Embora já tenha quase duas décadas, a computação em nuvem ainda tem muito campo a ser explorado.

Conforme revelado pelos dados da Gartner, as plataformas nativas em nuvem  servirão como base para mais  95% das novas iniciativas digitais até 2025, um salto significativo em relação aos menos de 40% registrados em 2021.

Atualmente, a maioria das empresas está começando a usar a nuvem, seja como uma tecnologia nova e inovadora, seja para melhorar suas habilidades. No entanto, em cinco anos, a maior parte das organizações deve evoluir para usos mais robustos da computação em nuvem.

O termo “Cloud Native” ou “Computação Nativa em Nuvem” refere-se ao desenvolvimento de softwares focados na criação de aplicativos que podem ser dimensionados facilmente e estão sempre disponíveis. 

Esses aplicativos são meticulosamente construídos fazendo uso de tecnologias nativas da nuvem, como contêineres, microsserviços, arquiteturas orientadas a eventos e infraestrutura como código.

Normalmente, a opção por adotar a abordagem Cloud Native é recomendada para empresas que estão criando novos aplicativos ou atualizando seus sistemas atuais. Essa escolha permite aproveitar ao máximo benefícios como escalabilidade, tolerância a falhas e gerenciamento automático oferecidos pela infraestrutura Cloud.

Em sintonia com essa evolução, Henrique Cecci, diretor-sênior de pesquisa do Gartner, afirma: “A nuvem continua a crescer de maneira sólida, saudável e sustentável, caminhando para quase dobrar seu faturamento global e atingir a impressionante marca de US$ 1 trilhão em 2026, ultrapassando qualquer outra plataforma existente em termos de investimento”. 

Essa previsão destaca a importância que a computação em nuvem terá no cenário tecnológico mundial nos próximos anos.

Mas afinal, quais os benefícios das Plataformas Nativas em Nuvem ?

Ao pensar em mudar para plataformas na nuvem, muitas empresas se perguntam sobre os benefícios reais dessa mudança.

É importante entender como essa tecnologia funciona e pode ajudar o varejo trazendo vantagens que impulsionam a eficiência, a inovação e a competitividade no mercado.

Vamos dar uma olhada em alguns dos principais benefícios que as plataformas em nuvem oferecem para as empresas do varejo:

  • Desenvolvimento Mais Rápido: Os negócios podem lançar produtos e serviços no mercado mais rapidamente, graças a um modelo de integração e entrega contínuas que torna tudo mais ágil.
  • Oportunidades de Inovação: Há novas chances de crescimento e expansão para diferentes áreas da tecnologia, sem as limitações de hardware e servidores locais.
  • Escalabilidade e Redução de Custos: A nuvem permite que os aplicativos sejam ajustados automaticamente para atender às necessidades da empresa, economizando recursos e reduzindo os custos.
  • Atualizações Mais Ágeis: As automações e testes integrados nas implementações de produção permitem que as atualizações e correções sejam feitas mais rapidamente, mantendo a empresa competitiva.
  • Prevenção contra Perda de Dados: Os provedores de nuvem oferecem recursos de backup e recuperação, protegendo contra a perda de dados em situações de emergência, como falhas de hardware ou erros humanos.

Esses benefícios mostram a importância das plataformas em nuvem para o varejo, afinal, elas proporcionam uma vantagem competitiva em um mercado em constante mudança.

Ao adotar essa tecnologia, as empresas podem se preparar para o sucesso futuro e atender melhor às necessidades dos consumidores.

 Poder das Plataformas Nativas da Nuvem