Com a gigantesca movimentação do e-commerce mundial, o setor de logística ganhou seu destaque nos últimos anos, se tornando uma parte cada vez mais indispensável do varejo.

Sendo assim, um estudo feito pela Transparency Market Research revelou que a previsão é de que esse mercado global valerá R$15,5 trilhões, com uma movimentação de mais de 92 bilhões de toneladas de mercadorias em 2023.

Isso é o resultado do volume crescente de novos modelos de negócios baseados em soluções tecnológicas, como os smart lockers, como exemplo, temos a  empresa brasileira Clique Retire, que experimentou um crescimento de 101% de abril a julho de 2021.

Por isso, o Yard Management System ou sistema de gestão de pátio veio para ajudar no sucesso da sua empresa.

Ele é um software de monitoramento que tem como finalidade manter a otimização e produtividade do armazém, fazendo o agendamento de docas e gestão de pátios em centros logísticos de distribuição.

Quando falamos de logística, o pátio é conhecido por ser o local físico por onde circulam os veículos responsáveis pela coleta e entrega dos pacotes, nele ocorrem as movimentações e direcionamentos para as docas.

Já as docas são os espaços destinados para a carga e descarga dos produtos.

Agora que você já sabe o que cada um significa, podemos concluir que a gestão de pátio não é apenas o gerenciamento operacional, mas também administrativo deste local físico, organizando e integrando todos os processos.

O monitoramento realizado pelo YMS administra as informações sobre carregamento e descarregamento de mercadorias.

Além disso, você conta com um histórico atualizado em tempo real com informações dos veículos que estão no pátio e dos que ainda vão chegar, tendo certeza de qual lugar os motoristas se encontram dentro do pátio.

Mas afinal, Quais os Benefícios do YMS?

O YMS traz clareza e o domínio da cadeia completa de suprimentos nos pátios. Para uma experiência completa e mais eficiente dentro da instituição, ele também pode ser integrado ao WMS, um Gerenciador de Armazém e ao TMS um Gerenciamento de Transportes.

100% Web e Cloud

Os clientes Bluesoft já garantem uma parceria com a empresa de Cloud Computing mais respeitada, segura e flexível do mundo, a AWS, prometendo acesso total de qualquer lugar 100% seguro.

Controle de Portaria e Doca

O YMS permite realizar um prévio agendamento de carga e descarga, ajudando a diminuir as filas de espera e a organizar a entrada e saída de veículos.

Controle de Docas Mobile

Com o Controle de Doca do Mobile, em apenas alguns cliques é possível movimentar o veículo da portaria para doca.

Parâmetros de YMS

Com essa funcionalidade da plataforma Bluesoft, é possível habilitar ou desabilitar a qualquer momento se o controle de portaria utilizará o pátio ou não, tudo isso sem perder o histórico de horários anterior.

Conclusão

Como vimos anteriormente, a gestão de todas as etapas que fazem parte de um pátio logístico podem ser controladas por um YMS.

E quando botamos na ponta do lápis todas as economias que um sistema desse proporciona, não apenas para o varejista como também para o consumidor, vemos que esse é o principal diferencial dessa ferramenta.

O uso do YMS e de outros sistemas de gestão como o WMS e o TMS,  com certeza são pontos fortes para se destacar entre seus concorrentes em uma área que sempre precisou de algo que facilitasse os processos para todo mundo.