Anteriormente, já abordamos a precificação dentro do setor supermercadista e como os comerciantes enfrentam essa dificuldade, pois requer tempo e dedicação para analisar, corrigir e implementar. Posto isso, hoje nós iremos ensinar estratégias de precificação que, com certeza, podem ajudar o varejista.

É de conhecimento popular que o preço é um dos fatores que norteiam o comportamento de compra dos consumidores, principalmente, em supermercados. Clientes não medem esforços para procurarem as melhores ofertas das marcas que mais os agradam.

Qual a importância da precificação?

Se feita de forma incorreta ou negligente, a precificação causa impactos quase imediatos, uma vez que está diretamente vinculada ao lucro do comerciante.

Outra consequência é que, se os valores estiverem muito mais altos que o normal, os clientes ficarão com a sensação de que estão sendo enganados e injustiçados. Cabe ao supermercado avaliar a região em que está localizado para que os preços estejam condizentes com o público que irá atender.

Por outro lado, também é necessário não cobrar valores muito abaixo da média, pois isso pode resultar em gastos ao invés de lucros e prejudicar o funcionamento do supermercado.

Algumas dicas para trabalhar a precificação

Considere todos os gastos envolvidos no produto

Quando se trabalha com vendas, é necessário saber todas as etapas que envolvem a criação de um produto, desde sua matéria prima até chegar em um supermercado. Além disso, saber incluir as operações envolvidas, como: gasto de água, luz, mão de obra, transporte, pois tudo isso contará na hora de definir o custo final.

Tenha conhecimento tributário

O lojista deve ter conhecimento de suas obrigações tributárias quando se trata do faturamento anual de seu estabelecimento, pois a base de cálculo e o tipo de tributação aplicado irão variar conforme os valores que entrarão no caixa.

Conheça seus concorrentes

A concorrência é a prova viva de que o lojista precisa saber muito bem sobre precificação. Às vezes o preço será o fator decisivo do cliente escolher seu concorrente. Quando um comerciante entende os valores cobrados em outros locais, ele consegue levantar pontos importantes ao negociar com fornecedores e, consequentemente, ter um bom preço sob os produtos.

Crie estratégias de promoção

Para precificar seus produtos de forma estratégica, é fundamental estar atento às promoções. Embora elas atraiam clientes, é preciso cuidado para não vender determinados itens por preços muito abaixo do esperado.

Durante as promoções, é recomendado selecionar produtos em estoque há algum tempo ou criar kits combinando os mais procurados com aqueles de utilidade complementar. Além disso, é fundamental manter uma escala de preços equilibrada entre as marcas mais caras e as mais baratas, mesmo durante as ofertas.

Organize a margem de lucro

Depois de todos os ajustes realizados, o objetivo final torna-se o lucro adquirido, por isso, torna-se extremamente importante ajustar a margem de lucro, que nada mais é que o valor da venda e pagamento do custo do produto.

Faça avaliações periódicas

Essas avaliações são importantes para realizar eventuais ajustes quando for necessário. Possibilitando que pequenas intervenções sejam feitas para corrigir qualquer problema que possa surgir. Outra dica que também podemos dar é a de realizar análises mais complexas, como é o caso da análise SWOT, pois irá permitir que o lojista enxergue seus pontos fortes e pontos a serem melhorados.

Conclusão

Com base nas estratégias de precificação apresentadas, é evidente que a definição de preços é uma tarefa complexa e essencial para o sucesso do setor supermercadista. É crucial considerar todos os fatores envolvidos, desde os custos de produção até às obrigações tributárias, garantindo que os preços estejam alinhados com o mercado e o público atendido. Nesse contexto, soluções como o Bluesoft ERP oferecem um ecossistema completo, fornecendo módulos e funcionalidades para facilitar a gestão de preços e vendas. 

Caso você se interesse, também gravamos um episódio do Bluesoft Podcast sobre o tema que você pode conferir aqui!

Estratégias de precificação