Loss Prevention Foundation (LPF) define Quebra Operacional como “o produto que está faltando” juntamente com a observação da diferença entre o montante de mercadorias fisicamente disponíveis em um local e o montante de inventário que deveria haver de acordo com os registros e isso é um problema real da Quebra Operacional.
A perda do inventário está diretamente atrelada a perda financeira sendo uma combinação de vários fatores, como furto interno, fraude de fornecedores, furto externo, erros administrativos e de processos. Tudo isso pode gerar uma distorção no estoque de mercadorias, estas podem ser identificadas por meio de sistemas especializados ou após a verificação do inventário, permitindo identificar a diferença entre estoque físico e contábil.
Existem pelo menos cinco tipos de perdas:
- Perdas administrativas
- Perdas comerciais
- Pagamento em duplicidade
- Fraudes em operações eletrônicas
- Concluio de funcionários com fornecedores ou clientes
- Perdas de estoque
Dentro das Perdas de estoque, temos uma de grande destaque por contar com diversos fatores que podem causa-lá. A Quebra Operacional, segundo a ABRAS, tem oito principais causadores e você pode conferir cada um deles e como se previnir através do link abaixo!
