Um dos temas que estão ganhando bastante destaque na mídia nacional e internacional, é sobre a reabertura gradual do comércio. Afinal, varejistas da Europa, China e EUA já iniciaram esse processo que, em algumas cidades do Brasil começa no mês de junho.

Porém, o que você, varejista, precisa fazer para saber como proteger o seu consumidor e o colaborador que for até o seu estabelecimento realizar uma compra? Por isso que, para te ajudar a entender como proteger seus colaboradores, clientes, e também algumas dicas para fazer a diferença para seus consumidores, criamos o blogpost a seguir. 

Nele, te mostramos tudo o que você precisa saber sobre a reabertura gradual do comércio, além disso, te mostramos como as principais empresas ao redor do planeta estão se comportando. Confira!

Antes, vamos entender quais estados brasileiros estão reabrindo o comércio não essencial

O ministério da Saúde publicou no início de março, um decreto que buscava nortear os estados brasileiros a combaterem a pandemia de COVID-19. Desde então, a quarentena se iniciou e o comércio não essencial foi fechado. 

Passado alguns meses, alguns estados decidiram realizar a abertura parcial do comércio não essencial e, consequentemente, iniciar a flexibilização da quarentena. Por isso, para te ajudar a entender melhor, listamos quais são esses estados e como é o método utilizado por eles para realizar esse processo com segurança:

  • Amazonas – O estado do Amazonas permitiu a reabertura do comércio não essencial em 01/06/2020. Lojas de vesturário, acessórios, móveis, et,) podem reabrir seguindo as diretrizes de segurança da OMS e, as igrejas e templos também podem reabrir com no máximo 30% de ocupação. Confira mais informações sobre a reabertura do comércio no estado, aqui!
  • Ceará – Já no estado do Ceará, foi anunciado um plano de reabertura com cinco fases. A primeira, que teve início no dia 01/06/2020, consiste na abertura da cadeia de saúde e, na abertura parcial de diversos setores do comércio. Os detalhes, você consegue ver aqui!
  • Distrito Federal – No Distrito Federal, uma parcela do comércio não essencial pode reabrir, seguindo o horário de uso que foi estabelecido em seu alvará de funcionamento. O decreto foi publicado no dia 24/05/2020, permitindo desde então, o funcionamento desses estabelecimentos. Confira aqui, mais informações sobre a reabertura no Distrito Federal.
  • Maranhão – Já no estado do Maranhão, foi editada uma portaria que permitiu a reabertura de diversos setores da economia, como hotéis, salões de beleza, restaurantes em pontos de parada, entre outros. É importante destacar que a abertura será realizada de maneira gradual, respeitando as medidas de segurança. Para mais informações sobre a reabertura maranhense, clique aqui!
  • Rio de Janeiro – Com início no dia 02/06/2020, a reabertura do comércio não essencial do Rio de Janeiro segue uma lógica de fases, com um total de 6 e, previsão de que a cidade avance em cada uma das fases a cada 15 dias. Aqui, você consegue conferir todos os detalhes do plano elaborado pela prefeitura.
  • Santa Catarina – Santa Catarina foi um dos primeiros estados brasileiros a reabrir o comércio não essencial, tendo início em 20 de abril. Uma das medidas que o estado tomou para realizar em segurança, foi o de testar em massa de sua população. Outros detalhes da reabertura catarinense, você encontra aqui!
  • São Paulo – Desde o dia 01/06/2020, o estado de São Paulo iniciou a reabertura do comércio não essencial em algumas cidades, plano que possui cinco etapas. Os critérios para a flexibilização levou em conta as cidades que possuem disponibilidade de leitos de UTI, redução no números de casos, entre outros indicadores, que você consegue ver completamente, aqui!

Como os Estados Unidos e o Reino Unido estão reabrindo seu comércio não essencial

É interessante observar como algumas marcas ao redor do planeta estão realizando a reabertura. Antigamente, o varejista buscava fazer com que o cliente passasse cada vez mais tempo em suas lojas. Agora, o que vemos, é uma realidade de compras rápidas, o que estão chamando de “grab and go”, ou, comprar e ir embora.

Logo, situações que eram corriqueiras, como experimentar roupas, brinquedos, eletrônicos e outros produtos, não são mais possíveis. Afinal, é necessário que as compras tenham velocidade e sejam seguras.

O comércio dos EUA

Para termos uma ideia, nos Estados Unidos, a Apple está medindo a temperatura dos consumidores antes deles entrarem. Já a Macy’s e a Nordstrom, não oferecem mais os serviços de consulta e de beleza, afinal, é perigoso à saúde do cliente provar produtos de beleza. A Sephora também proibiu que os clientes experimentem seus produtos

Já a Best Buy está realizando venda com hora marcada. Dessa forma, a loja evita aglomerações e também que o cliente fique esperando do lado de fora para poder entrar e comprar. 

