Todo varejista sabe que não adianta ter os melhores produtos e preços se o ponto de vendas não é atraente para o consumidor. É nesse contexto que o design de loja se torna uma importante vantagem competitiva.
Preparado para descobrir o que é design de loja e a influência que ele pode trazer nos resultados do negócio? Então acompanhe:
Afinal, o que é Design de Loja?
Design de Loja, também conhecido como Store Design, é o planejamento e execução de projeto que reúne todos os fatores, recursos e informações à disposição para projetar uma loja.
Em outras palavras, depois de traçar qual o layout ideal para uma loja é hora de aplicar conceitos para transmitir a identidade e os valores da empresa para quem interagir no ambiente.
Desenvolver adequadamente a identidade no varejo traz inúmeros benefícios para os relacionamentos na loja, tanto para públicos internos (como por exemplo, os colaboradores), quanto os externos (como clientes, fornecedores, etc).
O design de loja é uma das atividades mais estratégicas de uma rede varejista. Isso, pois é sua função:
- Estabelecer a identidade da marca;
- Transmitir a cultura e os ideais da empresa (como Missão, Visão e Valores);
- Transmitir seu modelo de negócio e posicionamento;
- Diferenciar a loja dos concorrentes;
- Encantar e fidelizar clientes;
- E muito mais!
O que levar em conta em um projeto de design de loja?
O objetivo do design de loja é promover um ambiente que convide o shopper a passar mais tempo no ponto de venda e a comprar mais itens, aumentando os lucros do negócio.
Adotar um layout de loja que promova uma boa circulação e que não ofereça dificuldades em localizar alguma sessão ou produto é crucial para os supermercadistas. Principalmente hoje em dia com o shopper cada vez mais bem informado e exigente.
Um bom projeto de design de loja deve levar em conta atração, funcionalidade e facilidade de manutenção. Muitos varejistas pecam, por exemplo, ao incluir equipamentos por estética e esquecer o uso deles.
Deve haver um diálogo de todos os elementos da loja (do espaço aos materiais gráficos) com o conceito traçado pelo branding da empresa. O projeto de design de loja precisa ser atrativo, com uma decoração agradável e harmônica entre os elementos.
O projeto precisa pensar na funcionalidade, com uma distribuição harmoniosa de espaço, privilegiando a circulação de pessoas e exposição dos produtos.
Um varejo, principalmente o supermercadista, é um ambiente dinâmico, por isso a facilidade de manutenção é muito importante. Inclusive, tarefas da rotina do supermercado (como por exemplo, reposição contínua, limpeza, alteração de preços, inventários etc.) devem ser levados em conta no projeto.
Qual impacto o design de loja pode gerar?
Um dos desafios do varejo é engajar o shopper, fazendo dele um fã do negócio. Assim, o design de loja é um importante meio de valorização de marca, satisfação de clientes e aumento da lucratividade.
Uma das principais tendências em relação ao comportamento do shopper são as compras online. Para se ter ideia, de acordo com a PwC na pesquisa Global Consumer Insights Survey 2018, a porcentagem de pessoas que compravam alimentos online passou de 6% em 2014 para 13% em 2018. Além disso, quase metade dos participantes da pesquisa esperava comprar mantimentos online em 2018.
Por isso, o varejista precisa se superar para atrair e fidelizar o shopper na loja física!
Outra pesquisa da PwC, a Total Retail Survey 2017, realizada com 24 mil consumidores em 29 países (incluindo o Brasil), traz dados importantíssimos. Segundo o relatório, 37% dos varejistas pretendem investir em “Expandir/criar novas experiências dentro da loja física”.
Ainda segundo a Total Retail Survey 2017, os consumidores apontaram experimentação e informação como importantes atributos da experiência na loja. Inclusive, 72% dos brasileiros querem um ambiente convidativo nas lojas físicas.
Diferença entre layout, design e merchandising de loja
Podemos resumir a diferença entre Layout, Merchandising e Design da seguinte maneira:
Layout de Loja – Se concentra no planejamento e representação gráfica da disposição dos elementos que compõem uma loja.
Merchandising – Técnicas para informar e apresentar um produto para o público com o objetivo de gerar vendas. O Visual Merchandising se refere aos esforços visuais feitos no ponto de venda para direcionar o shopper para um determinado produto, como por exemplo, ilhas, decoração etc.
Design de Loja – Leva em conta todos os elementos dentro da loja e o alinhamento deles com o posicionamento da marca e os impactos no público interno e externo.
Portanto, podemos dizer que o layout e o merchandising fazem parte do design de loja. Conseguiu entender a diferença e como os elementos se relacionam?
Conclusão
Agora que você sabe o que é Design de Loja e sua importância, está na hora de avaliar o seu PDV. Será que sua loja está transmitindo os valores do seu negócio e atraindo o shopper?
Não existe fórmula mágica para definir qual design de loja é o ideal para o seu negócio. Mas uma última dica é ter claro o perfil de cliente que se deseja atrair e reter, além dos valores que o negócio deseja transmitir.
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