O Coronavírus obrigou a termos uma mudança drástica no nosso dia a dia. Desde a empresas trabalhando de maneira remota, até o isolamento da população. 

Porém, um setor que não para nesses tempos, é o varejo alimentar. Logo, é necessário se ter cada vez mais cuidado para não expor seus colaboradores e clientes. Por isso, para te ajudar a entender melhor como os supermercados estão fazendo para protegerem seus colaboradores, tanto de chão de loja, quanto do setor administrativo, criamos o blogpost a seguir.

Nele, te mostramos algumas dicas de proteção que os supermercados podem tomar para proteger seus colaboradores contra o coronavírus, confira!

Colaboradores Administrativos

Como falamos anteriormente, não é somente os colaboradores de chão de loja que não podem parar de trabalhar. Afinal, sem o setor de compras ou o fiscal, por exemplo, não chega a mercadoria.

Por isso que, o varejista pode tomar algumas atitudes para facilitar a prevenção do seu colaborador. Elas são:

Home Office

O Home Office é a estratégia mais adotada para tentar barrar o contágio da COVID-19 pelas empresas nacionais e pelos governos estaduais. Por isso, essa deve ser a principal medida a ser tomada pelo supermercadista.

Afinal, se sua equipe pode trabalhar de casa, o correto é liberar as equipes e gestores para isso. Porém, como eu consigo saber quais são os setores do meu supermercado que eu consigo operar de maneira remota? Como garantir que meus colaboradores tenham a mesma eficiência em casa? 

Para entender mais a fundo sobre como implementar o Home Office no seu supermercado, veja aqui, o e-book que criamos. Nele, te mostramos como ter um ERP 100% na nuvem pode ser essencial para esse processo.

Rodízio de equipes no escritório

O Rodízio de equipes, apesar de não ser muito indicado, por expor seus colaboradores, também é uma das alternativas para tempos em que é necessário o isolamento. 

Por isso, se você não conseguir implementar em 100% o home office em sua equipe, adote o rodízio de equipes. Dessa forma, você continua contribuindo com as medidas tomadas pelas autoridades.

Porém, vale frisar a necessidade de garantir que o seu vendedor não realize visitas nem receba fornecedores. Afinal, realizar a negociação online é o mais seguro em tempos como os do Coronavírus.

Colaboradores de Chão de Loja

Já para os colaboradores de chão de loja, é necessário que mais cuidados sejam tomados, afinal, eles não conseguem desempenhar o seu trabalho em casa e, fazem parte do grupo de trabalhadores considerados essenciais para a população.

Por isso, você deve redobrar os cuidados com sua higiene e proteção contra o vírus. Uma atitude que diversos supermercados estão tomando, é o de disponibilizar máscaras e luvas descartáveis para esses profissionais. Além disso, é preciso garantir que todos tenham álcool em gel e mantenham a higiene das mãos sempre em dia.

Outra medida que muitos supermercados ao redor do mundo estão tomando, é visando proteger os funcionários que trabalham no caixa, instalando uma placa de acrílico e, deixando disponível para os clientes e colaboradores álcool gel.

Além disso, a maioria das redes, estão seguindo as diretrizes orientadas pela APAS (Associação Paulista de Supermercados), que orientou os supermercados a controlarem as entradas nos supermercados, a manter a distância segura de 1 metro entre pessoas (inclusive com marcações no chão das lojas), ações para conscientizar o consumidor e, para evitar que o grupo de risco tenham contato com consumidores mais jovens.

Além disso, é necessário também realizar a limpeza constante de todos os locais do supermercado com água sanitária, sabão ou álcool 70%. Afinal, esses são os produtos mais eficazes contra o vírus. Para entender melhor sobre esse assunto, baixe aqui a cartilha da APAS.

Aviso sonoro para lavagem das mãos

Uma boa ideia vem do Dalben Supermercados. Visando proteger seus colaboradores de chão de loja, o supermercado está trabalhando com a emissão de um aviso sonoro de hora em hora, alertando sobre a lavagem das mãos.

Apesar de parecer uma atitude simples, ela faz a diferença. Afinal, durante o dia, é normal nos esquecermos de lavar regularmente as mãos, afinal, estamos ocupados realizando alguma outra atividade.

Para conferir outras atitudes que o Dalben está tomando, clique aqui!

Conclusão

Acompanhamos nesse blogpost, algumas dicas de proteção sobre o que os supermercados estão fazendo, visando proteger seus colaboradores, tanto do setor administrativo, quanto do chão de loja. Nesse momento em que vivemos, é fundamental garantir que seus colaboradores estejam bem protegidos e consigam desempenhar o seu trabalho da melhor maneira.

Além disso, também mostramos neste texto, algumas das ações que os supermercados estão fazendo, para protegerem os seus clientes. Confira as dicas de proteção aqui!

Por isso, não deixe de verificar qual das soluções se enquadram melhor com a sua realidade e implemente quanto antes no seu supermercado. Afinal, proteger seus colaboradores, para que eles consigam trabalhar tranquilamente é essencial para que a nossa sociedade consiga juntos, vencer o coronavírus.