A reabertura do comércio no Reino Unido

Já no Reino Unido, os estabelecimentos precisam seguir a cartilha de reabertura que o Governo Britânico criou, com uma série de medidas para garantir que a população se sinta segura em consumir. Algumas das medidas que podemos destacar, são:

  • Limitar o número de clientes a entrarem na loja, respeitando sempre os 2 metros de distanciamento;
  • Incentivar os consumidores a desinfetarem as mãos antes de entrarem no estabelecimento;
  • Suspensão do atendimento ao cliente em que não é possível realizar o distanciamento social;
  • Criar melhores fluxos de movimentação nas lojas, visando evitar o congestionamento entre clientes;
  • Entre muitas outras medidas, que você consegue ver na íntegra, em inglês, aqui!

Além dos exemplos que trouxemos do Reino Unido e dos EUA, é importante que você confira também o movimento #VamosVirarOJOGO, criado por diversas empresas do Brasil. No site, é realizado o compartilhamento das soluções adotadas pelas companhias em meio à pandemia!

5 Dicas para você reabrir o seu comércio de forma segura

Para reabrir o seu comércio de maneira segura, as entidades ao redor do planeta estão tomando algumas medidas para garantirem que o vírus não volte a se disseminar. 

Por isso, para te ajudar a preparar a sua loja da melhor maneira, trouxemos cinco dicas para que você consiga reabrir de forma segura. Elas são:

Siga as diretrizes do seu governo local

Seguir as diretrizes de segurança impostas pelo governo local, além de ser a primeira medida que você precisa analisar antes de reabrir o seu comércio, é importante para que o seu consumidor se sinta seguro em comprar de sua loja.

Por isso, analise a cartilha que o governo criar e, se possível, faça além. Outra medida que você consegue tomar para mostrar para o seu cliente que você está protegendo ele, é o de informar as medidas tomadas por seu estabelecimento.

Por isso, invista na comunicação visual de sua loja, mostre as medidas de higiene que vocês seguem. Isso com certeza irá fazer com que o consumidor se sinta mais seguro e consiga realizar a sua compra.

Respeite o distanciamento social

Apesar da reabertura do comércio não essencial, o distanciamento social também deve ser respeitado. Afinal, segundo as autoridades de segurança do planeta, ele é um dos responsáveis pelo achatamento da curva de contágio do COVID-19.

Por isso, respeite a distância de 2 metros entre os clientes e colaboradores. Além disso, para facilitar para o seu consumidor, crie marcações no chão de loja indicando esses dois metros, igual à maioria dos supermercados está fazendo.

Disponibilize materiais de higiene para os clientes e colaboradores

Disponibilizar materiais de higiene é fundamental para a reabertura do comércio não essencial. Por isso, se possível, ofereça uma pia com sabão e água logo na entrada de seu estabelecimento. Caso não seja possível, ofereça sempre álcool 70º.

Além disso, impedir que os consumidores sem máscara entrem na loja é algo fundamental, afinal, ela é uma das proteções que temos. Caso você consiga, oferecer uma máscara descartável na entrada pode ser uma saída, além de mostrar para o seu consumidor, como você se preocupa com sua segurança.

Criar um protocolo de higiene das lojas

Além da higienização dos consumidores e colaboradores, é essencial que você tenha um protocolo de higienização de suas lojas. Por isso, invista em desinfetar o chão de suas lojas constantemente.

Não se esqueça também de que todos os locais devem ser higienizados, como as araras de roupas, prateleiras com produtos e o próprio produto. Até a sacola que o consumidor irá levar a compra, se possível, deve ser higienizada. 

Uma medida que você pode tomar, é a de higienizar a sacola na hora. Isso mostra ainda mais cuidado e passa mais segurança para o seu consumidor.

Investir e oferecer canais de venda omnichannel

Como falamos anteriormente, o grab and go está em alta nos países da europa e EUA. E no Brasil não será diferente. 

Por isso, invista em canais de venda Omnichannel que oferecem para o seu consumidor mais comodidade, permitindo que eles saiam de casa e entrem na loja apenas para retirar a sua compra.

Disponibilize esses canais sempre priorizando o mobile, afinal, segundo o Opinion Box, 85% dos consumidores de e-commerces realizam as compras pelos dispositivos móveis.

Logo, oferecer uma experiência de compra que seja agradável e simples, faz toda a diferença para fidelizar ele. Por isso, não negligencie esse passo e alie ele a um atendimento excelente, ele pode ser o grande diferencial da sua marca para o concorrente.

Conclusão

É importante entender como está sendo feita a reabertura do comércio não essencial em outros países, não é mesmo. Afinal, esse é um desafio que iremos enfrentar em breve, o de fazer a economia girar e diminuir a curva de contágio do COVID-19.

Por isso, com as dicas que trouxemos e as boas práticas importadas de outros países, temos uma ideia de como podemos seguir com segurança a reabertura do comércio não essencial, sendo sempre importante focar na saúde do seu colaborador e cliente.