A análise de dados é crucial para que qualquer negócio tenha sucesso. Com o varejo, não é diferente. Por isso, o uso do B.I. para Supermercados vêm tornando-se cada vez mais indispensável. 

Seja com dashboards para auxiliar o supermercadista na prevenção de perdas, as ferramentas de Business Intelligence estão cada vez mais no centro das estratégias do varejo. 

Por isso, para te ajudar a entender cada vez mais a importância dessa ferramenta, criamos o texto a seguir! Portanto, conheça os 10 benefícios do B.I. para o seu Supermercado. Confira!

Antes de saber os benefícios, eu quero saber o que é o B.I. para supermercados!

B.I. ou Business Intelligence, é toda a coleta, análise, compartilhamento, monitoramento e organização dos dados de um determinado negócio. Além disso, essa tecnologia consegue passar todo o histórico de um negócio e qual é a sua situação atualmente, conseguindo assim, passar previsões futuras com maior precisão e assertividade.

Ou seja, o princípio básico do B.I., é o de utilizar os dados para te auxiliar a tomar a melhor decisão para o seu negócio. Fazer com que esses dados se tornem uma informação relevante, de acordo com a sua realidade.

Agora que entendemos o que é o B.I. e qual o seu propósito, vamos ver como essa ferramenta consegue auxiliar os supermercados!

Como o B.I. pode ajudar meu Supermercado

De acordo com ABRAS (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas), o percentual de perdas no varejo é 1,8% em relação ao faturamento. Além disso, segundo a edição 212 da Super Varejo, revista que é referência no setor supermercadista, a margem líquida contábil média do supermercadista gira entre 2% e 3% do faturamento bruto.

Como vimos, a média de perda é bem próxima da margem de lucro. Por isso destacamos a importância de contar com um sistema de B.I. para o seu supermercado.

Contar com dados de tudo o que acontece em todas as suas lojas, é a melhor forma de diminuir suas perdas, otimizar seus investimentos e entender tudo sobre o seu público. Ter uma ferramenta de B.I. te fornece informações como por exemplo: as preferências de compra; horários com maior circulação de pessoas; entre outras informações.

Por isso, para entender cada vez mais como o B.I. ajuda o seu supermercado, confira os 10 Benefícios que listamos abaixo! 

Agora sim! Veja quais são os 10 benefícios do B.I.

Pode parecer que a gente estava te enrolando, mas não faria muito sentido a gente simplesmente falar os benefícios, sem antes te explicar o que é a ferramenta de Business Intelligence e entender também, como ela consegue te auxiliar!

Abaixo, veja quais são os 10 benefícios que falamos no começo desse texto:

  • Análise dos dados de compra das suas lojas;
  • Decisões de compra ancoradas em dados;
  • Assertividade em suas campanhas de marketing;
  • Tenha sempre os dados de suas lojas em tempo real;
  • Gestão precisa do estoque;
  • Gestão dos melhores fornecedores;
  • Capacidade de negociação;
  • Prevenção de ruptura;
  • Prevenção de Perdas;
  • Antecipação de movimentos futuros;

Agora, vamos explicar melhor cada um deles. Confira!

Análise dos dados de compra das suas lojas

Contar com a análise dos dados de compra do seu Supermercado é essencial. Afinal, dessa forma você consegue identificar quais são os produtos com maior saída, ver o desempenho de cada loja de forma isolada, não correndo o risco de cruzar os dados e de analisar a loja de forma errada, tendo mais segurança em suas decisões.

Decisões de compra ancoradas em dados

Antigamente, as decisões de compra dos supermercados não eram ancoradas pela quantidade de dados que o B.I. nos dava. Era muito mais pelo feeling do responsável, por exemplo, o que é uma estratégia nada assertiva. 

Além disso, com a ferramenta de Business Intelligence, é possível prever quando determinados produtos irão acabar, realizando a compra de forma antecipada. 

Gestão precisa do estoque

Com uma ferramenta de B.I., a gestão do seu estoque fica cada vez mais assertiva e produtiva. Afinal, com ela é possível descobrir o que os seus clientes buscam e entender quando é a maior saída desses produtos, preparando-se para evitar rupturas.

Além disso, com a gestão eficiente do seu estoque, o seu índice de estoque parado irá, cada vez mais, abaixar. Isso acontece por conta da gestão eficiente que a ferramenta de B.I. lhe permite ter, prevendo as faltas de produtos e evitando as compras em excesso.

Gestão dos melhores fornecedores

Com o B.I., é possível identificar quais são seus melhores fornecedores com base no histórico de entregas deles. Dessa forma, é possível ver quais fornecedores não atrasam, quais possuem os melhores produtos para a entrega, entre outros benefícios.

