Seja por praticidade, familiaridade com o dono, preços, memória afetiva, os mercados de bairro têm muita importância na vida do brasileiro, principalmente os que estão longe dos grandes centros e, consequentemente, longe de mercados maiores. 

O mercado de bairro é um tipo de comércio do setor varejista que consiste em um pequeno mercado que comercializa itens básicos para o dia a dia, como frutas, legumes e verduras, produtos de limpeza e, muitas vezes, carnes e itens de padaria.

A vantagem para o pequeno empreendedor é de que o mercado de bairro é bem menor que os convencionais, demandando menor necessidade de investimento inicial, porém precisa de uma boa gestão para se manter em um local relativamente menos movimentado do que os grandes centros.

Vale lembrar também que eles foram grandes aliados durante o período da Pandemia, quando o ideal era sair o mínimo possível. As pessoas recorriam a eles para comprar apenas o essencial. Uma pesquisa feita pelo Sebrae, durante 2020 e 2021, este tipo de empreendimento cresceu 12%, com destaque para os que vendem produtos alimentícios.

Segundo um analista do Sebrae “o nicho abriga diversos tipos de atividades em um só formato, como padaria, açougue e hortifruti. Eles também são essenciais para circular dinheiro dentro da vizinhança e gerar empregos.

Alguns motivos pelos quais é importante apoiar o comércio local:

  • Promove o desenvolvimento social, já que o consumidor se torna o termômetro para que o proprietário do local possa promover melhorias no atendimento.
  • Comprar em mercados de bairro ajuda na economia local pelo seu bairro.
  • Comprar produtos perto de casa ajuda a diminuir o trânsito de grandes cidades, já que envolve um deslocamento muito menor.

Outro fator muito importante para que os mercados de bairro continuem em alta foi a digitalização do atendimento. Até alguns anos atrás era muito comum estes pequenos estabelecimentos não terem um número para trocar mensagens no WhatsApp, seja para fazer um pedido ou tirar uma dúvida. 

Com a Pandemia (e após ela também) os mercadinhos se viram na obrigação de se atualizarem para que pudessem continuar atendendo as pessoas, seja com delivery de entregas pelo bairro ou atendendo as pessoas por mensagens.

Uma grande vantagem deste tipo de negócio é que suas instalações podem ser menores e o estoque pode ser alocado na própria área de vendas nas gôndolas e prateleiras. 

Além disso, os produtos são rapidamente repostos, sendo uma busca certeira para aqueles que precisam de um local próximo à sua residência que tenha variedade de produtos. 

Segundo o Sebrae, os mercados de bairro atingem 35% do volume total das vendas no varejo de autosserviço, com aproximadamente 350 mil estabelecimentos em todo o Brasil.

Geralmente, os mercadinhos de bairro obtêm maior lucratividade em áreas residenciais, regiões remotas ou pequenas cidades que carecem de grandes redes de supermercados, permitindo que esses estabelecimentos desempenhem um papel central na aquisição de alimentos e atraem uma clientela constante. 

Esse segmento desempenha um papel de grande relevância no setor de supermercados e exerce um impacto significativo na economia tanto das famílias quanto do país.

Vale ressaltar que o público geral deixou de fazer grandes compras planejadas mensalmente, muito por conta das restrições dos anos anteriores. Como consequência, acabam recorrendo a pequenas reposições semanais que estão mais próximas de suas residências.

Porém isso não significa que os grandes supermercados deixaram de vender ou tiveram perdas significativas, pois as pessoas continuam frequentando estes estabelecimentos maiores para comprar maiores quantidades, marcas que não têm em seus bairros, produtos diferenciados etc.

Cada estabelecimento tem seu papel fundamental dentro do varejo e o mercado de bairro não está fora disso, pois além de girar a economia local, ele também ajuda muitas famílias na geração de empregos próximos às suas casas e pequenos produtores.

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