Ninguém gosta de perder tempo em fila de supermercado. O tempo gasto nas filas dos caixas de supermercado está entre as maiores reclamações dos clientes. Por isso, buscar formas de reduzir esse desconforto é o caminho para fidelização de clientes e aumentos das vendas.

Preparado para ver formas de reduzir o tempo que o cliente gasta em uma fila de supermercado? Então acompanhe:

Fila em Caixas de Supermercados: entenda o problema

Segundo pesquisa da consultoria CVA Solutions, 36,7% dos entrevistados apontam as filas como a principal questão que os supermercados precisam melhorar. Esse problema desbancou má qualidade no atendimento (9,6%) e até falta de limpeza das lojas (6,1%).

O problema é tão grave que há casos, inclusive, do cliente desistir de comprar por causa do tamanho das filas. O que representa perda de vendas para o supermercado no curto e no longo prazo. Isso, pois além de não fazer aquela compra imediata, o cliente ainda pensará duas vezes antes de voltar àquela loja.

Por isso, resolver o problema das filas em caixas de supermercados é garantir mais vendas e receita para o negócio.

Formas de resolver o problema de Fila de Supermercado

Muito já foi estudado e testado para encontrar formas de resolver as Filas em Caixas de Supermercados. Inclusive, várias tendências tecnológicas para supermercadistas são justamente para atacar esse problema.

A seguir, vamos conhecer algumas formas de reduzir as filas de supermercados. Por exemplo:

  • Caixas rápidos;
  • Caixas prioritários;
  • Self checkout;
  • Scan & Go;
  • Outros formatos inovadores para reduzir filas de supermercados.

Agora, vamos nos aprofundar em cada uma delas:

Caixas rápidos

Há clientes que substituem a chamada “compra do mês” por várias idas ao supermercado. Geralmente essa estratégia tem como objetivo aproveitar ofertas e comprar mercadorias frescas, algo fundamental no caso de FLV e frios.

Por isso, muitos supermercados oferecem caixas rápidos para compras de no máximo 15 volumes. Assim, esses clientes não precisam esperar o tempo que um compra de vulto demora para ser bipada.

Caixas prioritários

Oferecer caixas prioritários para gestantes, pessoas com crianças de colo e idosos também é uma excelente forma de reduzir filas de supermercados. Inclusive, há leis que estabelecem a obrigatoriedade deste tipo de caixa nos estabelecimentos, então fique atento!

Outra vantagem dos caixas preferenciais é que, quando não há ninguém que se enquadre nas categorias, o operador de caixa pode atender o público em geral.

Self checkout

O self checkout é um caixa de supermercado especial em que o cliente passa suas próprias compras e paga. Enquanto o cliente passa no self checkout, um fiscal de caixa fica no local observando se as pessoas estão seguindo o processo como devem ou ainda para prestar algum auxílio.

Na maioria dos casos, o self checkout é destinada para compras pequenas, de no máximo 15 volumes. Essa medida ajuda a garantir a agilidade e rapidez nas filas de supermercados.

Scan & Go

No Scan & Go, o cliente escaneia os produtos a medida que compra, depois paga com o celular e não precisa passar em um checkout.

As empresas que trabalham com Scan & Go costumam oferecer um aparelho próprio (chamado comumente de Personal Shopper) ou aplicativos para dispositivos móveis, o que permite ao cliente usar seu próprio smartphone na operação.


Outros formatos inovadores para reduzir filas de supermercados

Além dessas iniciativas mais difundidas, há alguns supermercados que estão testando soluções próprias para resolver o problema das filas. Vamos conhecer algumas:

Pão de Açúcar – A gigante rede brasileira implementou caixas com hora marcada. O cliente faz suas compras na loja normalmente e marca uma hora para ser atendido através do aplicativo Pão de Açúcar Mais. Assim, basta se dirigir ao checkout exclusivo dessa modalidade na hora marcada para ser atendido.

