Alto-Baixo;
  • Produtos Premium;
  • Mark-Up.

Abaixo, vamos entender melhor sobre as estratégias!

Preço Alto-Baixo

Nessa estratégia de precificação, os preços são mantidos em um patamar mais elevado, com a realização de algumas promoções de tempos em tempos que oferecem o produto ou serviço com o preço reduzido. 

Essa estratégia consegue atrair os consumidores que procuram por preços baixos e, ao mesmo tempo, permite que os estoques sejam regulados rapidamente. 

Os supermercados normalmente utilizam a HiLo por termos uma atividade promocional muito presente na rotina do consumidor brasileiro. 

Produtos Premium

Nessa técnica de precificação, o varejista eleva o preço de alguns produtos, que normalmente possuem uma reputação alta e são classificados como premium em seu departamento.

Esse modelo trabalha com o psicológico do consumidor, uma vez que ele possui a percepção de que pagar mais por produtos mais caros, vale a pena. Afinal, se ele possui o preço maior, a sua qualidade também é muito superior ao do concorrente, sendo o preço um dos diferenciais dessa determinada marca.

Mark-Up

Uma das premissas básicas de precificação, é que o preço de um item deve ser (no mínimo) suficiente para cobrir todos os seus custos, despesas e impostos e ainda gerar um lucro na venda para manter a empresa ativa. 

Desta forma, podemos estipular um mark-up para que o preço do item seja igual à soma de todos esses elementos inclusive o lucro desejado.

Logo, o mark-up é um índice usado na precificação, baseado no custo, que determina o preço de venda ideal para atingir uma esperada margem de lucro. Ele consiste basicamente em somar ao custo de cada unidade, a margem de lucro para obter-se o preço de venda.

Ele é uma das formas mais básicas e seguras para definição de preços, pois, pelo fato de possuir um multiplicador que garante ao preço do produto a cobertura de todos os custos e a margem de lucro, torna sua gestão muito mais fácil. Além disso, ele pode ser aplicado para qualquer empresa, não importando o tamanho da organização.

Como os dados interferem em minha estratégia de preço

Uma das principais tendências para o varejo que pudemos observar na NRF 2020, é a do uso dos dados nas estratégias do varejista. E, na precificação não poderia ser diferente.

Afinal, é com base nos dados de seus clientes, que conseguimos criar as melhores ofertas de precificação, de acordo com os dados dos visitantes de nossas lojas, sua localização, seus hábitos de compra, poder aquisitivo, recorrência, entre outras informações.

Por isso, a captação e análise dos dados do seu consumidor são imprescindíveis para uma boa precificação. Afinal, aliar a inteligência captada com as melhores técnicas e estratégias de pricing é o que compõe a definição correta do preço dos seus SKUs.

Conclusão

Legal entender como todos esses detalhes fazem a diferença para o preço final de um produto, não é mesmo? Afinal, para que sua estratégia de precificação funcione, é preciso levar em consideração muitos aspectos, que acabam indo além do dinheiro cobrado por seus SKUs.

Além disso, vale sempre lembrar da importância de realizar o seu planejamento para as datas sazonais com antecedência. Assim, você garante os melhores preços com os fornecedores.

E, para te ajudar nesse desafio, baixe gratuitamente o nosso Calendário do Varejo 2020. Ele possui as principais datas do varejo nacional, te auxiliando a não deixar nenhum dia passar em branco!