Algo que nunca fica obsoleto no varejo, é a Prevenção de Perdas. Principalmente em tempos de pandemia, os varejistas precisa diminuir ainda mais seus ritmos de perdas, visando evitar as rupturas, que acabam afastando os consumidores de suas lojas. Por isso, uma das estratégias que o varejista possui para combater isso, é o de conhecer as melhores formas de prevenir as perdas em seu supermercado. 

E, visando te ajudar a melhorar esse quesito em seu supermercado, criamos o blogpost a seguir. Nele, destacamos 5 formas de prevenir as perdas de seu supermercado. Confira!

Antes, vamos relembrar o que é a Prevenção de Perdas!

Conforme falamos nesse artigo, são consideradas Perdas no Varejo, toda e qualquer interferência negativa no resultado da empresa, gerando, por exemplo, a redução do lucro. 

Podemos definir a Prevenção de Perdas como uma série de estratégias para evitar desperdícios. Ela é, muitas vezes, fruto do mau gerenciamento, porque toda e qualquer perda no varejo, do furto ao produto cuja validade está muito próxima do vencimento até a ruptura, causa um impacto negativo que pode ser muito significativo no resultado da companhia.

Para termos uma ideia da importância da prevenção de perdas, segundo a ABRAPPE (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas), o índice de perdas em supermercados, registrado em 2018 foi de 2,05%. Isso coloca o setor como o mais elevado em todo o comércio chamado de restrito, cuja média geral é de 1,38%.

Para te ajudar a entender melhor ainda sobre a prevenção de perdas, confira o vídeo abaixo!

Agora, vamos conhecer as 5 formas de prevenir as perdas em seu supermercado!

Conheça as 5 formas de prevenir as perdas em seu supermercado que falamos neste artigo

Conforme mostramos acima, prevenir as perdas em seu supermercado, é muito importante. Afinal, essa é a principal maneira que você possui para aumentar seus lucros. Por isso, para te ajudar nesse desafio, confira 5 formas de prevenir as perdas em seu supermercado. Elas são:

  • Realize o controle do seu estoque;
  • Esteja sempre atento ao shelf life das suas mercadorias;
  • Dimina seu índice de ruptura;
  • Tenha uma gôndola para os produtos próximos ao vencimento;
  • Faça a Gestão de Clientes de modo completo.

Abaixo, vamos entender melhor sobre essas formas!

Realize o controle do seu estoque

Realizar o controle do seu estoque é essencial para que você diminua suas perdas. Afinal, ele é essencial para uma administração competente e, quando bem gerido, fornece diversos benefícios para seu supermercado, como:

  • Diminuir seu índice de ruptura;
  • Evitar prejuízos por perda;
  • Não ter estoque parado; 
  • Ter um controle apurado da loja;
  • Entender quais são os produtos com maior e menor saída;
  • Possuir o controle dos itens a vencer, conseguindo realizar a venda deles antes da perda;
  • Definição da melhor data de compra com os fornecedores;

Acima de tudo, monitorar os principais indicadores de seu supermercado, são extremamente importantes para realizar o controle do seu estoque.

Afinal, isso evita que você tenha gastos desnecessários e, garante também que a sua loja tenha sempre o produto que o seu cliente procura, gerando mais valor para ele que irá sempre se lembrar que o que ele busca, você possui. 

Esteja sempre atento ao shelf life das suas mercadorias

Shelf life, ou vida útil, é o tempo que um alimento preparado permanece fresco, saudável. Ou seja, é o período que alimentos, bebidas e outros produtos perecíveis possuem antes de serem considerados inadequados para o consumo.

O shelf life de um produto começa a partir da sua data de fabricação e depende de diversos fatores. Podemos listar como os fatores intrínsecos, os ingredientes, os nutrientes e conservantes utilizados em seu processo de produção.