Capacidade de negociação

Como temos uma gestão dos fornecedores, conseguimos ter uma melhor capacidade de negociação com eles. Além disso, com a ferramenta de B.I. para supermercados, por exemplo, é possível ter o controle dos “fornecedores ruins”, ou seja, daqueles que estão te devendo algum produto, alguma devolução ou outra coisa.

Como resultado, com esse controle é possível barrar a negociação com determinado fornecedor até ele realizar o pagamento do que ele lhe deve. 

Prevenção de ruptura

Como a ferramenta de B.I. mapeia toda a sua loja, realizar a auditoria de presença é cada vez mais fácil. Com o Bluesoft Intelligence, essa tarefa é executada de forma simples. O colaborador percorre toda a loja com um coletor e escaneia um produto de cada gôndola. 

Depois disso, o próprio ERP já mostra informações como: quanto há de estoque do produto; a data de validade e, se é necessário realizar a reposição para o dia ou não. 

Prevenção de Perdas

Como falamos acima, o percentual de perdas no varejo é de 1,8% do faturamento. Esse número é muito alto e, com a ferramenta de B.I. para supermercados, você conta com as melhores práticas para diminuir suas perdas. 

Algumas práticas que podemos dar como exemplo são: Antecipar-se às datas de validade dos produtos; Verificar os motivos de perdas em cada loja. Essas ações possibilitam realizar um planejamento para realizar a queima dos produtos a vencer e, criar ações para diminuir suas perdas nesses locais. 

Sistema para calcular o Shelf-Life da mercadoria

Shelf life, ou vida útil, é o tempo que um alimento preparado permanece fresco, saudável. Ou seja, é o período de tempo que alimentos, bebidas e outros produtos perecíveis possuem antes do seu vencimento.

O shelf life de um produto começa a partir da sua data de fabricação. Ele depende de diversos fatores como: os ingredientes utilizados; seu processo de produção; condições de higiene; armazenamento; e até mesmo o tipo de embalagem utilizada.

O Bluesoft ERP, por exemplo, possibilita que você realize o mapeamento de todos os produtos de sua operação, otimizando o trabalho dos seus colaboradores. Com o sistema, é possível monitorar a sua vida útil já no recebimento da mercadoria. 

Dessa forma, o setor de compras, ou profissionais da área de prevenção perdas definem um tempo mínimo de validade para os produtos em seu recebimento. Evitando por exemplo, que um produto seja recebido na loja com menos de 30% do seu shelf-life total.

Dessa forma, o colaborador responsável pelo recebimento das mercadorias consegue barrar uma entrega, caso esteja com o shelf-life baixo. Isso evita o recebimento de produtos com um tempo de vida pequeno, diminuindo suas perdas antes do recebimento das mercadorias.

Assertividade em suas campanhas de marketing

Como temos cada vez mais informações sobre os consumidores com o B.I., conseguimos criar ações de marketing mais assertivas. Isso acontece porque com esses dados, você consegue saber quais produtos vendem mais, quais estão com uma menor saída, entre outros diversos dados. Assim, é possível criar melhores campanhas e até mesmo descontinuar certos produtos de sua loja, uma vez que a saída deles esteja muito baixa. 

Antecipação de movimentos futuros

Esse é um ponto importantíssimo para se destacar, uma vez que essa é uma das melhores maneiras de fidelizá-lo. 

Como a ferramenta de B.I. permite que você tenha todos os dados do seu consumidor, é possível conseguir antecipar-se às suas demandas. Dessa forma, geramos cada vez mais valor para ele. Isso nos ajuda a suprir suas necessidades, aumentar as vendas e oferecer uma melhor experiência de compra para eles.

Conheça o Bluesoft Intelligence

Se você procura por uma plataforma de B.I., não pode deixar de conhecer o Bluesoft Intelligence! Essa ferramenta conta com a tecnologia da Tableau Software, uma das líderes quando falamos sobre análise de dados no Mundo. 

Esse dado é do Quadrante Mágico de 2019 da Gartner para Plataformas de Análise e Business Intelligence

Com ele, é possível prever quais os departamentos que estão com uma maior quantidade de mercadoria próxima do vencimento e realizar os apontamentos de perdas em tempo real, incluindo informações relevantes sobre o que ocasionou isso. Isso facilita na hora de direcionar seus esforços para tratar a causa delas, maximizando seus lucros e diminuindo suas perdas.

Caso queira conhecer ainda mais sobre o Bluesoft Intelligence, clique aqui e veja todas as funcionalidades que oferecemos para o seu supermercado!

Conclusão

É interessante entender como os dados são uma parte importantíssima nos momentos de tomar uma decisão em nosso supermercado, não é mesmo? Além disso, ter o máximo de informação de nossas lojas é a forma mais fácil de gerenciar todas remotamente. Afinal, cada uma possui a sua particularidade e seu público, sendo cada vez mais necessária essa visão única de cada ponto de venda.

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