A logística de um supermercado possui diversas variáveis que podem dificultar o processo de acompanhamento de desempenho desta crucial operação. Por exemplo, a logística de um supermercado de médio porte que recebe seus pedidos é uma. Já grandes redes que contam com centros de distribuição para abastecer o estoque de suas várias lojas possui uma operação logística completamente diferente.

Vale reforçar que logística é muito mais do que transportar um produto do ponto A para o ponto B. Neste Artigo, vamos
buscar os indicadores chave de desempenho na logística que todo o supermercadista precisa acompanhar. São eles:

NÃO CONFORMIDADE

O indicador de Não Conformidade é um importante KPI de qualidade que calcula o impacto de falhas internas e externas na operação de um supermercado. Não conformidades na logística de um supermercado podem gerar custos com devoluções, re-entregas, indenizações de avarias e muito mais.

Neste caso, as falhas internas são detectadas pela equipe envolvida antes do produto chegar ao cliente. Já as falhas externas são aquelas percebidas pelos clientes. Acompanhar esses números é importante para avaliar o desempenho de canais e até fornecedores de mercadorias.

Lembre-se, custos de não conformidade são custos adicionais e portanto, podem atrapalhar os resultados de uma empresa.

ACURACIDADE NO ENDEREÇAMENTO LOGÍSTICO

Um produto que não pode ser encontrado não pode ser vendido, não é mesmo? Por isso, além da acuracidade do inventário de estoque é preciso medir também a acuracidade do endereçamento logístico.

CUSTO DE ARMAZENAGEM

O Custo de Armazenagem é o cálculo de todos os fatores utilizados na estocagem de mercadorias. Isso, levando em conta a quantidade e o tempo que tal produto ficou em estoque.

O custo de armazenagem deve ser um dos fatores que compõem a precificação de suas mercadorias. Ou seja, caso seu custo de armazenagem seja alto, seus concorrentes saem na frente ou sua margem de lucro é sacrificada!

Além disso, o custo de armazenagem impacta o resultado da empresa. Assim, quando esse custo não é acompanhado de perto, pode haver diferença entre o resultado esperado e o realizado.

CUSTOS DE ATRASOS NA ENTREGA

Um pedido entregue com atraso pode representar ruptura de estoque e perda de vendas, mas há outros custos envolvidos, como por exemplo, eventuais horas extras da equipe com recebimento, armazenamento e abastecimento da loja.

Na rotina dos supermercados (infelizmente) é comum acontecer entregas incompletas, o que implica em recebimentos de mercadorias não programados para completar o pedido. O que gera esforço e toma tempo da equipe de logística.

Atrasos e imprevistos podem acontecer nos dois lados da parceria, supermercado e fornecedor. Mas esteja atento a frequência e impactos que atrasos na entrega podem trazer para a operação do seu negócio.

CONCLUSÃO

Nesse artigo escolhemos 4 dos KPIs mais importantes da logística. Porém, este é apenas um dos setores de uma empresa e, dependendo do volume de pedidos, calcular estes indicadores em planilhas pode ser uma tarefa demorada e incerta. 

Por isso, contar com um sistema de BI, que uma possui uma série de dashboards voltados para o desempenho do setor logístico da sua empresa dentro de seu ERP, como o Bluesoft Intelligence, é vital para a saúde do seu negócio.

Para saber mais sobre o Bluesoft Intelligence, clique aqui! E, se você, gestor de compras, deseja conhecer mais alguns indicadores imprescindíveis para a sua área, baixe gratuitamente o nosso e-book “KPIs (de Compra, Venda, Estoque e Logística) que todo Supermercadista precisa acompanhar.” aqui!

4 indicadores para uma logística de sucesso