Amazon GO – O Supermercado da Amazon começou como uma loja-piloto para e hoje já se fala em contar com mais de 3.000 lojas somente nos Estados Unidos até 2021. O Amazon GO funciona assim: os corredores da loja, gôndolas e prateleiras são equipadas com câmeras e sensores para identificar quando um cliente retira uma mercadoria da prateleira, incluindo-a em um carrinho virtual. Quando o cliente deixa a loja, o carrinho virtual é encerrado e as compras são debitadas do cartão de crédito associado a sua conta na Amazon.

Vale destacar o Click and Collect (comprar no site e retirar na loja). Oferecer isso ajuda o cliente a evitar filas, o desgaste de pegar os produtos nas prateleiras e ainda não há cobrança de frete (comum em vendas pelas internet).

Filas de caixas de supermercados: melhore a operação e veja esse problema acabar

Além do que acabamos de ver, ainda há outras medidas que os supermercadistas podem tomar para reduzir as filas nos caixas. Por exemplo:

  • Investir em treinamento dos operadores de caixa;
  • Trabalhar uma comunicação na loja que não deixe dúvidas ao cliente;
  • Ter uma boa previsão demanda;
  • Adotar um bom PDV;
  • Adotar uma boa retaguarda.

Agora, vamos nos aprofundar em cada uma dessas formas de reduzir as filas de supermercados:

Investir em treinamento dos operadores de caixa

Quem já fez supermercado já observou que há operadores de caixa que são mais ágeis que outros. Diferenças de performance são normais em uma equipe, mas é papel da gestão garantir que o cliente tenha a melhor experiência, ou seja, que não espere muito pelo atendimento.

Um operador de caixa precisa ser ágil, pois muitas compras possuem grande volume de itens.

Além disso, há situações que tomam mais tempo do operador. Por exemplo, quando a máquina não conseguiu fazer a leitura dos códigos de barra e eles precisam ser digitados ou quando o operador é responsável por pesar o FLV.

Portanto, treine a equipe de operadores de caixa para aliar agilidade e assertividade durante o processo. Assim, é possível melhorar toda a operação e reduzir as filas de supermercados.

Trabalhar uma comunicação na loja que não deixe dúvidas ao cliente

Muitas vezes a demora em fila de supermercado é causada porque um cliente encontra diferenças enquanto suas compras são bipadas pelo operador.

Há vários motivos para isso, por exemplo, um equívoco do cliente sobre um preço ou condição de compra. Outro caso comum é quando o cliente não tem certeza sobre qual mercadoria comprar e leva vários ao checkout para que o operador de caixa consulte o preço no sistema.

Por isso, para resolver esse tipo de incidente é importante caprichar no merchandising na loja. Assim, preços e ofertas especiais, além de destacadas, são melhor comunicadas.

Outra forma para reduzir esse tipo de problema é aumentar os pontos de consulta de preços no interior da loja. Desse modo, se evita retrabalho para o operador quando um cliente solicita consulta de preços.

Ter uma boa previsão demanda

Faça estudos sobre o público que frequenta suas lojas e determine os horários de pico. Assim, será possível dimensionar a equipe para contar com todos os operadores de caixa nesses momentos.

Além dos horários, é importante acompanhar as sazonalidades que podem aumentar as filas de supermercados. Por exemplo, Festas Juninas, Natal e Ano Novo.

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Adotar um bom PDV

O melhor e mais bem treinado operador de caixa ainda terá dificuldades em um PDV inconstante. Por isso, faça uma seleção, tanto de equipamento quanto de sistema no frente de caixa, para evitar instabilidades e perda de registros.

Adotar uma boa retaguarda

Para que o sistema PDV funcione adequadamente é importante contar com uma boa retaguarda, ou seja, um sistema ERP.

Do sistema de gestão empresarial dependem atividades cruciais nos caixas de supermercado. Por exemplo, cadastro de produtos, movimentações financeiras a partir da venda, atualização de estoque em tempo real e muito mais!

Conclusão

Como vimos, o grande tempo de espera em caixas e fila de supermercado é uma das principais reclamações dos clientes.

Por isso, se seu supermercado busca “atender bem, para atender sempre” precisa estar atento à inovações, práticas dos concorrentes e principalmente ao que o cliente espera.