Já como os fatores extrínsecos, podemos citar as condições de higiene, armazenamento, e até mesmo o tipo de embalagem utilizada. Além disso, questões como a umidade, a contagem microbiana durante o processamento do alimento e a maneira como ele é distribuído também se encaixam nesse fator.

Estar atento ao índice de Shelf Life dos seus produtos, é essencial para diminuir suas perdas. Afinal, isso faz com que você não tenha que realizar promoções de última hora, como também evita que você efetivamente perca produtos em estoque por conta da validade expirada.

Por isso, fique sempre de olho no índice de shelf life de suas mercadorias, pois, eles são um dos principais indicadores para diminuir suas perdas.

Diminua seu índice de ruptura

Ruptura de estoque é quando o shopper deseja comprar um produto, mas não o encontra nas prateleiras da loja. Isso resulta em cliente insatisfeito e venda perdida.

Afinal, somos todos compradores, não é mesmo? E qual é o caminho que realizamos ao não encontrar o produto que desejamos em uma loja? Ir ao concorrente!

Por isso, você deve ficar sempre atento as rupturas em suas gôndolas. Existem diversos casos de produtos que estão em estoque, mas não estão nas prateleiras. Isso acarreta, além da perda da venda, produto perdendo a validade em estoque!

Por isso, conte com tecnologia para evitar que esse tipo de situação ocorra em sua loja. Realizar a auditoria de sua loja utilizando um coletor de dados integrado ao seu ERP, por exemplo, é uma rotina que certamente irá te ajudar nesse desafio. Para entender mais sobre essa rotina, confira o texto que fizemos sobre o assunto aqui!

Tenha uma gôndola para os produtos próximos ao vencimento

Ter uma área que oferece uma margem de desconto alta para o seu cliente, separado do restante das gôndolas, é uma alternativa para diminuir suas perdas. Porém, para que isso não te cause dores de cabeça, lembre-se sempre de sinalizar de forma clara, assim o seu consumidor já realiza a compra ciente do rápido vencimento do produto.

Para mapear esses produtos, contar com um sistema de BI, como o Bluesoft Intelligence, é importantíssimo. Assim, é possível prever quais os departamentos que estão com uma maior quantidade de mercadoria próxima do vencimento. 

Um bom exemplo de rede que realiza isso com maestria, vem do Pão de Açúcar. Todas as suas lojas possuem uma gôndola separada para isso, com a comunicação muito clara, tendo até um código de barras diferente. 

Essa é uma das estratégias que a rede encontrou, para diminuir as perdas em suas lojas.

Faça a Gestão de Clientes de modo completo

Seus clientes devem estar no centro do seu negócio. Afinal, sem eles, como ficam suas vendas, não é mesmo?

Por isso, a Gestão do Comportamento de Clientes é uma das ferramentas mais importantes para você evitar perdas na sua loja. 

Mas, ela deve ser feita de maneira completa para trazer resultados efetivos.

Em resumo, a Gestão de Clientes está ligada com conhecer melhor os hábitos de consumo do seu consumidor, para estreitar o relacionamento com ele, aumentar as vendas da sua loja e gerar fidelização.

Isso pode ser feito a partir da criação de campanhas segmentadas, por exemplo, que oferecem o produto para o cliente certo, na hora certa.

Assim, mais do que um simples software, uma ferramenta completa para a Gestão de Clientes, como a da empresa Mercafacil, auxilia sua loja na atração, retenção, resgate e fidelização de clientes.Conheça mais sobre o assunto clicando neste artigo!

Conclusão

Legal entender como os pequenos detalhes fazem a diferença para a sua prevenção de perdas, não é mesmo? Por isso, trouxemos essas formas de prevenir as perdas em seu supermercado, para te ajudar a diminuir esse índice em suas lojas.

Além disso, vale sempre lembrar da importância de contar com mais tecnologia para te ajudar em todos esses tópicos que te mostramos acima. Afinal, isso é uma das maneiras mais eficazes de te ajudar com esse índice.