Transformação digital no varejo não é mais uma tendência, e sim uma necessidade do mercado. O conceito se refere às mudanças estruturais e sociais pelas quais a nossa sociedade está passando, causada principalmente pelo surgimento e a evolução acelerada de novas tecnologias.

Quem estava na frente precisa continuar se movimentando rápido. A transformação digital já era um tema importante para todos, agora tornou-se vital. E claro, seus impactos atingem também os profissionais do franchising ou comumente conhecidos como franquias.

Mas quando falamos de transformação digital não nos limitamos apenas à tecnologia. Agora, a mudança se dá de forma estrutural, se estendendo desde os mínimos procedimentos de um modelo operacional até a dinâmica de trabalho dos colaboradores.

Ou seja, apenas oferecer produtos e serviços de qualidade não fideliza um cliente. É preciso se preocupar com uma estratégia onde o cliente esteja no centro.

Mas como as franquias funcionam?

Basicamente, um sistema de franquias se baseia em uma franqueadora que transmite seu conhecimento e processos de gestão para lojas físicas espalhadas em diferentes áreas, com diferentes proprietários. Dessa forma, cada loja possui um estoque próprio  e uma liberdade em relação a processos internos,  incluindo treinamento e contratação de funcionários.

Já o processo de vendas online usa uma plataforma centralizada e pode ou não centralizar a distribuição dos produtos. Sendo assim, quando a distribuição é feita a partir do Centro de Distribuição, as lojas e o e-commerce não compartilham informações, podendo se tornar concorrentes.

Assim como a transformação digital, hoje em dia, ter um e-commerce  não é uma opção, e sim uma necessidade. O consumidor espera que qualquer franquia de produtos ou serviços ofereça a possibilidade de venda online. E assim, cabe à marca se fazer omnichannel. 

Aumento na produtividade

As novas tecnologias digitais possibilitam cada vez mais ferramentas que auxiliam os colaboradores de todas as áreas em suas atividades. Fazendo com que todos os  setores da empresa possam economizar tempo e recursos com esses facilitadores. 

Um exemplo de automação é o uso de ferramentas para enviar e-mails de marketing de forma automatizada. Com essa abordagem, é possível atingir uma ampla base de leads com pouco esforço, tornando o processo mais produtivo e eficiente.

Maior satisfação

A transformação digital tem o cliente como o centro dos seus esforços. Afinal, empresas centradas no cliente são 60% mais lucrativas do que empresas sem essa estratégia.

A utilização de pesquisas como o Net Promoter Score (NPS) é um exemplo de como as ferramentas tecnológicas permitem que as redes de franquias monitorem a satisfação de seus franqueados e clientes. A falta de suporte é um dos principais problemas enfrentados pelas redes de franquias, o que pode prejudicar significativamente a satisfação dos colaboradores.

Portanto, ao utilizar ferramentas digitais é possível medir a satisfação dos seus franqueados em relação ao suporte oferecido, permitindo que você crie estratégias para melhorar a qualidade do serviço prestado.

Diminuição de custos

Embora a transformação digital exija um investimento inicial significativo em tecnologia, ferramentas e capacitação, a médio e longo prazo os custos são reduzidos.

Um exemplo é o custo com divulgação. Com a utilização de técnicas de marketing digital, é possível atrair um público orgânico interessado em negócios. Empreendedores em busca de oportunidades acessam frequentemente conteúdos relevantes, e através de estratégias como essa, é possível atraí-los para o seu negócio, gerar leads qualificados e até mesmo vender unidades de franquia após o processo de funil de vendas. 

A implementação de um sistema ERP como a Bluesoft pode otimizar ainda mais essas estratégias, permitindo que você gerencie todas as atividades relacionadas à venda e ao suporte de franquias em uma única plataforma integrada.

Mais oportunidades de negócio

Principalmente em casos de startups e novos empreendimentos, uma empresa que aposta em tecnologias que auxiliem na gestão do negócio tem uma probabilidade maior de atrair novos investimentos.

Afinal, softwares desenvolvidos para gestão facilitam a administração do negócio, principalmente para novos empreendedores. É um atrativo que pesa na hora de escolher um investimento, segundo uma pesquisa, realizada em 2022 com 316 executivos da América Latina apontou que 90% consideram que as tecnologias emergentes são “extremamente” ou “muito” importantes para o sucesso das suas organizações.

Portanto, se você deseja obter vantagem competitiva na sua expansão, um software como a Bluesoft, que oferece suporte aos franqueados e auxílio na gestão, pode ser uma escolha estratégica. 

Quais as tendências da transformação digital para franquias?

Embora a transformação digital não se restrinja apenas a novas tecnologias e à implementação de ferramentas digitais, é inegável que várias dessas inovações desempenham um papel crucial nesse processo. Por isso, separamos duas tendências para você, franqueador ficar de olho.

Business Intelligence

As vantagens de utilizar uma Plataforma de BI no setor varejista são inúmeras. Desde oferecer insights claros sobre tendências de negócios até melhorar as experiências do cliente, a implementação do BI pode aprimorar a proficiência do seu negócio.

A Bluesoft disponibiliza as melhores soluções e ferramentas do mercado para seus clientes. Por isso, fechamos parceria com a melhor e mais conceituada empresa de BI do Mundo, segundo “Magic Quadrant for Analytics and Business Intelligence Platforms”: a Tableau.

Assim, por meio de dashboards interativos e relatórios detalhados, é possível encontrar inúmeros cruzamentos de informações, otimizando a tomada de decisão e operação da empresa.

Inteligência Artificial

As tecnologias de IA conseguem analisar grandes quantidades de informações não estruturadas, identificar rapidamente padrões e prever várias tendências que não seriam possíveis de identificar apenas com análises manuais.

Por exemplo, considere um varejista que adota uma estratégia de inventário mais enxuto que pretende trabalhar com poucos itens no estoque para minimizar os custos de manutenção. A IA, na forma de aprendizado de máquina, pode otimizar o ressuprimento e os cronogramas de mão de obra para aumentar a produtividade e reduzir os custos.

Um estudo da IFS em 2019 constatou que 40% dos fabricantes planejavam implementar IA para planejamento de estoque e logística, e 36% pretendiam usá-la para programação de produção e gerenciamento de relacionamento com o cliente.

Neste momento, vale uma pausa para falar do Bluesoft AI. Uma solução inovadora que integra a Inteligência Artificial GPT-4 da OpenAI ao Sistema Bluesoft ERP, otimizando processos e facilitando a tomada de decisões no seu varejo. Com o Bluesoft AI, os usuários podem ‘conversar’ com o sistema e obter informações valiosas sobre vendas, estoque e outros aspectos vitais da gestão de supermercados.