Você conhece a rastreabilidade de produtos e sabe qual é a importância dela para o seu supermercado? Com ela você é capaz de dizer onde um produto está, qual a distância e em quais condições ele se encontra. Isso permite que você crie um histórico para a sua organização. E, em alguns segmentos ela é uma obrigação legal, para auxiliar no planejamento e no controle de qualidade.

Logo, podemos afirmar que esse importante elemento logístico pode influenciar diretamente em seus resultados, sempre com o intuito de apontar com clareza o que foi feito e onde se deve melhorar.

Por isso que, nesse artigo, vamos te mostrar os motivos do porque você deve aderir a rastreabilidade em seus produtos. Confira!

Como é feito a rastreabilidade?

Onde a mercadoria está? Quais elementos foram utilizados durante sua produção? Em qual etapa de fabricação ela está? Você consegue me responder essas perguntas rapidamente?

Com a rastreabilidade, em segundos o histórico de produtos é feito, através da leitura de código de barras e etiquetas, entretanto, para que dê certo, esse processo deve ser feito em toda a cadeia logística. Esse método é feito graças ao avanços tecnológicos e tudo que ele nos proporcionou até os dias de hoje, como, por exemplo um ERP. 

Data e localização são dados fundamentais neste conceito, além de toda a etapa do processo de produção ou armazenamento de um produto. Além disso, você deve se atentar se os seus produtos possuem descrição dos componentes, ou serviços. Logo, caso haja algum erro nesta etapa, a origem dessa falha pode ser facilmente encontrada.

Controle de qualidade

Essa é uma fase importante tanto para empresa quanto para o consumidor, já que é onde a qualidade é garantida. Por isso, você deve facilitar a identificação de cada uma das etapas, otimizando assim esse trabalho.

O controle de qualidade é um processo padrão na produção de qualquer item. Quem trabalha na área deve conhecer cada passo da fabricação e, ter esse histórico traz vantagem, afinal ajuda a entender quais os parâmetros de qualidades foram usados ou não, mostrando como é possível melhorar ainda mais esse processo.

Outra vantagem é saber exatamente as datas de validade dos produtos, o que possibilita que você consiga distribuir ou vender com mais prioridade, evitando assim desperdícios e um possível prejuízo. 

Recalls 

Um recall pode ser definido como solicitação de devolução de um lote ou de uma linha inteira de produtos, que é feita pelo próprio fabricante. Geralmente ele ocorre quando é descoberto algum problema de segurança ligada ao item.

Nesse momento é imprescindível ter um histórico de rastreabilidade, saber exatamente quais os procedimentos foram feitos desde sua origem até o destino. Como, por exemplo, em 2019 a Apple convocou um recall mundial, para proprietários de determinados MacBooks comercializados entre setembro de 2015 e fevereiro de 2017. 

Nem sempre o problema foi causado dentro da linha de produção e passou pelo controle de qualidade. Afinal, esse defeito pode ter sido causado por um descuido na hora do deslocamento até o destino. Por isso precisamos entender em qual etapa esse erro foi gerado e verificar como é possível garantir que os consumidores desses produtos não corram nenhum tipo de perigo.

Por isso, revise o processo diversas vezes para evitar a repetição desses erros. Dessa forma, seus clientes vão passar a confiar mais em você enquanto acontece uma melhoria contínua no método de fabricação da sua empresa.

Base de informações para melhorias internas.

Com tantas informações, é cada vez mais importante saber como podemos usar isso a nosso favor. Por isso que é  vantajoso ter uma base informativa, afinal, dessa forma é possível contar com uma linha tempo e assim, entender como cada nível de trabalho está sendo conduzido. 

Entendendo o que realmente funciona em toda a cadeia, é possível verificar o que está se perdendo e por que, garantindo uma redução de custos. Gráficos podem ser montados através dos dados coletados a partir do histórico, mostrando se a empresa  já chegou ao nível de qualidade e está trabalhando de acordo com o planejamento ou, se melhorias devem ser feitas.

Podendo também servir de termômetro na satisfação do consumidor, evitando falhas e melhorando o nível dos processos logísticos.

Outros motivos da importância da rastreabilidade dos produtos

  • Controle de estoque;
  • Auxilia na tomada de decisão;
  • Minimiza os custos e prejuízos;
  • Protege contra contrabando e falsificações;
  • Desenvolve a confiança do cliente na marca.

Conclusão

Em um mercado cada vez mais competitivo, poder contar com um serviço de rastreabilidade, que te auxilia em momentos tão importantes como a tomada de decisão, se mostra cada vez mais essencial. Portanto, invista em tecnologias que podem ser usadas não só para essa finalidade mas também para uma gestão eficiente e de qualidade.E, para te ajudar com esse desafio, que tal você conhecer o Bluesoft ERP? Assim, você conta com uma ferramenta de rastreabilidade no seu módulo de logística, voltados para o armazenamento, centro de distribuição e operador logístico. Isso traz mais assertividade para a sua produção e te ajuda a gerir a trajetória da mercadoria.